Aborto
Por: Diego N.
27 de Dezembro de 2022

Aborto

Vida ou Morte

Teologia Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Bíblico

   Artigo sobre Aborto 


Doutorado Diego Do Nascimento Diniz


Um primeiro ponto que devemos ter em mente é que a bíblia não trata do assunto do aborto diretamente. A bíblia nos dá vários textos em que podemos ver essa temática e qual é a posição de Deus sobre o aborto.


No cristianismo não é uma opção para as mulheres a escolha pelo aborto. Na Lei em Êxodo vemos que para uma pessoa que mata alguém, cometendo assim um homicídio, na Lei essa pessoa também deveria morrer. Na questão do aborto temos a mesma aplicação.


Na passagem tão conhecida do profeta Jeremias vemos que Deus o escolheu antes mesmo de sua formação no útero de sua mãe. Já em Êxodo, novamente citando a Lei, vamos ver que a pena para quem mata uma pessoa ou comete a agressão de um aborto é a mesma: a morte.


Em Gênesis 9.6 vemos que no período da Lei Noética, quem matasse uma pessoa, quem matou deveria morrer de igual modo pois em ambos os casos de homicídio ou aborto esta matando um ser que é a imagem e semelhança de Deus.
 Uma polêmica levantada na questão do aborto é: e em caso de estupro ou incesto o que fazer? 
As pessoas ardilosamente tentam entrar por este ponto estrategicamente para justificar o aborto, no entanto uma questão é: dois erros não fazem um acerto.


O fato trágico do pai ser maligno não se deve fazer uma transferência de culpa para o bebê. Não estaríamos agindo diferente de Adão quando pecou e culpou a Deus primeiro e depois culpou Eva. 


A própria mãe pode estar cuidando da criança, este bebê pode ser doado, os avós podem se responsabilizar, etc. Temos alternativas plausíveis que podem ser tomadas corretamente.


Outro ponto que surge é a questão da vida da mãe estar em risco e a “alternativa” é o aborto. Uma questão que devemos lembrar aqui é que, na maioria das vezes em que um aborto acontece, é pelo fato da mãe não querer estragar seu corpo, é o famoso e nada novo “culto ao corpo perfeito”. As vezes em que acontecem estes fatos são raros e não é justificativa para abortar um bebê.


Apesar da situação ser bem drástica, devemos sempre manter a fé e acreditar no Deus em que servimos e que pode mudar qualquer situação. O casal que esta passando por este momento tão delicado deve orar a Deus e pedir sabedoria para solucionar este problema.


Dados estatísticos nos apresentam que 94% dos abortos cometidos hoje são por escolha da mulher ou do casal que não querem a criança. E nos outros 6% não apresentam tão grandes riscos a vida da mãe ou do bebê.


Acima de tudo a vida é algo maravilhoso que o Senhor concede a muitos e Deus sendo o autor da Vida, somente ele tem o direito de tirá-la.


O aborto é pecado tanto quanto qualquer outro. Uma mãe que abortou,um  pai que encorajou ou o médico que fez o aborto podem receber o perdão de Deus.


Um outro caso que temos é o aborto espontâneo. Estes tipos de casos são acontecimentos na genética podem ser os cromossomos, infecções, mal formação uterina, etc. Quando isso acontece ocorre o aborto espontâneo.


Falar sobre este tema é muito difícil, muitos já entraram nessa temática para tentar esclarecer, mas a questão no fundo aqui é: não é fácil. Cometer um aborto para alguns é errado e pecado pois esta matando uma vida. Nisso entramos no ponto de quando uma vida se inicia ou não. Para alguns um embrião e feto não são seres humanos ainda. Já para outros são.


Em alguns países o aborto é permitido, já em outros não. De qualquer forma, o assunto é espinhoso. 


Jr 1.5 - Antes de que te formasse no ventre eu te conheci, e antes que saísses do útero eu te santifiquei, e te ordenei como profeta para as nações. 


Neste versículo acima o que devemos levar em consideração é que não se trata de reencarnação como ensinam alguns. Aqui não se trata da alma, mas sim do ser humano. A bíblia não ensina reencarnação, mais sim ressurreição. Deus aqui esta chamando Jeremias para um ministério que Deus já o havia predeterminado antes do seu nascimento. Aqui há a revelação da presciência de Deus sobre o chamado de alguém, assim como podemos ver na vida de Paulo (Gl 1.15,16).


Quando Deus fala que conhecia Jeremias antes que ele se formasse no ventre indica a pessoa que esta se formando no ventre, não a alma. Com isso logo entendemos que Deus se preocupa com a formação da vida em seu todo, desde o pré-natal até o término da vida. 


No texto de Jeremias vai aparecer a palavra “conhecer” que em hebraico é “yada” e essa palavra trás um sentido de compromisso, um relacionamento, um cuidado, um estar presente com amor e atenção.  


Assim como aconteceu na vida de Jeremias, também aconteceu na vida de outros como Ciro (Is 44.28 , 45.1) e Josias (1Rs 13.2). Quando uma pessoa nasce ela tem um propósito.


Temos alguns outros personagens que Deus os escolheu com propósitos definidos como Paulo (Gl 1.15,16), Sansão (Jz 13.2 - 25), João Batista (Lc 1.15 17), Jesus Cristo (Mt 1.18 - 25). Vamos ter também Samuel que sua mãe o pediu e o entregou a Deus com um propósito.


Êx 21.22 ao 25

22 Se homens lutarem e ferirem uma mulher grávida, assim que seu fruto se apartar dela, e não havendo outro dano, certamente será punido, conforme o que impuser o marido da mulher; e ele pagará segundo o que os juízes determinarem.
23 E se houver qualquer dano, então darás vida por vida,
24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,
25 queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

Vemos algumas semelhanças nas Leis de Moisés com as Leis do antigo império Babilônico que foi o primeiro povo a fazer um código de leis do mundo. Existe um código de Lei conhecido pelo nome de Talião. Este elaborado nos diz sobre normas a serem seguidas do tipo olho por olho, dente por dente, etc.

Ao contrário do que alguns pensam, este código não foi criado para justificar ou apoiar a vingança, mas sim ao contrário, para frear este tipo de sentimento negativo. Em meio os povos semíticos era normal algum parente do falecido matar o homicida, mas quando isso acontecia era com requintes de crueldade. 

Essa lei que aparece em Êx 21.22-25, também aparece em Lv 24.19,20, e Dt 19.21. Aqui vemos que um vingador que seria um parente mais próximo poderia matar o homicida do falecido, este era conhecido como “o vingador do sangue” (do hebraico: GOER Nm 35.19-27). Aqui podemos ver um contraste entre o cântico perverso de Lameque quando diz que o seu sangue será vingado ate setenta vezes sete (Gn 4.23,24). O cântico maligno de Lameque foi colocado um freio com as Leis de Deus dadas a Moisés. Nessa lei entendemos que a vida da mãe, do bebê ou de um adulto tem o mesmo valor pra Deus.
 

Esta LEI acima é a de Deus. Vamos ver a nossa Constituição conforme o livro VADE MECUM Acadêmico de Direito:
Código Penal – Livro VADE MECUM 2009, página 339:

Infanticídio:

Art. 123. Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após:

Pena – detenção, de dois a seis anos.

Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento

Art. 124. Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque:

Pena – detenção, de um a três anos.

Aborto provocado por terceiro

Art. 125. Provocar aborto, sem o consentimento da gestante:

Pena – reclusão de três a dez anos.

Art. 126. Provocar aborto com consentimento da gestante:

Pena – reclusão, de um a quatro anos.

Parágrafo único. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante não é maior de quatorze anos, ou é alienada ou débil mental, ou se o consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.

Forma qualificada

Art. 127. As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em conseguência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofre lesão duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.

Art. 128. Não se pune o aborto praticado por médico:

Aborto necessário

I – se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

Aborto no caso de gravidez resultante de estupro

II – se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Gn 9.6 Quem assim derramar o sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado, pois à imagem de Deus ele fez o homem. 

Textos como Gn 9.6, vamos ter Lv 24.17, Mt 19.18, Mc 10.19, Lc 18.20, Rm 13.9, Tg 2.11. Que fala sobre o homicídio. O verbo que se usa no A.T para matar trás o significado de cometer um ato premeditado, nesse caso assassinar premeditadamente (Sl 94.6). Para Deus no momento em que o óvulo é fecundado, existe vida. Então cometer aborto é cometer assassinato premeditado, pecado premeditado, consciente. No sentido da Lei de Moisés indica que não se pode matar alguém cometendo assassinato de forma ilegal, pois isso pode acontecer de forma involuntária ou imprudente (Dt 19.5). O assassinato aqui é proibido no sentido de se derramar sangue inocente. 

Em nossa Constituição cometer Aborto, é cometer crime, aborto é assassinato. Decidir unilateralmente a questão do aborto é cometer pecado premeditado. Nem todo tipo de assassinato descrito na bíblia sagrada é proibido, no entanto o aborto é assassinato.

Os pro aborcionistas defendem o aborto provocado, até criam palavras bonitinhas para ficar mais elegante do tipo: “evacuação do conteúdo uterino, remoção pós-conceptiva do conteúdo da fertilidade”.

Para o cristianismo o aborto não é viável em nenhuma circunstância. Vemos as filhas de Ló cometendo aborto por terem engravidado do próprio pai? Não! Bate-Seba cometeu aborto por ter traído seu esposo? Não! O caso de Tamar e Judá é texto bíblico para tese de aborto? Não!    

Gn 1.26 E disse Deus: Façamos um homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre toda a coisa rastejante que rasteja sobre a terra.
27 Assim Deus criou o homem a sua própria imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea ele os criou.

Não podemos e nem devemos matar alguém principalmente por este ser a imagem e semelhança de Deus.

Em Sl 139.13 -16 nos mostra a onisciência e onipotência de Deus e de como ele esta presente na vida do ser humano a todo momento. A concepção a luz de alguns textos esta no principio da fertilização em que o espermatozóide fecunda o óvulo.
Vemos o cuidado de Deus na vida daqueles que ainda estão em formação como João Batista, Jesus e Jeremias. (Lc 1.31, 36, Jr 1.5). Vemos Deus estando presente na formação do novo ser humano que esta para nascer (Is 44.2, 24).


Sl 139.13-16: aborto provocado é assassinato. A nossa bíblia considera aborto um assassinato. Antes mesmo da formação completa da criança ela já é conhecida por Deus. Nosso Senhor já considera desde a concepção, quando o óvulo é fecundado, um ser humano a nível de adulto igualmente. Onde vemos isso na bíblia? Em Êx 21.18-36, aqui neste texto de forma texto com contexto (de forma mais completa), quando ocorre um aborto, quem o provocou deve ser morto da mesma forma. Vemos que ainda esteja nos primórdios de embrião, feto ou bebê é considerada valiosa como um adulto. Jeremias 1.5 é mais uma prova da Onisciência e presença de Deus na formação de cada ser humano. Pessoas que ainda não nasceram já é descrito como já tendo pecados Sl 51.5, ou tendo alegria Lc 1.44. Matar um inocente é cometer assassinato.


O verbo fui formado do hebraico ASAH, de forma geral significa: começar e terminar. Trás o sentido de obrigação moral ou um objetivo em vista.


Entresteceste-me ou entretecido: nos mostra a idéia das veias de cor azul, artérias vermelhas e ossos brancos sendo formados. 
Entretecido significa “bordado com várias cores”. Já a palavra terra aparece no texto com o sentido de útero, algo oculto, escuro, etc. Já corpo informe trás o sentido de uma argila que ainda não se tornou uma obra de arte.


Sl 139.13 – Possuíste do hebraico QANAH: Obter, estabelecer, erigir. De acordo com o contexto não indica possuir completamente, mandar, restrição, mas sim Confeccionar ou formar no interior do ventre. No verso 15 diz que todo corpo esquelético, tendões, veias, cobertura, músculos, etc. Todos eles foram entretecidos “bordados com várias cores”. Aqui nesse verso trás o significado de formação e crescimento completo do corpo humano até a concepção.


Sl 139.16 – “o meu corpo ainda informe”. Em hebraico é GOLEM: uma massa sem forma, como o embrião ainda em desenvolvimento. Aqui fala desse óvulo sendo penetrado até a desenvoltura do embrião a feto e deste até bebê.


O texto nos diz que já existia um livro que Deus possuía para escrever o passa a passo do desenvolvimento embrionário. É interessante que Jesus Cristo parece ratificar isso em Mt 10.30 quando diz que até os cabelos de nossa cabeça estão todos contados.


Norman Geisler e Thomas Howe, duas grandes autoridades teológicas no livro Manual de dificuldades bíblicas, traduzido por Milton Azevedo Andrade. São Paulo: Mundo Cristão, 2015. São contra o aborto na página 71 na referência de Êx 21.22,23.

Sl 51.5 – “fui formado”: Essa expressão transliterada do hebraico para o português vai ter muitos significados diferentes entre eles do tipo: “contorcer-se de dor” (especialmente no parto), dar a luz, ter filho, fazer parir, dar cria, dor, formar, doer, gerado, formado, dor de parto, ser formado, nascer. Essa palavra em muitas vezes é usada para descrever as dores e o esforço para dar a luz Sl 29.9, Is 26.17, 51.2.


Sl 51.5 – Embrião, feto ou bebê a luz da palavra de Deus é a mesma essência, matéria, pessoa, etc. Aqui não se trata de um ser humano em potencial (desenvolvimento), mas sim de uma vida valiosa pra Deus. O fato de Davi ter dito que era concebido em pecado já é uma comparação aos pecados de adultos dando assim a entender que seja embrião, feto ou bebê um ser humano não esta em condição de potencial (desenvolvimento), mas sim um ser pleno. Ainda que o ser humano esteja entre essas três fases, ainda sim já é considerado um ser vivo e completo. 


Embrião: é o produto da concepção (concepto) do momento da fecundação até 8 semanas de vida embrionária. Feto é o bebê em formação dessa época até o fim da gestação. 


Os profissionais da Medicina oscilam muito em seus pensamentos na classificação destes três pontos acima. A bíblia não! Seja qualquer um destes três, para Deus e sua palavra já é vida.


As informações aqui mostradas serão pelo olhar da medicina e teologia


Contraceptivos


Contracepção: é o ato de evitar a gravidez. Os métodos desse controle incluem medicamentos, procedimentos e requerem uma consulta médica.


Pílula contraceptiva, DIU, Injeção anticoncepcional, Preservativo masculino, Diafragma, Espermecidas, Capuz cervical, preservativo feminino, esponja contraceptiva, Adesivo anticoncepcional, Anel vaginal, Vasectomia, Ligadura tubária, Implante contraceptivo.
Pílula contraceptiva: As pílulas contraceptivas orais combinadas são um medicamento de uso diário que contém dois hormônios (estrogênio e progestina) para evitar a gravidez.


DIU: O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo.


Injeção anticoncepcional: A injeção consiste em uma dose do hormônio progestina, que atua como contraceptivo por três meses. Ela não pode ser administrada em casa, apenas por um profissional da saúde.


Preservativo masculino: O preservativo é um envoltório fino usado no pênis durante o ato sexual para evitar a gravidez. Ele é o único método contraceptivo que previne a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. É facilmente encontrado em versões com ou sem látex e espermicidas.


Diafragma: Um diafragma é um copinho de silicone em forma de cúpula que é inserido na vagina algumas horas antes do ato sexual para evitar a gravidez. Para ser eficaz, é necessário que ele seja usado com espermicida para impedir que os espermatozóides cheguem aos óvulos.


Espermicida : Espermicida é uma substância química que mata os espermatozóides. Ele é encontrado em cremes, películas, espumas, géis e supositórios, que podem ser comprados em farmácias.


Capuz cervical: O capuz cervical é um método de contracepção do tipo barreira. Ele se encaixa no cérvix e bloqueia a entrada do esperma no trato reprodutor feminino. O capuz cervical pode ser feito de látex ou silicone. Seu tamanho comparado ao diafragma é menor.


Preservativo feminino: O preservativo feminino (ou interno) é semelhante a um saco plástico e é inserido na vagina ou no ânus antes do ato sexual como método contraceptivo e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Funciona como os outros preservativos; a única diferença é que seu uso é interno.


Esponja contraceptiva: A esponja vaginal é uma pequena espuma plástica branca que é inserida na vagina. Ela pode ser inserida até 24 horas antes do ato sexual.


Adesivo anticoncepcional: O adesivo é um objeto de plástico fino da cor bege, semelhante a um curativo quadrado. É fácil de usar e funciona como a pílula, mas só precisa ser trocado uma vez por semana.


Anel vaginal: O anel é um pequeno objeto de plástico flexível inserido na vagina para atuar como contraceptivo. Ele funciona como a pílula, mas só precisa ser inserido uma vez por mês.


Vasectomia: Como é feita a vasectomia? É um método de contracepção eficiente e seguro. O procedimento é bastante simples e feito com anestesia local. Consiste em cortar e ligar os ductos deferentes, dois pequenos tubos que saem de cada um dos testículos e por onde passam os espermatozóides no momento da ejaculação. Vasectomia é um procedimento médico de esterilização para homens que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.


Ligadura tubária: Laqueadura é um procedimento médico de esterilização para mulheres que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.


Implante contraceptivo: O implante é um bastonete bastante pequeno inserido sob a pele do braço da mulher para atuar como contraceptivo. Ele é invisível e evita a gravidez por até três anos.


Coito Interrompido: é a ação de gozar fora da vagina sem estar usando preservativo. Esse método é falho devido a instabilidade de controle que o homem possa ter. Nisso se decai no risco de que no liquido de lubrificação do pênis possa passar um pouco de espermatozóides. 


Os métodos acima descritos são alguns usados para planejamento familiar, assim dizem alguns. Cada mulher deve passar por uma avaliação médica, pegar seu histórico e traçar um planejamento anticoncepcional. Cada mulher tem suas próprias escolhas ao final da avaliação do(a) ginecologista. Cabe ao responsável orientar e desaconselhar métodos que possam colocar a vida da mulher em risco, no entanto, ao final a escolha continua sendo da mulher.


Temos alguns métodos anticoncepcionais muito eficientes que não utilizam de hormônios em sua pragmática tipo: DIU: índice de falha 0.1%, Vasectomia e Laqueadura: índice de falha: 1%, Abstinência sexual: 0%.


Alguns são eficientes como: camisinha 8% a 20%, diafragma 8% a 20% e camisinha feminina de 8% a 20% de falha.
Pouco eficientes temos: espermaticida com 20% de falha, Método de muco cervical de 10% a 20% de falha, tabelinha de 10% a 20% de falha.


Métodos anticoncepcionais com hormônios


Este tipo de abordagem esta classificada entre eficientes e meio eficientes. Nesse caso a gravidez é controlada por meio de hormônios.


Muito eficientes temos: Pílula com 0,1% de falha, injeção anticoncepcional 0,1% de falha, sistema Intrauterino Liberador de Levonorgestrel (SIU) 0,1% de falha, implante 0,1% de falha, anel vaginal 0,1% de falha, adesivo anticoncepcional 0,1% de falha.
Eficientes: pílula do dia seguinte 5% a 20% de falha.


Formas anticoncepcionais, o que a bíblia diz?


De forma geral é mais um assunto espinhoso que tratamos. A bíblia não fala explicitamente sobre este tema, não vemos condenação ou aceitação por parte da mesma. Laqueadura tubária, vasectomia, entre outros não eram conhecidos  nos tempos bíblicos. A questão do controle de natalidade é uma escolha do casal. Se vão ou não optar por controle de natalidade definitivo como cirurgias.


Devemos levar em consideração alguns textos da bíblia sagrada como o Sl 127.3-5 que nos mostra que as crianças são um dom de Deus. Os filhos devem ser vistos como uma bênção para a família e não como um peso. Nos tempos bíblicos as mulheres que não davam a luz filhos eram consideradas como mulheres amaldiçoadas. É claro que cada casal deve planejar bem a chegada de uma criança.


Vários pontos podem ser considerados no caso de uma escolha por controle de natalidade permanente. O casal pode estar passando por momentos delicados como financeiro, já tem filhos e sentem que não querem ou precisam ter mais, estão passando por uma situação difícil no casamento, problemas de saúde, etc. São vários pontos a serem analisados.


O controle de natalidade não deve ser uma escolha por mera vaidade (Fl 2.3,4). Apesar de a  bíblia não proibir o controle de natalidade permanente não quer dizer que em todos os casos esta correto também.


A ordenação de Deus ao primeiro casal é que eles crescessem e se multiplicassem (Gn 1.28). Em nossa era, ter filhos virou sinônimo de dificuldades, problemas, atrasos, etc. Hoje a carreira profissional é mais importante e ter filhos atrapalha seu caminhar e desenvolvimento, atrapalham a vida social, etc.


Um texto utilizado para a não aprovação dos anticoncepcionais é Gn 38. Aqui neste texto nos mostra a família de Judá. Este tendo três filhos. O mais velho chamado de Er se casa com uma mulher por nome de Tamar. Algum tempo se passa e este morre porque o próprio Deus o mata. Nessa época já existia uma Lei conhecida como Levirato. Essa Lei mandava que, caso um irmão mais velho morresse e não deixasse filho o segundo filho mais velho deveria se casar com a viúva e dar continuidade na descendência da família, no entanto, não seria o nome do marido atual que levaria o nome da descendência, mas sim o do falecido.


Isso não agradou a seu irmão Onã e quando este tinha relações com sua esposa, praticava o coito interrompido não ejaculando na mulher para esta não engravidar. Aqui vemos que Onã apenas usava Tamar para seu beneficio e não cumpria a ordenação da Lei daquela época o que depois também veio a fazer parte do Pentateuco Dt 25.5,6.


O que podemos ver de forma não tão clara no texto, é que Deus não esta indo contra o coito interrompido de Onã, mas sim a questão de que Jesus teria que vir da tribo de Judá e isso não estava acontecendo. A tribo de Judá não estava se desenvolvendo, por isso Deus mata Onã. Quando Deus mata Er a bíblia não nos explica o por que, mas quando vemos a morte de Onã conseguimos entender melhor os propósitos de Deus. Onã estava com motivos egoístas e quando métodos anticoncepcionais são usados dessa forma vemos erros.


Temos vários textos bíblicos que nos falam dos filhos como bênção do Senhor das mães ou pais sendo felizes por isso: Gn 4.1, 33.5, 21.1-3, 25.21,22, 30.1,2, 1Sm 1.6-8, Lc 1.7,24,25,42, Jr 1.5, Gl 1.15, Sl 113.9, 139.13-16.
A contracepção não é algo errado. Vemos que este ato é justamente ao contrário da concepção. As motivações por detrás da ação é que indicam ser certo ou errado. Os motivos de Onã eram errados. 


Uma pessoa que sente que não tem maturidade para ser mãe no momento pode sim estar adotando os métodos anticoncepcionais temporariamente. Talvez não se sinta psicologicamente capaz, espiritualmente ou financeiramente. Neste caso falamos de métodos não permanentes, mas temporários. Em todo caso, a decisão sempre será do casal.

 
Bibliografia:


Bíblia de Estudos Plenitude

Cartilha: AIDS na adolescência. Infecções Sexualmente Transmissíveis. 2º tiragem: 3.000 exemplares. Texto: Rosimeire Rodrigues de Souza. Participação de alunas de outras escolas, Escolas Estaduais: Professora Lígia Maria Magalhães, Boa Vista, Alisson Pereira Guimarães ,Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco. Colaboradores: Revisão: Sueli Maria do Nascimento; Consultoria Científica: Marcelo Araújo Campos. Editoração eletrônica da primeira edição: Alfredo Albuquerque. Impressão: Gráfica e Editora Sigma Ltda.

Escola Viva: Programa de pesquisa e apoio escolar: o tesouro do estudante. – 1. Ed. – São Paulo: Editora Meca. Vários autores. 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Antigo Testamento História da Igreja Ensino Religioso
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil