Teologia
Por: Camila A.
11 de Novembro de 2019

Teologia

Quando o Evangeliquês Denota Hipocrisia

Teologia Ensino Religioso Religião História da Igreja Doutrinas da Igreja Curso superior

QUANDO O EVANGELIQUÊS DENOTA HIPOCRISIA?

C.F.Assumpção

O evangeliquês é um conjunto de jargões usados por crentes que, na falta de termos para descrever suas experiências espirituais, usam determinadas frases como expressões. É quase como um dialeto, que para as pessoas que não fazem parte do mundo eclesiástico, é incompreensível. O evangeliquês é mais rico no segmento pentecostal, pois é onde há mais abertura para manifestações sobrenaturais.[1]

As conversas entre irmãos e cânticos evangélicos estão impregnados desses termos, que até novos convertidos não entendem. Esta linguagem é tão complicada, que muitos que visitam igrejas evangélicas não se sentem muito bem, sem levar em consideração os pulos, gritos, rodopios e línguas estranhas.

É como se a pessoa que não fizesse uso do evangeliquês estivesse em pecado e o que mais usasse estivesse em um grau elevadíssimo de santidade. Porém, mais da metade das pessoas que usa este idioma corrente nas igrejas, não faz idéia do que estão falando.[2]

Algumas pessoas usam termos como eu profetizo na sua vida que amanhã você vai ganhar um carro: se formos a fundo, entende-se que profeta é um porta-voz de Deus, sendo assim será que Deus realmente está querendo dizer isso? Tá amarrado em nome de Jesus: este é usado quando vai se expulsar demônios, porém na Bíblia não há relatos de que os apóstolos amarravam os demônios ou Satanás; não toqueis no ungido de Senhor: esta é uma ótima saída para os fariseus modernos; essa doença não existe, é apenas uma ameaça do diabo: o irmão não toma remédio e morre, daí falam que ele tinha pouca fé; venha para Jesus e pare de sofrer; nossa denominação ainda vai conquistar o mundo; a partir de hoje São Paulo nunca mais será igual: esta normalmente ouve-se em shows; você que não dá o dizimo não tem moral pra exigir nada de Deus... Esses são apenas alguns exemplos. Estes termos e fraseologia usados de modo completamente inapropriado só servem para trazer pessoas para determinada denominação, roubar dinheiro dos que já não têm nada, e pior, levar o povo a exigir de Deus, sendo que tudo que temos é pela sua graça e misericórdia.[3]

O evangeliquês denota hipocrisia quando as pessoas o usam de modo egocêntrico, quando elas buscam ser vistas como santas pelo que dizem e não pelo modo que vivem. Quando com a sua “santidade” menosprezam os chamados ímpios. Quando, assim como os fariseus dizem cumprir todos os mandamentos de Deus, mas não cumprem o maior, que é amar ao próximo como a si mesmo, e a Deus acima do dinheiro, poder, fama e mais do que a própria vida.

Não é errado os cristãos usarem um vocabulário que promova a glória de Deus e o bem dos ouvintes. O problema do evangeliquês é que muitas vezes são vãs repetições de expressões usadas fora do contexto em que foram ditas originalmente, levando assim, muitos a interpretações errôneas.Grandes equívocos doutrinários são produzidos pelo mau uso de textos bíblicos que não dizem aquilo que muitos querem que eles digam, nem se aplicam a quem eles querem fazer aplicar. Outro equívoco ocorre com expressões não bíblicas, mas que são praticamente canonizadas pelo evangeliquês. Com por exemplo:“O sangue de Jesus tem poder”; “Tô na bênção”, “Tome posse da vitória”; “Eu determino a cura”. O problema que se mostra em expressões como estas, é o de se atribuir à mera pronúncia dessas frases um poder sobrenatural, como se houvesse nelas uma magia, capaz de assustar o diabo, resolver problemas ou espantar aflições.

Na realidade, o certo é que as palavras nada podem fazer se o Deus soberano não agir soberanamente a favor. O cristão deve ser um exemplo de integridade e não de hipocrisia. A Palavra de Deus deve ser usada com sabedoria e temor, e não de modo a satisfazer os próprios desejos. Evangeliquês não salva, mas, se usado erroneamente, pode condenar.[4]

“Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus” (I Co 10:32)

 

 

 

 

[1] http://www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=55

[2] http://www.g1gospel.com/2010/02/complicada-linguagem-estranha.html

[3] http://cleristonvalle.blogspot.com/2008/11/frases-evangeliques-por-favor-no.html

[4] http://www.creioeconfesso.com/2010/04/o-evangeliques-nosso-de-cada-crente.html

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil