A Crise da Subjetividade
Por: Diego N.
02 de Agosto de 2022

A Crise da Subjetividade

Filosofia

Filosofia Ensino Médio Enem Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Vestibular Acompanhamento Escolar Cursinho 1º Ano Geral

A Crise da Subjetividade

 A Crise da Subjetividade é marcada por uma nova forma de pensar. A nova ideia lança luz para a crise da razão. Com Descartes temos o sujeito como o centro para interpretar a si mesmo e as coisas além dele, as que nos rodeia. Em Descartes aprendemos que o sujeito é livre para fazer as suas escolhas.

No entanto, no final do século XIX, “os pais da suspeita”, Karl Marx, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud, lançam as bases da introdução da suspeita de como o homem (humanidade) pode duvidar da realidade objetiva (conhecimento e interpretação de tudo até então).

Com os pais da suspeita vamos ver mais uma vez a filosofia romperem com a limitação e abrir leques interpretativos. Freud vai chamar de feridas narcísicas acontecimentos como humilhação do tipo:

 * no século XVI, Copérnico tira a terra do centro do sistema solar;
* no século XIX, Darwin tira o homem do centro do reino animal;
* Freud tira o homem do centro de si mesmo;
* Marx a subjetividade deixa de ser o centro da história.

 Nas décadas seguintes vários intelectuais continuaram a reforçar que o homem perdeu o centro de tudo, de si mesmo, do reino animal, cósmico e histórico. “A morte do sujeito agora tem o trono.”

 Apesar dessas novas interpretações , o que podemos entender é que a interpretação da realidade continua.

 Agora adentramos no campo do impasse do ceticismo e o relativismo, ou seja, a descrença ou a interpretação subjetiva, a qualdepende do homem se ele acredita ou não. Ao vermos tal impasse, devemos lembrar de três pontos de interpretação a qual são: a pessoa, o lugar e o tempo.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil