CEFR, o que é?
Foto de Cristiane A.
Por: Cristiane A.
19 de Janeiro de 2019

CEFR, o que é?

Explicando um pouco o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR)

Inglês Exames Cambridge Geral Avançado Intermediário Básico

Quem um dia já deu uma olhada sobre os exames Cambridge já se deparou com essa nomenclatura, o CEFR. Mas afinal de contas, o que é isso?

No site oficial do concelho europeu (www.coe.int) temos uma boa explicação do que é, da onde veio e para que serve o CEFR. O que eles explicam basicamente é que o CEFR é uma estrutura de referência. Ele foi elaborado para ser uma ferramenta de transparência, coerência e compreensão básica para elaboração de programas de linguagens e guias curriculares, os designes para ensino e materiais de estudos, e ainda métodos de avaliação para proficiência em língua estrangeiras.

O CEFR descreve a proficiência em língua estrangeira em seis categorias: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Estes níveis podem ser agrupados em três níveis maiores:

Basic User (utilizador elementar/básico): A1 e A2;

Independent User (utilizador independente): B1 e B2;

Proficent User (utilizador experiente): C1 e C2.

Em linhas gerais cada nível é descrito assim:

TABELA DE ESCALA GLOBAL

 

 

 

 

 

 

 

 

Basic User

 

 

 

-----------------------

A1

É capaz de compreender e utilizar expressões familiares e correntes assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas. É capaz de apresentar-se ou apresentar alguém e colocar questões ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vive, as suas relações, o que lhe pertence, etc. É capaz de responder ao mesmo tipo de questões. É capaz de comunicar de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre colaborativo.

--------------------------------------------------------------------------

 

 

A2

É capaz de compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho). É capaz de comunicar em situações correntes que apenas exijam trocas de informações simples e diretas sobre assuntos e atividades habituais. É capaz de descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas.

--------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

 Independent User

 

 

 

 

 

-----------------------

 

 

 

 

B1

É capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc. É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada. É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. É capaz de relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

--------------------------------------------------------------------------

 

 

B2

É capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos.

-------------------------------------------------------------------------

 

 

 

 

 Proficent User

 

 

 

 

 

-----------------------

 

 

C1

É capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significações implícitas. É capaz de exprimir-se de forma espontânea e    fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. É capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

--------------------------------------------------------------------------

 

 

C2

É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve. É capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente.

É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos.

 -------------------------------------------------------------------------

Fonte: Tradução oficial portuguesa (Quadro Europeu Comum de Referência – Conselho da Europa) adaptação livre para português brasileiro pela autora.

O interessante nisso é justamente o fato que pelo CEFR o que temos é uma escala acompanhada por uma análise detalhada de contextos comunicativos, tarefas, temas e propostas assim como uma descrição escalonada de competências no qual nós atraímos a atenção quando nos comunicamos. Baseada em pesquisas empíricas e consultas gerais, este esquema nos permite:

- Estabelecer objetivos de ensino e aprendizado;

- Revisar currículos;

- Desenvolver matérias de estudo;

- Fornecer uma base de reconhecimento de qualificações linguísticas deste modo facilitando a mobilidade educacional e ocupacional.

 Portanto, o CEFR é a referência, é a base em que o Cambridge desenvolve os exames. É importante que nós saibamos como ele funciona e quais são as diretrizes de cada nível para que se possa ter noção especificamente o que se espera em cada habilidade.

 

 
Foto de Rosana G. Rosana G. há 6 anos

Cristiane, parabéns pelo artigo. Muito importante seguir os parâmetros do CEFR nas aulas e cursos de inglês, e explicá-los aos alunos. Infelizmente, há ainda muita confusão (no Brasil) em relação ao nível de inglês. Alguns alunos buscam 'fluência' sem ter a noção correta dos esforços necessários para atingir tal objetivo. Estabelecer metas precisas eleva a qualidade das aulas e cursos e aumenta as chances de bons resultados.

Resolva exercícios e atividades acadêmicas

Resolução de exercícios, atividades acadêmicas, lição de casa, listas de exercícios, tarefas, revisão de textos e muito mais.

Professores especialistas para resolver passo a passo, dentro do seu prazo!

Tarefas Profes

Artigos similares

Tutoria com Inteligência Artificial

Conheça a Minerva IA e aprenda Inglês, tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Minerva IA