A filosofia presente nos filmes
Por: Diego N.
17 de Maio de 2022

A filosofia presente nos filmes

Filosofia Ensino Médio Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância

  BIMESTRE:    TURNO:    TURMA:     
  ALUNO (A):
    
  DISCIPLINA: Filosofia


  PROFESSOR(A): Diego Diniz  

 

A filosofia presente nos filmes


Matrix e a Caverna de Platão


O filme se centraliza na ideia do sujeito (nesse caso Neo) se libertar daquele mundo que lhe é apresentado como o mundo real, mas que na verdade não é o mundo real. Nisso vemos que Neo tem duas opções para escolher, fingir que nada esta acontecendo ou se desprender das algemas que o aprisionam invisivelmente.


A Origem - O platonismo e o mundo inteligível 


Nesse filme vamos poder perceber o platonismo e o mundo inteligível.


Para o filósofo Platão, um dos patronos da filosofia que teve grande influência sobre o ocidente, o real é o mundo inteligível, o mundo das ideias.
Para Platão a nossa vida quanto ser humano, as  nossas experiências são limitadas, mas ela tras em si lembranças do mundo das ideias. Esse filósofo acreditava na existência de dois mundos chamados ou conhecidos como o mundo sensível e o mundo inteligível.
O mundo sensível é o tangível, que nós vivemos e o mundo das ideias seria metafísico, aonde se centram entidades espirituais, os deuses, demônios, anjos, o abstrato, etc.


Show de Truman


O que seria o mundo real e o mundo imaginário? E se você descobrir que sua vida é uma ilusão e despertar, qual seria a sua decisão? No show de Truman, quando ele "desperta" e quer sair da caverna, as próprias pessoas que estão na caverna não torcem para que o mesmo saia.


The Eichmann Show (2015)


Eichmann foi o responsável por matar milhares de judeus durante a segunda guerra mundial. Em seu julgamento se mostra indiferente. O juiz que foi delegado no decorrer do julgamento era crente na humanidade, este acreditava que o ser humano pode ser bom, mas Eichmann se mantém indiferente durante o processo do julgamento. 
Com a atitude de Eichmann, levanta-se a questão: "Somos o que somos" ou "Somos resultados do meio?" Este filme levanta a questão de "Quem realmente somos e quais são as máscaras que usamos?"


Para refletir juntamente com o contexto:


Immanuel Kant - "Nem tudo o que é bom, é certo". "As vezes você quer fazer algo, mas aquilo não é o certo." E também pode existir algo certo a se fazer e você não quer.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil