Refração: uma breve discussão.
Duane D.
em 15 de Agosto de 2015

Olá, pessoal.
Este artigo vai tratar de um tema bem "batido" mas à Feynman.

Sabemos que a luz é algo de suma importância para a vida humana e nos revela a algumas belezas neste vasto universo! Comumente chamamos de luz apenas o que nossos olhos conseguem interpretar. Porém, nossos olhos detectam apenas um pequeno "pedaço" do espectro de ondas eletromagnéticas! Esse nosso órgão detecta, graças à seleção natural, a faixa de maior emissão eletromagnética do Sol. Porém, há uma vasta quantidade de comprimentos de onda que nossos olhos não são capazes de "interpretar". O assunto de hoje acontece não só com todo o espectro eletromagnético (microondas, ondas de rádio, infravermelho, raios gamma, etc.) mas também com qualquer tipo de onda! Este assunto é a REFRAÇÃO.

Nos livros de Ensino Médio sempre há aquela foto do índio com a lança tentando pescar um peixe. É dito que o índio deve jogar sua lança mais à frente da posição na qual ele vê o peixe. Isso acontece pois a luz sofre um desvio ao entrar na água. Este fenômeno de "desvio" da luz é a refração. Qualquer aluno de Ensino Médio pode explicar que isto acontece pois estes meios (ar e água) tem índices de refração diferentes e por isso a luz muda sua trajetória. "Vestibularmente" isto pode ser suficiente, mas isto não diz nada sobre a física nem sobre o comportamento da luz!

Há um princípio físico chamado de Princípio de Fermat que diz: "A luz vai de um ponto a outro na trajetória que leva menos tempo". Atualmente existem formas mais "robustas" deste princípio. Porém, esta forma é válida e é o suficiente para nós!

Pois bem! Temos aqui uma aparente contradição: sabemos que a menor distância entre um ponto a outro é uma reta; sabemos que a luz respeita o Princípio de Fermat; sabemos que quando a luz entra na água ela sofre um desvio então não possui uma trajetória reta! Como ela não percorre uma reta, que não é o menor caminho e ainda sim respeitar o Princípio de Fermat (caminho que leva o menor tempo)?  Usaremos aqui uma ilustração descrita por Richard Feynman em um de seus EXCELENTES livros "Lições de Física".

Suponha que você seja um salva-vidas responsável por uma piscina retangular e seu posto seja em um dos vértices desta piscina. Suponha ainda que uma pessoa comece a se afogar no centro da piscina. Como todos podemos imaginar, assim como a luz, o salva-vidas quer chegar ao ponto desejado levando o menor tempo! Qual será o caminho que ele fará até chegar na vítima? Uma escolha interessante seria uma reta, já que ela é o menor caminho até a pessoa! Porém, este não é o caminho mais rápido! É o caminho mais curto, mas não o mais rápido! Nos movemos com maior velocidade andando do que nadando. Desta forma, é interessante que o salva-vidas percorra um trecho correndo e só depois pule na piscina. Mesmo não sendo o caminho mais curto, é o mais rápido! A luz faz basicamente a mesma coisa! Ela viaja com maior velocidade no ar quando em comparação com a água! Então é vantajoso que ela não siga o menor caminho. Ela deve percorrer uma distância maior no ar para então entrar na água e assim percorrer a trajetória no menor intervalo de tempo possível.

Desta forma somos capazes de entender o motivo da luz fazer um "desvio" em sua trajetória. Tudo para percorrer o trajeto que leva menos tempo!

Por hoje é só. Espero que tenham gostado e que pensem sobre o assunto. As deduções da Lei de Snell se baseiam neste conceitos!
Abraço,

Duane Damaceno

5,0 (1)
9 horas ministradas
Leme / SP
Graduação: Física (Universidade Federal de São Carlos)
Física - Todo o conteúdo Física - Presenciais Física I Física Online Física II Física III Física IV
Ofereço aulas de Matemática, Física, Cálculo
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Duane D. Whatsapp do professor Duane D. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil