O Marketing após o COVID
Christopher M.
em 15 de Julho de 2021

A Forbes Magazine pede anualmente aos executivos do Mercado que compartilhem as previsões anuais à medida que entramos no novo ano. Para 2021, foi buscada uma visão sobre como o marketing mudará após a Covid.

Abaixo, os principais insights da Pesquisa:

“Em 2021, vocalizar seus valores não será mais exceção para as marcas, será a regra, e os profissionais de marketing precisam estar preparados para esticar seus músculos de autenticidade. Temos visto cada vez mais marcas no ano passado se manifestando por aquilo em que acreditam - desde mostrar seu apoio ao movimento Black Lives Matter, a empresas incentivando seus usuários a votar, a maior transparência nas práticas de sustentabilidade."

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"Os consumidores estão chegando a um ponto crítico, responsabilizando as marcas por padrões éticos mais elevados. No entanto, os profissionais de marketing devem absolutamente equilibrar a comunicação de valores e, ao mesmo tempo, evitar uma ruptura entre consumidores e Marcas, especialmente ao apoiar uma causa. Qualquer iniciativa de impacto social deve ter um ou todos os três seguintes pilares: dinheiro (você está apresentando uma doação significativa por trás de seu apoio?), Tempo (os executivos de sua marca estão se oferecendo para esta iniciativa?) E conhecimento (ajudando a aumentar a conscientização sobre a iniciativa)."

“Nos últimos anos, a indústria, focou muito em como o marketing B2B convergiu com o B2C - é provável que a Deloitte tenha tantos aplicativos quanto a Disney. Recentemente, o oposto é verdadeiro, onde o marketing 1: 1, baseado em dados e contas, que vimos com frequência no B2B, está se tornando foco no B2C. "

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"Interações digitais personalizadas, até mesmo individualizadas, com os clientes têm sido tudo nesta pandemia - não importa se eles são consumidores ou empresas. Em 2021, veremos uma ênfase muito mais forte no marketing B2C nas interações contextuais e relevantes no momento com o cliente e uma mudança evidente para enfocar na expansão do valor de vida do cliente - qualidades que atualmente lembram mais o B2B. ”

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“Em 2021, as empresas que vendem bens ou serviços de alto risco (automóveis, seguros, reforma da casa, etc.) vão investir mais em suas experiências digitais, mas precisarão ser mais cuidadosas sobre como permear essas experiências com pontos de contato humanos para tornar a experiência on-line do comprador o mais simples possível. "

"Como muitos comportamentos de compra, fazer compras de alto risco passou a ser on-line para a maioria dos consumidores durante o COVID, apesar da complexidade dessas compras. Além disso, 46% dos compradores provavelmente continuarão fazendo essas compras online, mesmo depois de as lojas abrirem amplamente. No entanto, as compras de alto risco ainda dependem fortemente da interação humana. Com isso em mente, os negócios de alta consideração mais bem-sucedidos serão aqueles que fornecem aos compradores on-line acesso a assistência especializada por telefone ou chat ao vivo exatamente quando eles precisam - nem antes nem depois - e equipam seus representantes de vendas com os dados de que precisam para fornecer uma experiência híbrida humana / automação de classe mundial. ”

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"A crise do COVID-19 pressionou o orçamento de todos os profissionais de marketing. Portanto, é fundamental mudar o foco apenas para as necessidades mais urgentes de nossos clientes. Agora, mais do que nunca, contar histórias é fundamental para vincular o valor de seu produto aos desafios que seus clientes estão enfrentando. Mas isso deve ser feito de forma autêntica e apoiado por dados. Nesse ambiente, você não pode inventar uma narrativa e buscar dados para justificá-la. "

"Com o COVID-19, os dados estão mudando tão rapidamente que devemos usá-los para conduzir e moldar nossas narrativas desde o início. Cada pessoa na linha de frente de sua empresa, seja um gerente de marketing, executivo de conta ou engenheiro de vendas, deve estar munido de dados no momento. Só então é possível criar narrativas que refletem o que está acontecendo no mundo e são apoiadas por evidências que irão se conectar autenticamente com seus clientes. Esse casamento de dados e narrativas baseadas em fatos deve ser uma prioridade para todos os profissionais de marketing em 2021 ”.

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“As conferências da indústria serão híbridos online-offline em 2021 e durante os anos seguintes, atendendo pessoas que não querem viajar para longe de casa, bem como aqueles que desejam participar pessoalmente. Aprendemos durante esta pandemia que podemos nos comunicar por meio de plataformas digitais melhor do que pensávamos. Quer sejam colegas e clientes trabalhando em casa, amigos e familiares se socializando fora do horário ou figuras públicas conversando, esta pandemia que ocorre uma vez em um século comprovou inadvertidamente que o vídeo ao vivo pode alcançar intimidade mesmo quando não podemos estar juntos. E as empresas que já sediaram grandes eventos no passado podem ser muito mais econômicas e obter um melhor ROI porque o digital envolve menos despesas gerais. ”

“Ao olharmos para 2021 e além, uma das principais prioridades dos CMOs é estabelecer autenticamente marcas com propósitos específicos. As empresas que articulam claramente uma visão de fazer o bem como parte da entrega de seus bens e serviços são as que terão sucesso. Vimos a pandemia mudar as preferências dos usuários de várias maneiras e, como resultado, os consumidores estão mais inclinados a negociar com marcas que representam questões sociais que tornam o mundo um lugar melhor e não são motivados apenas por lucros. As metas sociais se tornarão um jogo decisivo para as organizações que buscam se envolver com os consumidores em um nível mais significativo e estabelecer experiências de usuário mais contínuas e memoráveis. ”

“O marketing sempre foi uma questão de eliminar a desordem, diferenciar e fornecer experiências de cliente perfeitas e sem atrito. A pandemia não mudou isso - vai pressionar ainda mais os profissionais de marketing a serem ágeis, abraçar iniciativas exclusivamente digitais e pensar de forma mais criativa. Olhando para 2021, o foco vai ser tornar o marketing mais um esporte de equipe, mobilizando equipes multifuncionais em toda a empresa, especialmente com eventos."

Sumário

Os insights passam por transformação. De Profissionais e clientes. De Marcas e consumidores. Precisaremos de ferramentas mais avançadas, com capacidade de gerar e filtrar dados relevantes sobre o comportamento do Mercado e acelerarem processos de tomada de decisão, ainda muito presos ao antigo modo de pensar das organizações com modelos hierárquicos engessados.

O conceito de time ou equipe precisará ser revisto. Ferramentas Agile e SCRUM passarão a ser os novos modelos a serem adotados para a execução de projetos e irão acelerar as empresas e mudar a maneira de pensar da Organização.

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Podemos avançar dezenas de anos e finalmente deixar para trás, modelos de decisão construídos no século passado. Isso ou perder o passaporte para o futuro.

 

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