
As Múltiplas Faces das Tarefas Pedagógicas em idiomas

em 24 de Junho de 2025
Quem um dia já deu uma olhada sobre os exames Cambridge já se deparou com essa nomenclatura, o CEFR. Mas afinal de contas, o que é isso?
No site oficial do concelho europeu (www.coe.int) temos uma boa explicação do que é, da onde veio e para que serve o CEFR. O que eles explicam basicamente é que o CEFR é uma estrutura de referência. Ele foi elaborado para ser uma ferramenta de transparência, coerência e compreensão básica para elaboração de programas de linguagens e guias curriculares, os designes para ensino e materiais de estudos, e ainda métodos de avaliação para proficiência em língua estrangeiras.
O CEFR descreve a proficiência em língua estrangeira em seis categorias: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Estes níveis podem ser agrupados em três níveis maiores:
Basic User (utilizador elementar/básico): A1 e A2;
Independent User (utilizador independente): B1 e B2;
Proficent User (utilizador experiente): C1 e C2.
Em linhas gerais cada nível é descrito assim:
TABELA DE ESCALA GLOBAL
Basic User
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A1 |
É capaz de compreender e utilizar expressões familiares e correntes assim como enunciados simples que visam satisfazer necessidades imediatas. É capaz de apresentar-se ou apresentar alguém e colocar questões ao seu interlocutor sobre assuntos como, por exemplo, o local onde vive, as suas relações, o que lhe pertence, etc. É capaz de responder ao mesmo tipo de questões. É capaz de comunicar de forma simples desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre colaborativo. -------------------------------------------------------------------------- |
A2 |
É capaz de compreender frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho). É capaz de comunicar em situações correntes que apenas exijam trocas de informações simples e diretas sobre assuntos e atividades habituais. É capaz de descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas. -------------------------------------------------------------------------- |
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Independent User
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B1 |
É capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, tratando-se de aspectos familiares em contextos de: trabalho, escola, tempos livres, etc. É capaz de participar na maior parte das situações que podem ocorrer em viagem, numa região onde a língua alvo é falada. É capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. É capaz de relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia. -------------------------------------------------------------------------- |
B2 |
É capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos. ------------------------------------------------------------------------- |
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Proficent User
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C1 |
É capaz de compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significações implícitas. É capaz de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. É capaz de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso. -------------------------------------------------------------------------- |
C2 |
É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve. É capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente. É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos. ------------------------------------------------------------------------- |
Fonte: Tradução oficial portuguesa (Quadro Europeu Comum de Referência – Conselho da Europa) adaptação livre para português brasileiro pela autora.
O interessante nisso é justamente o fato que pelo CEFR o que temos é uma escala acompanhada por uma análise detalhada de contextos comunicativos, tarefas, temas e propostas assim como uma descrição escalonada de competências no qual nós atraímos a atenção quando nos comunicamos. Baseada em pesquisas empíricas e consultas gerais, este esquema nos permite:
- Estabelecer objetivos de ensino e aprendizado;
- Revisar currículos;
- Desenvolver matérias de estudo;
- Fornecer uma base de reconhecimento de qualificações linguísticas deste modo facilitando a mobilidade educacional e ocupacional.
Cristiane, parabéns pelo artigo. Muito importante seguir os parâmetros do CEFR nas aulas e cursos de inglês, e explicá-los aos alunos. Infelizmente, há ainda muita confusão (no Brasil) em relação ao nível de inglês. Alguns alunos buscam 'fluência' sem ter a noção correta dos esforços necessários para atingir tal objetivo. Estabelecer metas precisas eleva a qualidade das aulas e cursos e aumenta as chances de bons resultados.