A História da apologética no cristianismo
Por: Diego N.
06 de Setembro de 2022

A História da apologética no cristianismo

Teologia e Filosofia

Teologia Ensino Religioso História da Igreja Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Antigo Testamento Novo Testamento Ensino Médio

História da apogética no cristianismo

 

Patrística é o nome dado ao grupo dos primeiros cristãos e os posteriores nos séculos II até o século VIII, que foi um corpo doutrinário do cristianismo.

 

No princípio os ensinamentos de Jesus Cristo eram baseados nas suas pregações e logo em seguida nos escritos que seus seguidores começaram a fazer.

 

O propósito de escrever e relatar tais ensinamentos veio pela própria necessidade da época.

 

Vemos que um determinado homem, com certa influência em sua época pedi ao senhor Lucas, que também era médico e historiador para fazer um trabalho relatando sobre a vida de Jesus Cristo, nisso temos o início do evangelho escrito por Lucas e o livro de Atos dos apóstolos, que inicialmente eram apenas um volume. (saiba mais sobre a bíblia sagrada acessando este e outros artigos da página - https://profes.com.br/diego.nascimento/blog/bibliologia-aula-sobre-a-biblia-sagrada)

 

Em breve e poucas palavras supramencionadas, podemos entender que os seguidores de Jesus, que conviveram diretamente com ele ou não, como é o caso de Marcos e Lucas que não andaram com Jesus, pois estes se converteram depois. Mas, mesmo assim se colocaram na disposição do trabalho de se fazer conhecida a vida e obra de Jesus. E isso, não somente pregando e ensinando, mas, também relatando os acontecimentos de forma escrita.

 

Essa necessidade também se deu devido a vários grupos existentes na época e posterior que se opunham aos ensinamentos dos discípulos. O próprio Jesus enfrentou tais problemas com oposições como o exemplo dos fariseus e saduceus.

 

O princípio da apologética cristã veio de campos de conflitos ideológicos, posicionamentos de combater os ensinamentos de Jesus e posteriormente de seus discípulos, em meio a esses acontecimentos veio literalmente debates boca-a-boca com opositores, combatidos incansavelmente tanto por Jesus, como por Tiago, Paulo, Pedro, Timóteo entre outros. Com tudo isso acontecndo, nasceu a necessidade da apologética (defesa).

 

Na época de Paulo e Timóteo, a igreja estava sofrendo ataques internos e externos, como o difícil trabalho de Timóteo na igreja de Éfeso. Ali havia presbíteros com má fé e conduta ensinando errado para os que ali estavam congregando. Timóteo enviado por Paulo, que foi o fundador desta igreja (cita-se de passagem) deveria combater os falsos ensinos e voltar a igreja para o eixo.

 

Por mais que a apologética vai ser sistematizada posteriormente e de forma mais concreta, já vemos em Jesus e seus primeiros discípulos as bases da defesa do cristianismo.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Antigo Testamento História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil