
Platão e sua filosofia

em 08 de Janeiro de 2024
História da apogética no cristianismo
Patrística é o nome dado ao grupo dos primeiros cristãos e os posteriores nos séculos II até o século VIII, que foi um corpo doutrinário do cristianismo.
No princípio os ensinamentos de Jesus Cristo eram baseados nas suas pregações e logo em seguida nos escritos que seus seguidores começaram a fazer.
O propósito de escrever e relatar tais ensinamentos veio pela própria necessidade da época.
Vemos que um determinado homem, com certa influência em sua época pedi ao senhor Lucas, que também era médico e historiador para fazer um trabalho relatando sobre a vida de Jesus Cristo, nisso temos o início do evangelho escrito por Lucas e o livro de Atos dos apóstolos, que inicialmente eram apenas um volume. (saiba mais sobre a bíblia sagrada acessando este e outros artigos da página - https://profes.com.br/diego.nascimento/blog/bibliologia-aula-sobre-a-biblia-sagrada)
Em breve e poucas palavras supramencionadas, podemos entender que os seguidores de Jesus, que conviveram diretamente com ele ou não, como é o caso de Marcos e Lucas que não andaram com Jesus, pois estes se converteram depois. Mas, mesmo assim se colocaram na disposição do trabalho de se fazer conhecida a vida e obra de Jesus. E isso, não somente pregando e ensinando, mas, também relatando os acontecimentos de forma escrita.
Essa necessidade também se deu devido a vários grupos existentes na época e posterior que se opunham aos ensinamentos dos discípulos. O próprio Jesus enfrentou tais problemas com oposições como o exemplo dos fariseus e saduceus.
O princípio da apologética cristã veio de campos de conflitos ideológicos, posicionamentos de combater os ensinamentos de Jesus e posteriormente de seus discípulos, em meio a esses acontecimentos veio literalmente debates boca-a-boca com opositores, combatidos incansavelmente tanto por Jesus, como por Tiago, Paulo, Pedro, Timóteo entre outros. Com tudo isso acontecndo, nasceu a necessidade da apologética (defesa).
Na época de Paulo e Timóteo, a igreja estava sofrendo ataques internos e externos, como o difícil trabalho de Timóteo na igreja de Éfeso. Ali havia presbíteros com má fé e conduta ensinando errado para os que ali estavam congregando. Timóteo enviado por Paulo, que foi o fundador desta igreja (cita-se de passagem) deveria combater os falsos ensinos e voltar a igreja para o eixo.
Por mais que a apologética vai ser sistematizada posteriormente e de forma mais concreta, já vemos em Jesus e seus primeiros discípulos as bases da defesa do cristianismo.