As Bem-Aventuranças
Camila A.
em 11 de Novembro de 2019

As Bem-Aventuranças (Livro de Mateus 5. 1-11)

Quais os principais ensinamentos cristãos que foram contrários ao espírito da época?

C.F.Assumpção

Coragem, ousadia e profunda compaixão definem o mestre, sua mensagem não é estudada por grupos religiosos apenas por ser linda, mas em especial por constranger de tal modo que gere revoluções sociais.

Jesus olha as multidões e declara felizes são os humildes. Esta primeira bem-aventurança é muito importante para se compreender o evangelho do reino. No reino de Deus não se pode entrar como rico, alguém inflado de orgulho, mas como pobre, alguém que reconhece suas limitações. Esta é uma característica de Cristo, como poderia o homem aprender a ser humilde se o rei da glória não se tornasse servo e homem de dores? Por amor a humanidade, Cristo se fez humilde.[1]

Felizes são os que choram. Jesus não diz para as pessoas pararem de chorar, não as exorta quanto a isso. Ao invés de dizer que são desequilibradas emocionalmente ele apenas diz que elas serão consoladas. O consolo de Cristo não se resume a palavras amorosas, pois envolve cura de corações. Esta segunda bem aventurança dá coragem ao homem para o encontro com os que sofrem, pois traz esperança onde faltam palavras. É sobre você olhar a dor e se fazer presente.[2]

Felizes são os mansos. Para Jesus ser manso tem um sentido nobre, pois reflete a vida daquele que com paciência e coragem procurar fazer a vontade de Deus no mundo, lutando assim contra sua própria vontade. [3] O conceito de Cristo de mansidão difere completamente do que muitos acreditam. Mansidão no conceito do Senhor significa completa submissão e dependência de Deus.[4]

Felizes são os que têm fome e sede de justiça. Na Bíblia a justiça corresponde a no mínimo três aspectos: o social, o legal e o moral. Fome e sede de justiça nasce de uma disposição intima e profunda de fazer deste tempo presente algo de bom para todos. É um bem íntimo da própria personalidade.[5]

Felizes são os misericordiosos. Não existe exemplo melhor de misericórdia como o de Cristo, ele olhou para Jerusalém e chorou, ele olhou para os oprimidos e teve compaixão, ele olhou para os pecadores e os perdoou.[6]

Felizes são os limpos de coração. O termo coração refere-se ao pensar, sentir e querer. Deus é sincero, puro e verdadeiro, e assim os limpos de coração também devem ser. Aos que são verdadeiros e puros de coração é dado o privilégio de ver a Deus.[7]

Felizes os pacificadores. As pessoas buscam paz, o mundo precisa de paz. Ser filhos de Deus significa promover a paz, jamais o homem poderá promover a paz sozinho, pois a paz só pode ser promovida através de um relacionamento com Cristo que é o príncipe da paz.[8]

Felizes os perseguidos e por causa de Cristo injuriados. Destes é o Reino dos céus, e muitas recompensas os aguardam. O justo é perseguido porque independente de onde ele esteja leva consigo um proposito de transformação, ele sofre porque não é bem interpretado em seu amor sincero, ele sofre porque o mundo corrompido não esta disposto a uma revolução que promova integridade, justiça e amor. [9]

O sermão do monte é uma revolução moral e espiritual. Na época de Jesus existiam muitos grupos religiosos procedentes do judaísmo. Tais grupos acreditavam cumprir a Lei, porém acreditar cumprir não significa viver em obediência. As pessoas precisavam de um mestre, não um hipócrita, elas precisavam de alguém que vivesse suas convicções, e não apenas dissesse como outros deviam vivê-la. Em seu sermão Jesus disse que alegres/felizes são os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos por causa da justiça e os que sofrem pela causa do mestre. O mestre revolucionou contextos sociais de sua época e da mesma forma revoluciona a sociedade atual através de sua Palavra. O Sermão do Monte não dizia respeito a uma nova lei, as pessoas já estavam fartas de leis, eram tantas que se tornaram um fardo. O Sermão diz respeito a um estilo de vida revolucinário em que o homem enxerga o seu próximo, busca o bem da sociedade e se submete a Deus. "Amarás a Deus acima de tudo e ao seu próximo como a ti mesmo".

 

#FelizesOsQueNãoPrecisamPisarEmNinguém

 

REFERÊNCIAS

DRIVER, John. Ouça Jesus. Trad. Rubens Castilho. Campinas: Cristã Unida, 1995. 122 p.

MEISTER, Sabine. O sermão do monte e as bem-aventuranças. Trad. Anke Schuttel. São Leopoldo: Sinodal, 2006. 112 p.

PENTECOST, Dwight. O sermão da montanha. Trad. Luiz Aparecido Caruso. São Paulo: Vida, 1984. 185 p.

RIENECKER, Fritz. Evangelho de Mateus. Trad. Werner Fuchs. Curitiba: Evangélica Esperança, 1998. 460 p.

ROSA, M. A. Sermão da montanha. Londrina: descoberta, 2000. 92 p.

 

[1] DRIVER, John. Ouça Jesus, p. 41.

[2] MEISTER, Sabine. O sermão do monte e as bem-aventuranças, p. 43.

[3]ROSA, Messias A. Sermão da montanha, p. 19.

[4] PENTECOST, Dwight. O sermão da montanha, p. 31.

[5] ROSA, M. A. Sermão da montanha, p. 19.

[6] DRIVER, John. Ouça Jesus, p. 47

[7] RIENECKER, Fritz. Evangelho de Mateus, p. 78.

[8]MEISTER, Sabine. O sermão do monte e as bem-aventuranças, p. 86.

[9]ROSA, M. A. Op.Cit. p.21.

Maravilha / SC
Pós Doutorado: Teologia com Ênfase em Música - Educação por Princípios (Faculdade Batista Pioneira)
Professora de francês e música. Tenho como objetivo te fazer sair do Bonjour, Merci e Croissant. Bóra fazer muito biquinho!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Camila A. Whatsapp do professor Camila A. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 10 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil