
Platão e sua filosofia

em 08 de Janeiro de 2024
A Felicidade segundo a filosofia parte 1
Os mitos segundo Platão e Aristóteles foram o ponto de partida da reflexão filosófica.
Daí pra frente vamos ter vários pensadores e pensamentos, entre eles a felicidade. A busca constante da humanidade atrás de algo mais. O fazio existencial e a incompletude em cada ser tende a ser atenuado por meios a qual julgamos ser a felicidade ou formas de se viver.
Felicidade para Platão e Aristóteles é valorizar o intelecto pois por meio deste se alcança a felicidade. Já para Epicuro recomendava o caminho do prazer. Epicuro cogitava que a felicidade é a satisfação dos desejos, como a maioria pensa. Para Epicuro felicidade é prazer, pois ele vê que tudo é matéria, e no ser humano, sensação é felicidade, sentir prazer, é ter boas sensações.
Epicuro vê que por meio das sensações o ser humano alcança a felicidade. A felicidade de forma material e psicológica.
Epicuro diz que entre as maiores dores e frustrações dos seres humanos está voltada a crença religiosa e sua pressão de um medo do senso comum que os deuses punem intervindo em suas vidas de forma negativa.
Epicuro abraça as idéias Atomistas e Mecanicistas de Demócrito e diz que tudo o que acontece são fatos aleatórios de movimentos dos átomos.
Os atomistas acreditavam que tudo é formado por átomos e suas partículas são eternas e indivisíveis.
Os mecanicistas dizem que tudo é mecânico e obedecem as leis de causa e efeito.
O medo da morte é outro fator de infelicidade e angústia. Com a ausência dessa fobia os seres humanos seriam mais felizes.
Para Epicuro "a morte é a privação das sensações."
Em Epicuro há três classs de desejos:
* Naturais e necessários: comer, beber e drmir.
* Naturais e desnecessários: comer alimentos refinados, beber líquidos especiais e dormir no luxo.
* Não naturais e desnecessários: desejos de riqueza, fama e poder.
Epicuro: "quem espera muito corre o risco de se decepcionar."
Epicuro acreditava que ao se contentar com o pouco é o caminho da felicidade.
Sabemos que nem todo prazer gera uma felicidade eterna, nisso devemos agir de forma racionalmente para escolher bem. Nada de fama, poder ou status é proibido, mas se deve tomar cuidado. Coisas simples são boas e prazerosas como uma boa conversa, uma boa música, etc. Já outros prazeres podem ser explosões de sentimentos passageiros, momentâneos e de curto prazo.
Usar a racionalização trara a oportunidade ímpar de uma transição ao alcance da Autarquia, isto é, ao governo da própria vida, há não pedendência de elementos externos. Com a transição racional e o alcance da autarquia se atinge a Ataraxia, palavra grega que significa Imperturbalidade da alma com a ação de indiferença sobre o que acontece no mundo ou ao seu redor. Essa é a finalidade última dos epicuristas.