A Dicotomia no evangelho segundo São João
Por: Diego N.
26 de Novembro de 2021

A Dicotomia no evangelho segundo São João

Teologia Doutrinas da Igreja Novo Testamento Aconselhamento Vida e espiritualidade

A Dicotomia no evangelho segundo São João (primeira parte)

Dr. Diego Diniz


João - O Logos é Jesus
Tales - a água
Anaxímandro - o indeterminado
Anaxímenes - o ar
Pitágoras - os números
Heráclito - Fogo e Devir


Tales de Mileto - este homem é considerado como o primeiro filósofo grego. Tales de Mileto era: geometra, político e astrônomo. Tales, assim como os demais filósofos que seguem, tentam trazer uma explicação sobre a origem de tudo. A palavra que foi usada era ARCHÉ, essa seria a principal matéria a qual tudo que existe.


Arché era a crença no princípio de tudo.


A proposta interpretativa de Tales seria a água, essa para esse filósofo é o princípio de tudo.


Anaxímandro - este além de filósofo, também era geometro e foi o primeiro a desenhar um mapa múndi para os mercadores de sua época. Também disse que a terra ficava suspensa no ar, no espaço. Anaxímandro acreditava que os homens evoluiram dos peixes.


Anaxímandro acreditava nas teorias de seu preceptor Tales. Acreditava que a água estava desde o princípio de tudo, mas foi mais além que seu Mestre e professor e cognominou o ARCHÉ de ÁIPERON. Para Anaxímandro o áiperon seria uma espécie de matéria abstrata. (áiperon tem o sentido de infinito, indeterminado, ilimitado).


Anaxímenes que era um colega de classe de Anaxímandro acreditava que todo o existencialismo vinha do AR.


Pitágoras - em seguida aparece esse pensador, este gênio fazia uma mistura de misticismo com racionalização. Pitágoras foi influenciado pela filosofia egipcia, ele acreditava que a alma era imortal e faziam a transmigração de um corpo para o outro. Esse filósofo acreditava que havia habitado em outros corpos, tanto de humanos como o de animais.


Para Pitágoras os números são a razão universal para todas as coisas. 


Heráclito - o Pai do conceito do Logos. Heráclito, essa figura genial, um ícone além de seu tempo, colocou o fogo como sendo o seu ARCHÉ, seu LOGOS, que seria a matéria principal, primordial para o existencialismo de tudo.


Empédocles - Um gênio além de seu tempo.


Empédocles era nada mais, nada menos que: filósofo (obviamente), médico, professor, mistico e poeta. Este em sua época com sua genialidade excepcional e totalmente envolta de uma idiossincracia, superou seus antepassados e unificou os elementos que cada um deles separadamente acreditavam ser a principal matéria para a criação de tudo.

Recapitulando para entendemos a dimensão da genialidade de Empédocles.


Tales de Mileto dizia ser a água, Anaxímandro acreditava ser o Áiperon, já para Anaxímenes era o ar, Pitágoras categoricamente dizia ser os números, e para Heráclito era o fogo.


Empédocles por sua vez unificou alguns desses pontos e foi o pai criador da Teoria dos quatro elementos, o ar, o fogo, a água e a terra que substituiu o áiperon de Anaxímandro. Mesmo que Empédocles tenha deixado de lado os números de Pitágoras, esse foi o que mais o impulsionou.


Empédocles acreditava que a alma era imortal e se lançou dentro de um vulcão, isso só para provar que a sua alma voltaria diante dos olhos de seus alunos, mas isso não aconteceu. Esse filósofo também foi o primeiro a dizer que a terra era uma esfera. E acrescentava: a terra não é chata (achatada) e nem quadrada. Também disse que o nosso corpo possui poros que participam de nossa respiração.


Os gregos mudavam a sua forma de pensar no mundo ocidental.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Novo Testamento Vida e Espiritualidade História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil