Os 10 maiores erros que você deve evitar numa apresentação

Pense numa apresentação que foi informativa, motivadora e inspiradora. Você não gostaria de poder apresentar assim?

Comunicação Apresentações em Público Aprenda a falar e se comunicar de forma adequada Como falar em Público Aprenda a falar e se comunicar Apresentação de slides Empatia
Os 10 maiores erros que você deve evitar numa apresentação
Christopher M.
em 15 de Julho de 2021

A maioria de nós já teve o desprazer de assistir apresentações maçantes, irrelevantes ou confusas. Mas pense na última e excelente apresentação que você viu - uma que foi informativa, motivadora e inspiradora. Você não gostaria de poder apresentar assim?

Abaixo, os 10 maiores erros que você pode cometer (ou evitar) em relação a uma apresentação:

Erro 1: Não se preparar o suficiente

Steve Jobs era um famoso orador e inspirador. Seus discursos podem parecer sem esforço, mas na realidade, cada um deles levou dias ou semanas de preparação. A preparação cuidadosa é essencial. A quantidade de tempo gasto no planejamento depende de cada situação, mas é uma boa ideia começar cedo.

A preparação apropriada também ajuda a gerenciar os nervos durante a apresentação. Quando você conhece seu material por dentro e por fora, você é muito menos propenso a se sentir inseguro.

Erro 2: Não se familiarizar com o local e o equipamento

Imagine que sua apresentação começa em uma hora. Você chegou ao local e para seu horror, o projetor não funcionará com o seu laptop. Os slides que você passou horas preparando são inúteis. Isso é um desastre!

Você pode evitar uma situação como esta, tomando tempo para se familiarizar com o local e o equipamento disponível, pelo menos uma vez antes da apresentação.

Muitas vezes, os problemas que podem prejudicar sua apresentação serão situações além do seu controle, mas isso não significa que você esteja desamparado. Realize uma análise de risco para identificar problemas potenciais e obtenha um bom "Plano B" para cada um.

Erro 3: Ignorar sua audiência

Às vezes, os apresentadores podem ficar tão envolvidos na entrega de suas apresentações que eles esquecem as necessidades de sua audiência.

Comece sua apresentação contando ao público o que esperar. Deixe-os saber o que você vai cobrir primeiro, se e quando você vai parar para uma pausa, a possibilidade ou não de haverem perguntas durante a apresentação e assim por diante.

Fornecer esses "sinais" dará à sua audiência uma idéia clara do que esperar, para que eles possam relaxar e se concentrar na sua apresentação.

Erro 4: Usar conteúdo inapropriado

O objetivo principal de qualquer apresentação é compartilhar informações com outras pessoas, por isso é importante considerar a expectativa da sua audiência.

Faça alguma pesquisa sobre o seu público. Porque eles estão aqui? Quanto eles já sabem sobre o que você vai falar e o que eles mais querem aprender com você? Não adianta fazer uma apresentação muito técnica, onde ninguém entende você. Nem tão simples onde as pessoas não percebam valor.

Tente se colocar no lugar da sua audiência para ter uma idéia mais clara sobre suas necessidades e motivações. Você também pode abordar algumas pessoas antes da apresentação e fazer perguntas para ter uma idéia do seu nível de conhecimento. Isso também irá ajudá-lo a personalizar sua apresentação e estabelecer uma conexão maior com sua audiência, para que eles estejam mais atentos ao que você diz.

Erro 5: Ser demais

As apresentações curtas e concisas são muitas vezes mais poderosas do que grandes materiais minuciosamente preparados. Tente se limitar a destacar os pontos principais. Se você levar muito tempo para chegar ao seu ponto, você arrisca perder a atenção de sua audiência.

O adulto médio tem um período de atenção de 15 a 20 minutos, então se você deseja manter seu público envolvido, fique atento! Durante a fase de planejamento, anote os temas que você deseja abordar e como você quer endereça-los. Então, quando você começar a preencher os detalhes, pergunte a si mesmo: "Meu público realmente precisa saber disso?"

Erro 6: Usar visuais ineficazes

Slides “pobres” podem estragar uma boa apresentação, por isso vale a pena dispender algum tempo nisso.

Todos nós já vimos slides “sem graça”, animações desnecessárias ou fontes que são muito pequenas para ler. Os visuais de apresentação mais eficazes não são chamativos - são concisos e consistentes.

Ao escolher cores, pense em onde a apresentação será realizada. Um fundo escuro com texto claro ou branco funciona melhor em salas escuras, enquanto um fundo branco com texto escuro é mais fácil de ver em uma área iluminada.

Escolha suas imagens com cuidado. Gráficos de alta qualidade podem esclarecer informações complexas e ao mesmo tempo serem agradáveis, mas imagens de baixa qualidade podem fazer sua apresentação parecer não profissional. A menos que uma imagem esteja contribuindo com algo, abrace o espaço negativo - menos confusão significa maior compreensão. Use animação com moderação- um logotipo ou emoticon fora de lugar só irá distrair seu público.

Erro 7: Superlotação de informações

Não tente colocar muita informação em seus slides. Aponte para um máximo de três a quatro palavras dentro de cada bullet point e não mais de três bullets por slide.

Isso não significa que você deve espalhar seu conteúdo em dezenas de slides. Limite-se a 10 slides ou menos para uma apresentação de 30 minutos. Olhe cuidadosamente para cada slide, história ou gráfico. Pergunte-se o que adiciona valor na apresentação e remova o que não for importante.

Erro 8: Falar de forma incoerente

Embora passemos uma parte significativa do dia falando um com o outro, falar com um público é uma habilidade surpreendentemente difícil, por isso precisamos praticar.

Se a tensão faz você se precipitar numa apresentação, seu público pode perder pontos importantes. Use técnicas de respiração para suprimir o desejo de se apressar. Se você começar a balbuciar, tome um momento para se recompor. Respire profundamente e enuncie cada palavra com clareza, enquanto você se concentra em falar mais devagar.

Erro 9: Mostrar falta de dinamismo

Outro erro comum é congelar em um ponto do palco durante a duração da sua apresentação.

Alguns apresentadores se sentem mais à vontade atrás de um púlpito. Procure entretanto se movimentar. Tente fazer como grandes palestrantes (Steve Jobs), que se movem propositalmente ao redor do palco durante suas apresentações. Além de percorrer o palco, use gestos e linguagem corporal para comunicar sua paixão pelo assunto.

Preste atenção ao que suas mãos estão fazendo – elas são importantes para comunicar emoção. Mas use apenas gestos que sejam naturais e evite levantar muito seus braços, a menos que você queira fazer sua audiência rir!

Erro 10: Evitar contato com os olhos

Você já esteve em uma apresentação onde o apresentador passou todo o tempo olhando suas notas, a tela, o chão ou mesmo o teto? Como isso fez você se sentir?

Conhecer o olhar de uma pessoa estabelece uma conexão pessoal e mesmo um rápido olhar pode manter as pessoas envolvidas. Se o seu público for pequeno o suficiente, tente fazer contato visual com cada indivíduo, pelo menos uma vez.

Se a audiência for muito grande para isso, tente observar as frentes das pessoas. O indivíduo não pode interpretá-lo como contato visual, mas os que estão sentados em torno dele o farão.

 

Rio de Janeiro / RJ
Curso Técnico: Formação de Líderes (IMD Suíça)
Professor de marketing, com 18 anos de experiência com mba, curso superior e como empreendedor.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Christopher M. Whatsapp do professor Christopher M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 23 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil