
Os 10 maiores erros que você deve evitar numa apresentação

em 15 de Julho de 2021
Nos últimos anos você sentiu a dinâmica de trabalho mudar. A rotina corrida se intensificou e as expectativas do público mudaram, agora a forma como interagimos é nova. A questão é que esse é apenas o início de um processo ainda mais profundo e contínuo.
A maioria das grandes transformações de negócios ocorre durante um longo período de tempo, e o mesmo se aplica à transformação digital. Na nova era digital, as tecnologias em constante mudança capacitam novas maneiras de abordar os clientes, processos de negócios mais eficientes e conexões mais abrangentes entre pessoas, dispositivos e dados.
Transformação digital significa colocar a tecnologia no centro da estratégia. É algo que demanda investimento de tempo e dinheiro. Então, não é só sobre fazer marketing digital ou aproveitar melhor os recursos tecnológicos. É sobre assumir uma gestão digital, na qual o seu negócio usa a tecnologia para melhorar o desempenho dentro e fora da organização.
Quais são os pilares da transformação digital? Potencial humano, cultura digital e tecnologia: os três pilares que dão sustentação à transformação digital.
Dessa forma, a cultura da empresa deve estar alinhada e fazer parte da transformação. Desde o design do ambiente, as metodologias aplicadas, às práticas de gestão, os processos, a cultura organizacional, as competências de equipe e a visão dos colaboradores, a fim de garantir que a organização exista no mundo conectado e tecnológico, que nasce como produto da Transformação Digital.
Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey realizou um estudo com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a maturidade digital das empresas que atuam no país. Com uma ferramenta proprietária : Analytics & Digital Quotient (A&DQ), foram avaliadas 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da transformação digital e captura de resultado financeiro, distribuídas entre as quatro dimensões.
Os resultados da pesquisa revelaram cinco insights sobre o processo de transformação digital das empresas no Brasil nos diferentes grupos de desempenho desenvolvidos no âmbito da pesquisa.
Para ver a pesquisa completa : https://www.mckinsey.com/br/our-insights/transformacoes-digitais-no-brasil
O primeiro grande passo
O passo mais importante para absorver as inovações é justamente se estruturar de modo a poder se dedicar à transformação. Embora a maturidade dependa de uma atitude, de uma visão e de um mindset digital, não é realista pensar que ela pode ser construída se todos estiverem envolvidos com tarefas mecânicas e padronizadas.
É por isso que a adoção das tecnologias usadas na automatização de processos é o primeiro passo a ser adotado. Esses recursos é o que garantem acesso mais rápido a dados importantes para entender o mercado, o consumidor e as próprias limitações da empresa. Por isso, o primeiro passo é quebrar a resistência à mudança.
Para que isso aconteça é preciso identificar o estágio em que sua empresa se encontra, antes de começar a pensar em implementar novas ferramentas ou processos. Para isso, é preciso:
Ao final, o maior impulsionador da transformação digital serão as pessoas. Indivíduos com o conjunto de habilidades corretas irão desencadear a transformação e mantê-la em andamento, à medida que novos processos de negócios se tornam digitais.
A transformação digital levará tempo, mas os resultados virão se você concentrar seus esforços nas tecnologias transformacionais certas, construindo uma estratégia de monetização e uma visão transformacional, e programas de treinamento online para aumentar o valor das habilidades de toda a sua organização, de cima para baixo.
Como saber se você e sua empresa estão preparados?
A essa altura do jogo, é preciso ter o pleno entendimento da transformação digital e saber como ela vai impactar sua carreira, seu trabalho e a sua empresa.
Você poderia afirmar que :
Se as respostas foram positivas, você e sua empresa estão no caminho certo. Caso essa ainda não seja a sua realidade, vale repensar o modelo de negócio, onde será necessário:
Em última instância, o que se busca é migrar a empresa para um ambiente de tecnologia moderno, para que se possa reagir mais rapidamente as demandas do Mercado, reduzir custos e atender melhor seus clientes. Para que isso aconteça, novos modelos de negócios, novos modelos operacionais e novos modelos organizacionais são necessários - e o papel da tecnologia é possibilitar isso.
Porém, esta responsabilidade não pode ser centralizada ou de domínio de poucos. Toda a sua organização deve apoiar a mudança, ajudar todos a desenvolver os novos recursos de que precisarão e compreender o impacto na cultura ou estrutura da empresa. E, nesse sentido, a transformação digital de sucesso envolve 100% as pessoas.