Transformação digital - Você e sua empresa estão preparados?
Por: Christopher M.
15 de Julho de 2021

Transformação digital - Você e sua empresa estão preparados?

Como redefinir sua carreira e o seu negócio?

Administração Empreendedorismo Recursos Humanos Gestão de Pessoas Planejamento Estratégico Estratégia Empresarial Cultura Organizacional Gestão Recursos Humanos treinamento e desenvolvimento Processos Gestão da Inovação Inovação Gestão Empresarial

Nos últimos anos você sentiu a dinâmica de trabalho mudar. A rotina corrida se intensificou e as expectativas do público mudaram, agora a forma como interagimos é nova. A questão é que esse é apenas o início de um processo ainda mais profundo e contínuo.

A maioria das grandes transformações de negócios ocorre durante um longo período de tempo, e o mesmo se aplica à transformação digital. Na nova era digital, as tecnologias em constante mudança capacitam novas maneiras de abordar os clientes, processos de negócios mais eficientes e conexões mais abrangentes entre pessoas, dispositivos e dados.

Transformação digital significa colocar a tecnologia no centro da estratégia. É algo que demanda investimento de tempo e dinheiro. Então, não é só sobre fazer marketing digital ou aproveitar melhor os recursos tecnológicos. É sobre assumir uma gestão digital, na qual o seu negócio usa a tecnologia para melhorar o desempenho dentro e fora da organização.

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Quais são os pilares da transformação digital? Potencial humano, cultura digital e tecnologia: os três pilares que dão sustentação à transformação digital.

Dessa forma, a cultura da empresa deve estar alinhada e fazer parte da transformação. Desde o design do ambiente, as metodologias aplicadas, às práticas de gestão, os processos, a cultura organizacional, as competências de equipe e a visão dos colaboradores, a fim de garantir que a organização exista no mundo conectado e tecnológico, que nasce como produto da Transformação Digital. 

Com o objetivo de entender o efeito do processo de digitalização no Brasil, a McKinsey realizou um estudo com 124 empresas de grande e médio porte em diversos setores para mensurar a maturidade digital das empresas que atuam no país. Com uma ferramenta proprietária : Analytics & Digital Quotient (A&DQ), foram avaliadas 22 práticas de gestão críticas para o sucesso da transformação digital e captura de resultado financeiro, distribuídas entre as quatro dimensões.

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Os resultados da pesquisa revelaram cinco insights sobre o processo de transformação digital das empresas no Brasil nos diferentes grupos de desempenho desenvolvidos no âmbito da pesquisa.

1. Os líderes digitais também apresentam melhor desempenho financeiro

2. A pontuação de maturidade dos líderes digitais no país está próxima à dos líderes globais, mas há grande disparidade de maturidade entre as empresas pesquisadas

3. As empresas líderes reconhecem a natureza complementar das práticas e se destacam nas três mais desafiadoras segundo o estudo, enquanto as de menor maturidade desenvolvem práticas pontuais, de forma isolada

4. Grande parte das empresas pesquisadas enfrenta desafios em quatro práticas da transformação digital

5. A maturidade e a velocidade de transformação das empresas estão correlacionadas ao setor da economia a que pertencem

Para ver a pesquisa completa : https://www.mckinsey.com/br/our-insights/transformacoes-digitais-no-brasil

O primeiro grande passo

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O passo mais importante para absorver as inovações é justamente se estruturar de modo a poder se dedicar à transformação. Embora a maturidade dependa de uma atitude, de uma visão e de um mindset digital, não é realista pensar que ela pode ser construída se todos estiverem envolvidos com tarefas mecânicas e padronizadas.

É por isso que a adoção das tecnologias usadas na automatização de processos é o primeiro passo a ser adotado. Esses recursos é o que garantem acesso mais rápido a dados importantes para entender o mercado, o consumidor e as próprias limitações da empresa. Por isso, o primeiro passo é quebrar a resistência à mudança.

Para que isso aconteça é preciso identificar o estágio em que sua empresa se encontra, antes de começar a pensar em implementar novas ferramentas ou processos. Para isso, é preciso:

  • Ter um forte alinhamento organizacional em relação às novas tecnologias;
  • Planejar a estruturação do negócio com tecnologias de automação e inteligência;
  • Criar modelos de negócios inovadores e competitivos;
  • Ter como objetivo ser o líder de inovação no setor (incorporando a IA, novas plataformas, Cultura Lean, etc).

Ao final, o maior impulsionador da transformação digital serão as pessoas. Indivíduos com o conjunto de habilidades corretas irão desencadear a transformação e mantê-la em andamento, à medida que novos processos de negócios se tornam digitais.

A transformação digital levará tempo, mas os resultados virão se você concentrar seus esforços nas tecnologias transformacionais certas, construindo uma estratégia de monetização e uma visão transformacional, e programas de treinamento online para aumentar o valor das habilidades de toda a sua organização, de cima para baixo.

Como saber se você e sua empresa estão preparados?

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A essa altura do jogo, é preciso ter o pleno entendimento da transformação digital e saber como ela vai impactar sua carreira, seu trabalho e a sua empresa.

Você poderia afirmar que :

  • Minha empresa tem pleno entendimento da transformação digital e sabe que ela impacta e vai impactar ainda mais o modelo de negócio.
  • Minha empresa já está preparada ou está se preparando para as diversas mudanças que ocorrerão digitalmente nos próximos anos.
  • Minha empresa está investindo o suficiente em estratégias digitais para se adequar às mudanças do mercado e se preparar para as próximas.

Se as respostas foram positivas, você e sua empresa estão no caminho certo. Caso essa ainda não seja a sua realidade, vale repensar o modelo de negócio, onde será necessário:

  • Criar uma nova cultura organizacional.
  • Desenvolver as habilidades necessárias.
  • Analisar e melhorar os processos.
  • Criar um projeto digital.
  • Envolver toda a empresa nas mudanças.
  • Testar novas ideias.
  • Criar um plano de transformação.
  • Eliminar a tecnologia antiga.
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Em última instância, o que se busca é migrar a empresa para um ambiente de tecnologia moderno, para que se possa reagir mais rapidamente as demandas do Mercado, reduzir custos e atender melhor seus clientes. Para que isso aconteça, novos modelos de negócios, novos modelos operacionais e novos modelos organizacionais são necessários - e o papel da tecnologia é possibilitar isso.

Porém, esta responsabilidade não pode ser centralizada ou de domínio de poucos. Toda a sua organização deve apoiar a mudança, ajudar todos a desenvolver os novos recursos de que precisarão e compreender o impacto na cultura ou estrutura da empresa. E, nesse sentido, a transformação digital de sucesso envolve 100% as pessoas.

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