A bíblia e a sua História
Por: Diego N.
13 de Dezembro de 2021

A bíblia e a sua História

Fatos e Curiosidades

Teologia

A História da bíblia sagrada


Dr. Diego Diniz


Fatos e Curiosidades


* "Bíblia" é uma palavra que não aparece na bíblia. Na verdade a palavra bíblia vem do grego "Biblos", isso é devido a cidade fenícia "Biblos." Essa era um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros.


Com o passar do tempo a palavra biblos, passou a significar "livro". Bíblia é a forma plural "livros". A bíblia portanto é uma coleção de livros. 
Ela também é conhecida como "o livro", "o livro dos livros", "o livro sagrado".


* Outros dizem que Deus está na própria bíblia e consideram o livro de Cânticos como sendo a representação do amor de Deus para com o seu povo.


* No livro de Ester Deus meio que aparece nos bastidores dando livramento ao seu povo de um terrível holocausto.


* Usar a bíblia sagrada em juramentos como antes de testemunhar num tribunal ou aceitar um cargo político, vem de antigas práticas judaicas de se fazer uma promessa e então dizer: "Lembre que Deus está nos vigiando Gn 31.50." 


* No período da idade média os cristãos juravam tocando em uma cruz, em uma relíquia sagrada que acreditavam ter pertencido a uma pessoa piedosa ou em uma bíblia sagrada.


* O documento mais antigo que temos noção é um fragmento do livro de Samuel encontrado próximo a costa do mar morto em Israel escrita em torno de 225 a.C (não foi relatado qual dos dois livros de Samuel).


* o texto mais antigo que temos do novo testamento é uma parte do evangelho de João. Este foi escrito em torno de 125 d.C. A passagem referida é Jo 18.31-33 contendo a passagem da pergunta de Pilatos a Jesus: "Você é o rei dos judeus?"


* Uma tradução que possa ser mais escandalosa no meio evangélico seja de uma tradução da King James de 1631 que parece ter vindo a tona 20 anos depois de seu lançamento.


Na época as pessoas ainda estavam com um pé que atrás com essa tradução preferindo ainda a versão da Genebra. Diz que o impressor britânico deixou faltar a palavra "não" em um dos mandamentos, resultando ao final na interpretação de que Deus estava mandando adulterar em Êx 20.13.


Essa versão ficou conhecida como a Bíblia dos Adúlteros ou a Bíblia Perversa. Quando este erro veio a tona, o impressor Robert Barker foi multado em 300 libras. Naquela época, estima-se que esse valor daria para comprar uma fazendo de 120 hectares.


* Jesus ao nascer em Belém da Judéia, ele vem uns 2 anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que daria 4 a.C. Quando o calendário foi reformado, deu-se uma diferença de 6 anos da contagem do início da era cristã. O que nos da a informação e compreensão de que Jesus nasceu na data 6 a.C.


* A bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro do mundo em toda a história.


* O evangelho de Marcos é o livro mais traduzido que se tem notícia, isso possa ser talvez devido a ser um livro pequeno e por conter a vida e ministério de Jesus. Ao todo Marcos está traduzido em 900 línguas.


* A bíblia já foi traduzida parcialmente ou total para mais de 2.400 línguas. Dados de 2005 diz que até esse ano a bíblia completa já havia sido traduzida para 426 línguas; e havia testamentos em outras 1.115 línguas, além de porções em outras 862 línguas. Estudiosos atuais já dizem que existem 6.913 tipos de idiomas no mundo.


* Uma pessoa lendo de forma calma e tranquila e em voz alta, vai demorar quase 100 horas para ler a bíblia sagrada por completo, ou talvez em até menos tempo.


Estatísticas da bíblia


Essas análises estão baseadas na NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).


Apesar dos cristãos dedicarem muito mais tempo lendo o novo testamento, o antigo é três vezes maior que o novo.

                        A.T                                  N.T                       Total
Livros            39                                    27                         66
Capítulos      929                                 260                       1.189
Versículos    23.146                           7.957                   31.103

Outros dados


Em outras traduções da bíblia sagrada estes dados podem mudar e mudam, vejamos:


A Almeida Revista e Atualizada tem 31.104 versículos (em 1Sm 20.42 se torna 1Sm 20.43).


Já na Almeida Revista e Corrigida tem 31.105 versículos.


Na king James, por sua vez, tem 31.102 versículos. Isso acontece porque são unidos os versículos 14 e 15 de 3Jo.


Nos textos em Grego e Hebraico vão ser somados e trazem um total de 31.171 versículos, sendo que 21. 213 no antigo testamento e 7.958 versículos no novo testamento.


Acredita-se que uma das diferenças de versículos se dá por causa dos títulos do livro de Salmos que acaba sendo confundidos com versículos.


O nome de Davi é o que mais aparece na bíblia, segundo a NTLH vai aparecer 1.066 vezes.


Em Isaías 8.1 vai aparecer o nome mais comprido descrito em nossa bíblia. Esse é o nome que Isaías dá ao seu filho, sendo este nome de forma simbólica como uma advertência ao povo de Israel que se eles fizessem acordo com os Assírios eles acabariam por enganar Israel.


O capítulo central é Sl 117, este também é o menor capítulo da bíblia.


Segundo a NTLH o Salmo 103.1 é o versículo central da bíblia.


Bibliografia:


A bíblia e a sua história - O surgimento e o impacto da bíblia - Stephen M. Miller e Robert V. Huber - SBB 2006. 
Foto de rikka ameboshi no Pexels
 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Antigo Testamento Doutrinas da Igreja História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil