Educação?
Por: Duane D.
23 de Agosto de 2015

Educação?

História da Arte Ensino Médio Concurso

A educação é algo intrínseco no homem. Tentamos educar tudo! Colocamos varetas nas mudas de plantas para que elas cresçam da forma que achamos melhor, educamos os lobos até criarmos os cães domésticos, etc. Mas o que temos mais dificuldade em educar são os próprios humanos! Acredito que isso se dê pela capacidade criativa do homem. Você manda um cachorro sentar ele senta (supondo que ele tenha aprendido a fazer isso)! Seja ele jovem ou adulto. Se você manda uma criança sentar, ela pode até sentar; mas dificilmente você conseguirá que um adulto obedeça ao seu comando! Criamos dúvidas, questionamentos, vontades, etc.

É lógico que a educação é vasta e extremamente abrangente. Vai de jogar um papel no chão ou fumar ao lado de pessoas que não querem compartilhar daquilo até compreender o funcionamento do universo ou provar um teorema. Me prenderei aqui na educação “formal”. Educação de física, matemática, geografia, etc.

Por que temos a necessidade de educar as pessoas? Por que as crianças devem ir às escolas? Por que ensiná-las física é importante? Por que ensinar o que as mitocôndrias fazem é relevante? Afinal, se ela quer ser atriz, onde ela usará estes conhecimentos?
A educação pode te revelar universos lindos e desconhecidos. Pode te mostrar a beleza do universo ou a beleza da história humana. Mas mais importante que isso é que ela pode ser emancipadora! Ela pode fazer você pensar por si! Criar, duvidar, criticar, eleger, repreender! Caso você não veja utilidade em aprender uma equação e veja que aquilo não lhe é útil, que bom! Você conseguiu ver que ela não lhe é importante! Conseguiu pensar e refletir; conseguiu criar uma ideia do que é bom ou não para você! Isto não quer dizer que no futuro você não possa mudar de ideia ou se arrepender de escolhas tomadas! Mas neste ponto da sua história, você avaliou e criou um conceito seu!

Como professor de física, não quero que meus alunos sejam profissionais bem sucedidos e não quero que eles sejam aprovados nas melhores universidades! Quero que eles vejam a beleza que há na física! A beleza que um dia eu vi e fiquei maravilhado. Se eles conseguirem isto, eles terão todas as ferramentas necessárias para serem bem sucedidos, caso queiram. Terão toda a bagagem para serem aprovados em vestibulares, caso queiram. 
Aprovações são CONSEQUÊNCIA de uma educação! Aprovações não podem ser a FINALIDADE da educação! Do contrário não é educação, é investimento!
Infelizmente temos uma cultura da necessidade e finalidade: preciso aprender português para a prova de semana que vem; preciso aprender matemática para o concurso. Me sinto PÉSSIMO quando uma mãe me liga e diz: "minha filha tem prova de física semana que vem e ela precisa ir bem!". E na maioria das vezes essa filha está em uma escola particular! A mãe se ilude com um pedaço de papel escrito "10". Se enche de orgulho! Fazer um aluno tirar 10 em uma prova não é algo tão difícil, ainda mais se tratando de física de Ensino Médio! Ensine frases para a criança memorizar as equações, isolar variáveis e pronto! Ela tirará notas azuis em todas as provas! Mas isto não fará desta criança uma pessoa que sabe a importância da física ou que pensa por si. Se você se contenta com isso, tudo bem! Você paga suas contas. Mas saiba que eu tenho MUITO a ver com isso! Não é como dizem por aí: "sua liberdade termina onde começa a do outro". Somos seres sociáveis! Não vivemos em redomas de vidro! A minha e a sua liberdade se fundem! Daí a dificuldade de dizer até onde é liberdade de expressão ou uma agressão verbal. Desta forma, se o seu filho ou você não é educado, isso reflete na minha vida! Veja o que acontece os bueiros são entupidos por causa de poluição, veja o que acontece quando usamos a água de forma irracional!
É claro que muitas vezes estamos em uma situação de "aperto". Precisamos de um emprego, precisamos de uma aprovação! Isso é compreensível no mundo em que vivemos! Um mundo onde um diploma vale mais que sabedoria; um mundo onde existem títulos! Precisamos nos sustentar! Precisamos colocar comida na mesa! É compreensível! Mas não é desejável! A educação não deveria ser assim! A educação não precisa ser assim!

Caso você se encontre em uma situação de “preciso aprender ‘isso' para passar ‘naquilo' “, não me entenda mal. Eu passei, passo e passarei por esta situação. Esta semana mesmo fiz uma prova de um concurso e precisei estudar coisas simplesmente para esta prova! Mas por favor, tenha consciência e faça isso ser apenas momentâneo! 

Não mostre para seu filho que usar cinto de segurança é apenas para não levar multa! Não coloque o cinto apenas quando você vê uma viatura! Use o cinto pois ele ajuda a preservar sua vida! Mostre para seu filho o que aquelas aulas “chatas" de Leis de Newton te ensinaram e te mostraram sobre inércia!
Em uma época de tanta comoção social, coloque uma coisa na cabeça: a educação tida como investimento “tem culpa no cartório”.

Espero que esta reflexão te faça pensar. Concordando ou discordando de mim! Não importa! Mas pense sobre isso. Veja se você acha que a educação deve ser emancipadora ou deve ser apenas uma ferramenta! Isso vai de você. Mas lembre-se: todos somos influenciados por ações alheias!

R$ 70 / h
Duane D.
Leme / SP
Duane D.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Física (Universidade Federal de São Carlos)
Ofereço aulas de Matemática, Física, Cálculo
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil