Teologia
Camila A.
em 11 de Novembro de 2019

De que modo as primeiras heresias, especialmente o gnosticismo contribuíram para a teologia cristã?

C.F.Assumpção

Nos primórdios da era cristã o cânon das Escrituras ainda não tinha sido formado, os apóstolos morreram e a igreja precisava de uma liderança firme devido as heresias e perseguições.

As primeiras heresias, especialmente o gnosticismo contribuíram para a padronização do cristianismo, pois ao mesmo tempo em que elas foram surgindo também surgiram homens com o firme propósito de desmascará-las. As heresias eram confrontadas a partir de debates coesos e filosóficos, caso contrário o cristianismo seria facilmente taxado como mais uma religião de mistérios.

É provável que o gnosticismo tenha surgido no primeiro século no Egito, sob a influência de religiões indianas. Tal linha de pensamento não foi criada por meros leigos, mas por líderes influentes, o que culminou em igrejas sendo abaladas por ventos doutrinários. Haviam várias escolas gnósticas com teorias distintas, porém todas acreditavam que não houve ressurreição física e encarnação de Cristo. Pode-se considerar que a única semelhança do cristianismo com o gnosticismo era a crença em um Deus Uno, pois no restante existiam convergências gritantes. Os gnósticos criam em um Deus espiritual e impessoal, que não poderia ter criado um universo material imperfeito já que ele é perfeito, ou seja, a matéria foi criada por um deus mal. De acordo com a linha de raciocínio gnóstica a humanidade possui partículas de divindade que estão presas ao corpo que precisam ser libertas, isso se dá através do autoconhecimento. Jesus Cristo, jamais poderia ter sido um Deus encarnado, entendendo-se assim, que ele tinha apenas a aparência de um homem, mas na verdade não o era. A salvação não era alcançada pela fé no Filho de Deus, mas sim, pela simples busca de conhecimento.

Apesar de o gnosticismo ser a maior preocupação dos lideres eclesiásticos, também havia um movimento criado por Montano, o montanismo. O montanismo nada mais era do que uma revolta contra os herdeiros apostólicos, uma medíocre busca de notoriedade pessoal e uma reinvindicação a uma nova profecia. Manifestações carismáticas começaram a ser relacionadas ao montanismo, o que acabou gerando certa relutância nos lideres eclesiásticos no que diz respeito a alguns dons espirituais. Devido a este movimento foram criadas duas congregações cristãs no Império Romano, uma era liderada por um bispo de acordo com a sucessão apostólica e a outra, pode-se dizer, era por autoproclamação de acordo com a Nova profecia de Montano.

Além das heresias os cristãos eram confrontados por pensadores pagãos e judeus que consideravam o cristianismo ridículo e mitológico. Um dos principais opositores ao cristianismo foi Celso, que simplesmente achava banal algumas declarações do cristianismo, como por exemplo: dizerem-se monoteístas, mas também considerar Jesus um Deus. Para Celso tais declarações eram contraditórias. Os cristãos foram desafiados, poderiam optar pela indiferença ou se posicionar para defender sua fé. O desafio foi aceito e questões que outrora pareciam incoerentes foram defendidas com lógica. Foram criadas doutrinas consistentes referentes ao cristianismo, surge à teologia.

Se não fossem as heresias não haveria o confronto, se não fosse o confronto não existiria a necessidade um pensamento crítico, se não fosse a razão não haveria credibilidade e o cristianismo seria apenas mais uma das muitas religiões que compunham o Império Romano. Contestações de mestre cristãos contra as heresias e o gnosticismo são elaboradas, surgem os pais apostólicos e os apologistas que tinham como objetivo defender verdades que acreditavam serem absolutas. O pensamento cristão é transformado em uma teologia.

 

“Cogito, ergo sum”

“Je pense, donc je suis”

“Penso, logo existo”

 René Descartes

Camila está online
Maravilha / SC
Pós Doutorado: Teologia com Ênfase em Música - Educação por Princípios (Faculdade Batista Pioneira)
Professora de francês e música. Tenho como objetivo te fazer sair do Bonjour, Merci e Croissant. Bóra fazer muito biquinho!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Camila A. Whatsapp do professor Camila A. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 10 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil