Platão e sua filosofia
em 08 de Janeiro de 2024
A Dicotomia no evangelho segundo São João (primeira parte)
Dr. Diego Diniz
João - O Logos é Jesus
Tales - a água
Anaxímandro - o indeterminado
Anaxímenes - o ar
Pitágoras - os números
Heráclito - Fogo e Devir
Tales de Mileto - este homem é considerado como o primeiro filósofo grego. Tales de Mileto era: geometra, político e astrônomo. Tales, assim como os demais filósofos que seguem, tentam trazer uma explicação sobre a origem de tudo. A palavra que foi usada era ARCHÉ, essa seria a principal matéria a qual tudo que existe.
Arché era a crença no princípio de tudo.
A proposta interpretativa de Tales seria a água, essa para esse filósofo é o princípio de tudo.
Anaxímandro - este além de filósofo, também era geometro e foi o primeiro a desenhar um mapa múndi para os mercadores de sua época. Também disse que a terra ficava suspensa no ar, no espaço. Anaxímandro acreditava que os homens evoluiram dos peixes.
Anaxímandro acreditava nas teorias de seu preceptor Tales. Acreditava que a água estava desde o princípio de tudo, mas foi mais além que seu Mestre e professor e cognominou o ARCHÉ de ÁIPERON. Para Anaxímandro o áiperon seria uma espécie de matéria abstrata. (áiperon tem o sentido de infinito, indeterminado, ilimitado).
Anaxímenes que era um colega de classe de Anaxímandro acreditava que todo o existencialismo vinha do AR.
Pitágoras - em seguida aparece esse pensador, este gênio fazia uma mistura de misticismo com racionalização. Pitágoras foi influenciado pela filosofia egipcia, ele acreditava que a alma era imortal e faziam a transmigração de um corpo para o outro. Esse filósofo acreditava que havia habitado em outros corpos, tanto de humanos como o de animais.
Para Pitágoras os números são a razão universal para todas as coisas.
Heráclito - o Pai do conceito do Logos. Heráclito, essa figura genial, um ícone além de seu tempo, colocou o fogo como sendo o seu ARCHÉ, seu LOGOS, que seria a matéria principal, primordial para o existencialismo de tudo.
Empédocles - Um gênio além de seu tempo.
Empédocles era nada mais, nada menos que: filósofo (obviamente), médico, professor, mistico e poeta. Este em sua época com sua genialidade excepcional e totalmente envolta de uma idiossincracia, superou seus antepassados e unificou os elementos que cada um deles separadamente acreditavam ser a principal matéria para a criação de tudo.
Recapitulando para entendemos a dimensão da genialidade de Empédocles.
Tales de Mileto dizia ser a água, Anaxímandro acreditava ser o Áiperon, já para Anaxímenes era o ar, Pitágoras categoricamente dizia ser os números, e para Heráclito era o fogo.
Empédocles por sua vez unificou alguns desses pontos e foi o pai criador da Teoria dos quatro elementos, o ar, o fogo, a água e a terra que substituiu o áiperon de Anaxímandro. Mesmo que Empédocles tenha deixado de lado os números de Pitágoras, esse foi o que mais o impulsionou.
Empédocles acreditava que a alma era imortal e se lançou dentro de um vulcão, isso só para provar que a sua alma voltaria diante dos olhos de seus alunos, mas isso não aconteceu. Esse filósofo também foi o primeiro a dizer que a terra era uma esfera. E acrescentava: a terra não é chata (achatada) e nem quadrada. Também disse que o nosso corpo possui poros que participam de nossa respiração.
Os gregos mudavam a sua forma de pensar no mundo ocidental.