Anjos e Demônios
Por: Diego N.
24 de Novembro de 2021

Anjos e Demônios

Sobrenatural

Teologia Vida e espiritualidade Doutrinas da Igreja Religião

Angelologia a Doutrina sobre os Anjos


Dr. Diego Do Nascimento Diniz (deixe seu comentário nesse artigo)


Anjo do grego Aggelos e Logia do grego que significa doutrina, pesquisa, estudo, etc.


Angelologia a doutrina, pesquisa ou estudos sobre os anjos.


Anjo de ANGELUS do latim derivado do grego arcaico ANGELOS.

Anjo de  AGGELOS vem do grego. Anjo de MAL’ACH que vem do hebraico.

Anjo de  ANGEO que vem do Galego, um português medieval, (língua falada no período medieval). O galego era da região de Galiza na Espanha (essa também é uma língua arcaica).


Qualquer uma das palavras acima significam: mensageiro, embaixador ou anjo.


Um pouco sobre as “classes” dos Anjos


Querubins do hebraico KERUVIM, plural de KERUV que significa: “o anjo que cobre”. Querubins são seres celestiais representados por figuras de OURO esculpidas sobra a Arca do Testemunho. Os querubins são mencionados cerca de 90 vezes no Antigo Testamento, só em Ezequiel aparece mais de 30 vezes.

ANGELUS do latim, derivado do grego arcaico (antigo) ANGELOS que significa “enviar uma mensagem” portanto um mensageiro, estes são seres celestiais invisíveis presentes nos cultos dos crentes em Deus.

ANJO do hebraico MAL’ACH que significa um mensageiro, embaixador, aparece mais de 200 vezes, as vezes se referindo a um mensageiro humano.

AGGELOS –  do grego (seres espirituais ou humanos). Aqui no sentido de humanos poderíamos aplicar a Teofania ( MALAK YAWEH manifestação de Deus em forma de anjo ou homem ao ser humano).
ANGEO – galego português medieval (seres espirituais ou humanos).

SERAFINS vem de uma palavra primitiva SARAPH que significa ‘estar em fogo’, um verbo significando queimar. Na maioria das vezes esse verbo significa ‘queimar intencionalmente’. Serafins só vão ser descritos em Is 6.

SATAN significa adversário, oponente, inimigo. Satan em hebraico aparece 27 vezes no antigo testamento e 36 vezes no novo testamento. O termo grego DIABO que veio do grego DIABLOS ele aparece 38 vezes no novo testamento de forma geral direta ou indiretamente por exemplo: Lúcifer, diabo, dragão, tentador, príncipe deste mundo, príncipe da potestade do ar, maligno, serpente, satan, pai da mentira, enganador, destruidor, caluniador, Abadom, Apoliom, Belzebu, Belial, adversário, acusador, anjo de luz, homicida, pai da mentira, leão que ruge, entre outros (Ap 9.11, 12.10, 2Co 11.13 ao 15, Jo 8.44, 1Pe 5.8).  

 
Referências gerais ao diabo aparecem cerca de 511 vezes só no novo testamento, assim crêem grande parte dos eruditos e estudiosos, e a bíblia descreve várias vezes a existência de Satanás. 


A crença nos anjos


A crença nestes seres é bem antiga e universal. Quando falamos neste ponto vamos ver que várias religiões pelo mundo acreditam em anjos. O Mormonismo, o Islamismo, Espiritismo, Catolicismo, entre outras são alguns exemplos. 


John Schwarz em seu livro Manual da Fé Cristã de 1999 disse que em sua época as pessoas não estavam tão crentes sobre a existência de anjos, demônios ou Satanás.


C. S. Lewis disse que algumas pessoas se preocupam demais com Satanás enquanto que outras não lhe dão devida atenção.


Embora muitos teólogos e psicólogos não crêem em demônios ou anjos do bem, podemos ver que eles atuam em várias partes do mundo Dn 10.13 ao 20. O Apocalipse registra que existem 4 anjos segurando ventos nas 4 pontas da terra para que estes não a destruam.


Morris Cerullo diz em seu livro Um espírito Demoníaco 1985 que a cada 10 pessoas pelo menos 8 estão possuídas por demônios ou recebendo grandes influências destes, sendo contabilizado cristãos. 


Os católicos baseiam-se em 1Rs 6.23 ao 28, este texto fala dos querubins que estão em cima da arca. Usam este texto para dizer que podem “adorar” os anjos. O problema é que só o Sumo Sacerdote uma vez por ano entreva no Santo dos santos e ninguém mais.


Os Espíritas dizem que satanás (anjo do mal) é uma personificação do mal. Acreditam que há espíritos de linha branca que seriam os do bem, e que existem espíritos atrasados.


Os Mormóns acreditam que após a morte as almas evoluem e se tornam anjos. Lúcifer (satanás) para os mórmons é um ser superior a todos os outros em nível de evolução.


Para a Igreja Luciferiana Jesus e satanás são os mesmos.


No Esoterismo os adeptos de lá crêem que existem espíritos evoluídos, em mestres  da sabedoria cósmica, nos espíritos da natureza como gnomos, elfos, salamandras, magos, druidas, em seres no centro da terra, em extraterrestres, fadas, entre outros.


Os Anjos Cabalísticos no Esoterismo é uma mistura de angelologia, espiritismo e astrologia. Os anjos tem casos amorosos, se apresentam como crianças despidas (cupidos), atendem orações, suas imagens são tidas como fortes amuletos, etc.  


Na Arte Medieval muitos anjos são desenhados com asas, mas essa idéia veio da deusa grega Nike. De religião para religião isso muda. Apesar dos anjos serem seres maravilhosos não devemos adora-los. A igreja de Colossos foi enganada por falsos mestres dizendo que a igreja deveria adorar os anjos.


 A bíblia sagrada vai relatar mais de 200 vezes sobre os anjos. No Antigo Testamento vai aparecer cerca de 108 vezes anjos, já no Novo Testamento aparece cerca de 165 vezes. No novo testamento 51 vezes os anjos aparecem nos evangelhos sinópticos (lembrando que esses são três evangelhos sendo eles: Mateus, Marcos e Lucas). Em Atos aparecem 21 vezes e em Apocalipse 67 vezes aproximadamente.


Os anjos vão ser mencionados em 35 dos 66 livros da bíblia sagrada.


A palavra anjo se aplica aos: profetas, sacerdotes, juízes, reis, pastores e ministros no geral.


Os anjos foram criados antes do mundo que conhecemos de Gênesis 1. Segundo o que lemos em Jó 38.1 ao 7, podemos entender que enquanto Deus criava o mundo e tudo o que nele há os anjos estavam aplaudindo as obras de Deus.


Temos algumas “classes” de anjos como os Serafins (Is 6);
Querubins (Gn 3.24, Êx 25.18, Ez 10.1 ao 9, Hb 9.5,);
Arcanjo (veja que essa palavra esta no singular e não plural – 1Ts 4.16, Jd 1.9, somente Miguel na bíblia sagrada é chamado de arcanjo Jd 1.9. O nome Miguel vai aparecer por 5 vezes na bíblia sagrada Dn 10.13, 21, 12.1, Jd 1.9 e Ap 12.7) e por fim alguns que são apenas chamados de anjos.
Gabriel é um dos anjos que conhecemos pelo nome assim como conhecemos Miguel Dn 8.16, Lc 1.19, 26.


No livro apócrifo de Tobias vai aparecer o nome de Rafael. O livro de Enoque cita alguns dos tidos como arcanjos.
Quando falamos de anjos devemos nos lembrar que existem duas divisões para estes, sendo que uma são os anjos bons e a outra os anjos maus conhecidos como demônios.


Apesar dos anjos bons serem grandes em força (Ap 5.2, 10.1, 18.21), inteligência  e velocidade (alguns estudiosos chegam a fazer a comparação da velocidade dos anjos com a velocidade da luz que chega há 300.000 (trezentos mil) quilômetros por segundo) eles não são eternos Sl 148.2 ao 6.


Os anjos nos parecem em muito das vezes seres do sexo masculino, no entanto anjos não tem sexo, são seres completamente assexuados (Mt 22.30), não são nem homens e nem mulheres.


Panorama sobre os anjos


Os anjos são uma criação distinta das que conhecemos com relatos de Gênesis (Cl 1.16). Não sabemos ao certo quando foram criados (Jó 38.4 ao 7, Ne 9.6, Sl 148.2,5), o que sabemos é que não são desde a eternidade, somente Deus é desde a eternidade. 


A natureza dos anjos


Estes seres são chamados de “filhos de Deus”, mais, 4 classes se aplicam a essa colocação: os anjos (Jó 1.6,13, 2.1, 38.1 ao 7,), Adão (Lc 3.38), os crentes salvos (Jo 1.12, Rm 8.15, Mt 5.9, 9.15, 15.26,) e Jesus (Mt 8.29, 26.63, 27.54, Mc 1.1, 5.7).


Os anjos são seres espirituais (Sl 104.4, Hb 1.14);
são inteligentes (Ez 28.12,17);
Não podem ler nossos pensamentos (1Rs 8.39);
Não são oniscientes (Mt 24.36);
São seres poderosos (Sl 103.20, Is 37.36 o anjo que mata milhares, At 12 Pedro solto da prisão, Ap 7.1 anjos detendo os ventos);
Anjos adoram (Jó 38.1 ao 7, Ap 4.7,8);
Protegem (Gn 3.24, Sl 34.7);
Servem aos santos (1Rs 19.5 ao 7, Gn 24.7)
São mensageiros (em acontecimentos definitivamente importantes como foi o caso do anjo Gabriel que trouxe a mensagem a Daniel e Zacarias entre outros (Dn 10.10,17,18, Lc 22.41 a0 43, At 27.22 ao 24).


Demonologia ou Satanalogia (a doutrina sobre os demônios)


É evidenciado na bíblia sagrada uma hierarquia satânica para cumprir objetivos maléficos. Vemos duas classes de anjos, uma são os obedientes, e a outra dos desobedientes.


Uma parte dos anjos desobedientes estão presos, alguns acreditam que eles jamais poderão sair de lá pois já foram condenados definitivamente em prisões, os demais demônios também já foram condenados definitivamente, mas ainda estão soltos. Alguns acreditam que isso aconteceu porque estes demônios que estão presos definitivamente foram os que tiveram relações sexuais com mulheres e nisso passou a existir gigantes conhecidos como Nefilins.


Em Judas 1.6 nos fala que estes seres deixaram o seu principado, isso pode significar que não permaneceram fiéis no cumprimento de seus deveres, nisso tentaram ter um principado mais cobiçado. O texto diz que as algemas usadas são eternas, do grego AIDIOIS, no sentido de que nunca se desgastam. (Tem um ponto mais específico sobre este tema abaixo).


Os Demônios que estão soltos


Satanás esta solto, ele é o chefe supremo sobre os demais demônios. Vemos satanás na tentação de Jesus em Mt 4.


Satanás é descrito como o deus deste mundo, o amor ao mundo é alienação ao diabo, portanto inimigo de Deus 1Jo 2.15,16.Toda a ação demoníaca não é da vontade de Deus, mas é de sua permissão. 


A hierarquia destes demônios é descrita em Ef 6.10 ao 13, Dn 10.9 ao 13.


Para melhor entender este ponto devemos fazer a separação entre batalhas espirituais, pessoais e dificuldades sociais, nisso vamos entender melhor o que Paulo diz: “a luta não é contra a carne e nem sangue” (minhas palavras).


Na passagem de Ef 6.10 ao 13 se trata de batalha espiritual com armas espirituais e em especial a oração como uma dessas armas.


*PRINCIPADOS: do grego ARCHE – governantes, magistrados, príncipes, pessoas de influencia, autoridade, referindo-se aos principados ou entidades dentre os anjos Ef 1.21, 3.10, Cl 2.10.


*POTESTADES: em grego EKSOUSIA - privilégio, força, capacidade, competência, domínio, posição de controle, autoridade, jurisdição, etc. Poder sobre pessoas ou coisas, governo Cl 1.16, 2.10, 1Pe 3.22.


*Príncipes das trevas: em grego KOSMOKRATOR – um governante no mundo, um epíteto de satanás, governante. Palavra aplicada no novo testamento no sentido de príncipe deste mundo em Ef 6.12, usada no plural para satanás e seus anjos.


*HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE: em grego PNEUMATIKOS – diabolicamente um espírito. Adjetivo de PNEUMA , espírito, espiritual. A respeito de forças sobrenaturais da iniqüidade Ef 6.12.
______________________________________________________________
*Bíblia de estudos Palavras Chave: Principados (746), Potestades (1849),   Príncipes das trevas (2888), Hostes espirituais da maldade (4152).


Como em nosso contexto supramencionado, agora vamos abordar falando um pouco ssobre a visão que alguns estudiosos tem do surgimento, aparecimento dos connhecidos neefilins.


Quem eram os gigantes de Gênesis 6?


Vamos começar com a definição de gigantes.


Gigante(s): homem de estatura incomum que tinha uma estatura de mais de dois metros e meio. Nefilim, Refaim ou Gibbor são palavras em hebraico usadas para falar deles (2Sm 21.16, Nm 13.28, Dt 2.10).


Homens valentes (Gn 6.4). De enorme estatura (Nm 13.33).


A bíblia diz que a cama de Ogue, rei de Basã tinha 9 côvados Dt 3.11. Golias, um dos gigantes que a bíblia menciona tinha 6 côvados e um palmo de altura 1Sm 17.4. Temos um egípcio que também é descrito como um gigante, ele tinha 5 côvados  de altura (1Cr 11.25). Isbi-Benobe era mais um dos gigantes 2Sm 21.14. 
Anaque(s) ou Enaque(s): “Enaque” é  nome coletivo dos enaquins, e não é limitado a um indivíduo. É uma raça de gigantes  Dt 2.10,11. Alguns acreditam que sejam descendentes de Arba Js 15.13. Estes gigantes moravam na região ao sul de Canaã Js 21.11.


Haviam três famílias dos enaquins em Hebrom: os descendentes de Sesai, os de Ainã e os de Talma (Nm 13.22, Is 15.14). 
São chamados de Refains (Dt 2);
Josué os mata em batalha (Js 11.21,22);
Alguns sobreviveram em algumas regiões (Js 11.22);
Calebe luta contra gigantes e vence-os Js 15.14, Jz 1.20.
Emins: raça de gigantes Dt 2.9,10.
Nefilim: palavra hebraica “nephîlim”, é traduzida por “gigantes” em duas passagens da bíblia Nm 13.33 e Gn 6.4.
Refaim: significa gigante 1Cr 20.4.
Zanzumins: raça de gigantes Dt 2.20. Os amonitas chamavam os zanzumins de Refains Dt 2.20.


A bíblia de estudos Palavras-Chave vai descrever os gigantes da seguinte forma: (Palavra-Chave 5303) – NEPHILÎM: um lenhador, brigão, tirano ou gigante. A primeira vez que essa palavra aparece é em Gn 6.4. Ezequiel faz uma comparação dos nefilins em Ez 32.21,27. Não eram seres espirituais, mais sim homens de grande estatura.  
Vemos que estes gigantes podem ser descendentes de Lamaque e este de Caim (1Jo 3.12, Jd 1.11, Gn 4).


No antigo testamento vemos o abuso de poder  por várias vezes, Reis (alguns divinizados como o caso dos Faraós que eram considerados o Sol do Egito enquanto reinavam Gn 12.10). Davi em 1Sm 11 abusou de seu poder quando fica com uma mulher casada e ela se deita com ele. O Rei Assuero tinha um harém Et 2.1 ao 4. O próprio Lameque foi o primeiro a dar o mau exemplo e ter duas mulheres indo na contra mão da ordem de Deus, um casal, Adão e Eva. Monogamia e não poligamia.
Como vimos nos supramencionados, nefilim pode ser entendido como sendo homens de estátus no meio da sociedade. A raiz da palavra hebraica “cair” é “napal”, e pode indicar o destino de uma queda desses “grandes” homens Ez 32.20 ao 28.


Os Nefilins uma cosmovisão de alguns


Para alguns estes personagens bíblicos na verdade eram filhos de anjos com mulheres dando o resultado da hibridização dos nefilins. Alguns ainda interpretam que a finalidade última da hibridização de seres humanos com esses anjos era para contaminar o sangue humano impossibilitando que Jesus viesse a terra sem pecado (Gn 3.15, 4.26).


A maioria dos estudiosos acreditam que os filhos de Deus se trata da linhagem de Sete. Essa linhagem era reta e fiel a Deus em tudo.


As filhas dos homens seria a descendência de Caim, sendo que esta é totalmente maligna e perversa (Jd 1.11, 1Jo 3.12).


Outra interpretação que tem repercussão já algum tempo é de que a expressão “filhos de Deus” eram títulos para homens de elevadas posições.


A igreja primitiva não tinha dificuldades para entender que estes filhos de Deus relatados em Gn 6 eram de fato anjos, tanto é que em Judas (irmão de sangue de Jesus [Jd 1.1, Gl 1.19, 2.9,12, Mt 13.55, Jo 7.5], não Judas Iscariotes o traidor, como Pedro usaram da referência do Livro de Enoque). O que se entende na historia é que quando Agostinho inicia sua teologia ele começa a questionar essa interpretação, alguns dizem que Lutero e Calvino vão “apoiar” a teologia de Agostinho, já outros vão dizer que Calvino acreditava que os nefilins eram seres híbridos de anjos ou demônios e seres humanos. 


Logo podemos entender que as possíveis interpretações são de fato diversas. Anjos que tiveram relações sexuais com mulheres, pessoas que ficaram possuídas por demônios, uma mistura de jugo desigual, Mais um ponto que surge é de que estes anjos possam ter cometido este pecado após a queda de satanás, portanto outra porção de anjos.

Estes seres eram de fato sobrenaturais?


Os Nefilins segundo a crença hebraica e alguns livros não canônicos como o de Enoque por exemplo, são livros que falam dessa possível junção de anjos “filhos de Deus” com as filhas dos homens, dando resultados híbridos de meio anjos e meio humanos que ficaram conhecidos popularmente como Nifilins, vejamos o trecho que “Enoque” fala dos nefilins:


6.1 E ACONTECEU depois que os filhos
dos homens se multiplicaram naqueles
dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas
2 E quando os anjos, os filhos dos céus,
viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns
para os outros: Vinde, selecionemos para nós
mesmos esposas da progênie dos homens, e
geremos filhos.
3 Então seu líder Samyaza disse-lhes: Eu
temo que talvez possais indispor-vos na
realização deste negócio;
4 E que só eu sofrerei por tão grave cri-
me.
5 Mas eles responderam-lhe e disseram:
Nós todos juramos;
6 (E amarraram-se por mútuos juramen-
tos), que nós não mudaremos nossa intenção
mas executamos nosso empreendimento
projetado.
7 Então eles juraram todos juntos, e todos
se amarraram
(ou uniram)
por mútuo jura-
mento.

(observação: este livro foi escrito em 300 a.C).

As possíveis interpretações sobre este tema são diversas, mas vamos tentar falar de algumas delas.

Alguns acreditam que Nefilim é a tradução para gigante em Gn 6.4. dessa forma aqui e em (Nm 13.33). Já GIBBOR é traduzido como gigante em (Jó 16.14), outras passagens que vão aparecer vai ser a tradução hebraica de rapha.

Outros já pensam que a palavra gigante vem da tradução da Septuaginta da palavra hebraica “nephilim” que vai significar “os caídos”, que vai ter origem (etimologia) em “naphal”, “cair”. Essa palavra é ligada com a idéia de: “violência, atacar ou destruir”.

Alguns entendem que seja possível que estes seres sejam anjos que tiveram relações com as mulheres por causa da afirmativa “filhos de Deus”, mas não são apenas os anjos que assim são chamados.

A expressão “filhos de Deus” é aplicada a: Adão, a Jesus, aos anjos e aos salvos. Isso não é novidade nem no período veterotestamentário e nem no neotestamentário. 


Em Gn 6.4 nas versões da:


(King James [revista e atualizada até Janeiro de 2019],
NTLH da SBB [2012], 
Bíblia de Estudos Palavras Chave [edição de 2009],
Bíblia de Estudos Plenitude [...], 
Bíblia de Estudos Dake [Versão Almeida Revista e Corrigida edição de 1995], 
Almeida Corrigida Fiel,
e até mesmo na Bíblia Católica Edição de Luxo – Bíblia Sagrada traduzida em português da Vulgata Latina por Pe. Antônio Pereira de Figueiredo – São Paulo: DCL, 2006), em todas estas versões vai dizer que antes que os filhos de Deus tivessem relação sexual com as filhas dos homens, já haviam “gigantes” na terra.

Algumas Pessoas acreditam que os filhos de Deus sejam anjos que pecaram, devido à algumas passagens bíblicas em que estes seres sendo especialmente espirituais, são chamados de “filhos de Deus” como no caso de Jó 1.6, 2.1, 38.1 -7.


Em Patriarcas e Profetas, nós lemos: (Adventistas)


Naqueles dias os seres humanos eram de grande estatura. Por regra geral, os antediluvianos estavam dotados de grande vigor físico e mental. Esses indivíduos, renomados por sua sabedoria e habilidade, persistentemente consagravam suas faculdades intelectuais e físicas para complacência de seu próprio orgulho e prazeres e na opressão de seus próximos (Patriarcas e Profetas, p. 67, 70,78 – Ellen G. White – Adventistas do Sétimo Dia).


Vamos analisar alguns pontos e ver se estes seres eram de fato anjos ou não


A primeira observação que se pode fazer é: o fato de anjos serem chamados de “filhos de Deus” não é uma defesa boa pois Adão, Jesus e os crentes salvos também são chamados de “filhos de Deus”, e não somente os anjos.


A segunda: o contexto de Gênesis desde o capítulo 4 ate o 10 só se fala de seres humanos e não seres transcendentais, não se fala de anjos.
A terceira é: o texto de Gn 6 que é ligado aos textos de Jd e 1Pe não nos fala de possessão demoníaca.


A quarta: estes textos não nos fala de anjos possuindo corpos humanos.


A sexta: mesmo em manifestações Teofanicas, em nenhum caso nos mostra anjos em forma humana tendo relações sexuais com mulheres.


A sétima: o que se acredita entre os eruditos é que foi uma união de jugo desigual entre duas nações, povos diferentes, neste caso de Gn 6 com o seu contexto foram as gerações de Caim que era maligna e perversa em todos os seus caminhos com a geração de Sete que temia a Deus e era reto em todos os seus caminhos.


A oitava: como o próprio texto diz: “Gn 6.1 – as filhas eram dos homens”. Aqui quando junto ao seu contexto se referindo a genealogia entendemos que o sexo feminino vai aparecer por 10 vezes, dizendo que elas vieram de relações entre homens e mulheres casados independente de poligamia ou monogamia. O interessante nesse ponto é que os mesmos textos que vão aparecer dizendo que os homens geraram filhas, vai mostrar estes também gerando filhos, portanto no casamento vindo ambos os sexos de seres humanos e não de relações sexuais entre anjos ou demônios e seres humanos.


A nona observação é: Deus nunca aprovou ou aprovaria tal fato. A ordem era de casais humanos em relações heterossexuais, monogâmicas e indissolúveis se unirem como é o nosso modelo de Adão e Eva.


A décima é: como que o livro de Enoque pode ser considerado fiel se ele foi escrito em 300 a.C, ou seja, não foi Enoque que o escreveu, como pode este livro ser confiável?!


A décima primeira: o livro de Enoque é apócrifo e não canônico.


A décima segunda é: em Gn 6.1 ligado ao contexto: (Gn 6.1, 5.1 – aqui devemos voltar a Gn 1.27 quando mostra Deus criando o ser humano a sua imagem e semelhança. Aqui devemos entender que o casal foi criado ao pé de igualdade diante de Deus. No capítulo 2 temos algumas informações detalhadas ao contexto da criação do ser humano. Fiz essas observações para entrar no texto de Gn 5.2 pois ali se refere ao casal sendo chamados de Adão. Aqui essa palavra é traduzida por humanidade, em alguns textos se deve ter o cuidado de interpretar conforme o contexto indica). Aqui vai ser a primeira referência ao sexo feminino para o contexto de Gn 6.


Continuação:


em Gn 5.4 vai dizer que Adão viveu 800 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5. 7 vai dizer que Sete viveu 807 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.10 vai dizer que Enos viveu 815 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.13 vai dizer que Cainã viveu 840 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.16 vai dizer que Maalaleel viveu 830 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.19 vai dizer que Jerede viveu 800 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.22 vai dizer que Enoque viveu 300 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.26 vai dizer que Metusalém viveu 782 anos e gerou filhos e filhas.
em Gn 5.30 vai dizer que Lameque viveu 595 anos e gerou filhos e filhas.    (versão Almeida Revista e Corrigida edição de 1995).
Nos dois parágrafos anteriores vemos que filhas dos homens aparecem juntamente com filhos dos homens, portanto ambos foram gerados por seres humanos e não uma união de anjos, demônios e humanos.


A décima terceira é: At 17.26 diz que somente de um, este é Adão veio toda a existência humana.


A décima quarta: Em Mt 22.30  e Mc 12.25 diz que anjos não tem sexo, portanto são seres assexuados.


A décima quinta: ainda que anjos ou demônios tivessem possuído corpos humanos estes seres ainda sim seriam assexuados, não teriam sexo, genitália.


A décima sexta: anjos não tem órgãos sexuais.


A  décima sétima: anjos não tem corpos físicos.


Se anjos não tem corpos físicos e portanto não tem genitálias logo não tem como estes terem relações sexuais e mesmo que tivessem ainda sim seriam assexuados.


A décima oitava: Se olharmos do ponto de vista de que somos criacionistas (fixicistas), logo entendemos que tudo o que foi criado por Deus se mantém da mesma forma, imutáveis.


A vigésima: a bíblia não chamaria demônios ou anjos de filhos de Deus se tivessem de fato a capacidade de terem relações sexuais com mulheres, este ato tão depravado Deus não aceitaria, mesmo porque Deus nunca deu tal ordem, ao não ser aos animais e seres humanos de se unirem em (relação seria, aqui no caso seres humanos obviamente) que viria acompanhada de reprodução. 


A vigésima primeira: os filhos de Deus (Gn 6.2,4, Os 11.1, Lc 3.38, Êx 4:22, Dt 14:1). Todos estes textos mostram que seres humanos são chamados de “filhos de Deus”, é muita pretensão o uso de “filhos de Deus” para sustentar o que tantos outros textos vão refutar.


Novamente, o contexto de Gn 6.2,4 é o 5 que mostra tanto filhos como filhas por 9 vezes sendo gerados por seres humanos.


A vigésima segunda: a descendência de Sete é chamada de “filhos de Deus” pois a nação de Israel que posteriormente será chamada de “filhos de Deus” é que viria o Messias, e não da de Caim, por isso vemos a distinção de “filhas dos homens” descendência de Caim e “filhos de Deus” descendência de Sete a qual viria o Messias.


A vigésima terceira: em Gn 6.4 diz que haviam gigantes na terra e também depois da união dos “filhos de Deus” e das filhas dos homens, logo entendemos que a tese de que estes seres eram anjos, demônios e seres humanos é insustentável. O texto diz que antes que esses gigantes existissem pela união aqui descrita dos “filhos de Deus” e filhas dos homens, já existiam gigantes, o que indica que essa pratica já vinha acontecendo a tempo, mesmo porque vemos que Adão, Sete, Enos, Cainã, Maalaleel, Jerede, Enoque e Matasalem, viveram o suficiente para gerar centenas de filhos e filhas, dando assim o possibilidade de varias relações que viria como resultados gigantes antes de Gn 6.4.


A vigésima quarta: o juízo de Deus é contra a humanidade, não seres espirituais. Se este texto desse alguma alternativa para que estes fossem anjos ou demônios possuindo pessoas (seja possessão ou relação) o texto com o seu contexto também diria o juízo destes juntamente como vemos o dilúvio como o juízo de Deus contra a corrupção humana. Deus é justo. Quando vemos a queda do ser humano, Deus deu um juízo para Adão, um para Eva e outro para a serpente. Mas vemos que o dilúvio só vem contra seres humanos.


A vigésima quinta: seres conhecidos como gigantes, mesmo após o dilúvio surgiram. Se Deus já havia prendido os “tais anjos ou demônios” em prisões eternas e se estes fatos fossem realmente verdade, de que anjos ou demônios tiveram relação sexual? A bíblia mostraria o juízo de Deus sobre estes “novamente”após o dilúvio.
A vigésima sexta: nos textos de Gn 6 vemos que Deus atribui o pecado somente a seres humanos.


A vigésima sexta: a expressão “tomaram para si mulheres” no antigo testamento só é usada se referindo ao casamento legítimo, nunca nas relações sexuais ilícitas.

A vigésima sétima: a palavra anjo pode ser aplicada a humanos como vimos nos casos dos pastores das cartas enviadas as igrejas na Ásia Menor:


Em primeiro lugar, o próprio Jesus chama estes obreiros de anjos Ap 1.20...


Ap 2.1 – escreve ao anjo da igreja de Éfeso...
Ap 2.8 – e ao anjo da igreja de Esmirna...
Ap 2.12 – e ao anjo da igreja que esta em Pergamo...
Ap 2.18 – e ao anjo da igreja de Tiatira...
Ap 3.1 – e ao anjo da igreja que esta em Sardes...
Ap 3.7 – e ao anjo da igreja que esta em Filadelfia...
Ap 3.14 – e ao anjo da igreja de Laodiceia... 

Aqui vemos outras visões e interpretações sobre essa temática
O Mormonismo diz que Adão e o Arcanjo Miguel são os mesmos
Vamos analisar alguns pontos:
Miguel é anjo, Adão é homem;
Miguel representa os anjos, Adão a humanidade;
Miguel não pecou; Adão pecou;
Miguel foi criado antes, Adão depois;
Miguel não teve esposa, Adão teve;
Miguel brigou com satanás, Adão não;
Miguel como anjo serve aos humanos, Adão como humano é servido por anjos; (representação da humanidade);
Miguel não foi colocado acima de toda a criação, Adão foi (novamente, representação da humanidade); 
Miguel é um arcanjo, Adão não;
Miguel “manda” nos anjos (como líder deles), Adão não;
Miguel é o príncipe dos judeus, Adão não;
Miguel vai batalhar com o dragão e seus demônios, Adão não.
Acima podemos ver algumas observações nas diferenças entre Adão e Miguel e ter uma noção se é plausível ou não essa crença de ambos serem os mesmos.


As Testemunhas de Jeová dizem que Jesus e Miguel são os mesmos


Miguel é anjo, Jesus é Senhor;
Miguel é criatura, Jesus é o criador,
Miguel não salva, não cura e não liberta, Jesus cura, salva e liberta
Miguel não é: onipotente, onipresente e nem onisciente, Jesus é onipotente, onisciente e onipresente
Miguel não recebe adoração, Jesus recebe adoração;
Miguel não é desde a eternidade, Jesus é desde a eternidade;
Miguel manda nos anjos, Jesus é o Senhor de todos os anjos.


O evangelho segundo São João capítulo 10


Aqui neste texto podemos entender que não se trata de satanás como se acredita por muito tempo entre tantos. Quando algumas traduções trazem a palavra diabo, as pessoas levam a interpretação ao pé da letra, mas isso não é o correto, devemos analisar o contexto do texto.
Neste texto com o seu contexto, a palavra diabo é direcionada por Jesus aos fariseus. A palavra que aparece em grego aqui é DIABLOS, essa palavra significa: adversário, inimigo, opositor, o que é contra, etc.
O objetivo de Jesus aqui não é se exaltar e nem se engrandecer, mas mostrar por meio da parábola as atitudes daqueles que se opõem aos seus ensinamentos.
Este acontecimento na verdade se inicia no capítulo anterior que é o 9. O ensinamento iniciado por Jesus no capítulo 9 passa e continua no 10. No capitulo 9 Jesus estava falando dos fariseus, continua no texto seguinte que é o capítulo 10 ainda falando dos fariseus.
Jesus mostra aos ouvintes exemplos simples do tipo: por 5 vezes Jesus diz que é o pastor das ovelhas, e mostra os fariseus como: ladrão(ões) por três vezes, salteador duas vezes, estranho(s) por duas vezes e como mercenários por três vezes. Aqui vai dá uma contabilidade de 10 colocações aos fariseus (diablos), mostrando justamente uma atitude que os fariseus já haviam tendo antigamente.


Fariseus Inimigos do Reino


Mateus 11:12

E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

Os fariseus eram uma facção religiosa, uma seita nos tempos de Jesus, era um grupo que tentava criar barreiras em volta da TORAH. Se consideravam judeus zelosos e justos segundo o seu entendimento.


Este grupo seguia estritamente suas convicções interpretativas da lei de Deus e seguia fielmente as suas tradições, não importando o fato delas irem contra a palavra de Deus. Eles eram inimigos declarados de Jesus Cristo.


Os saduceus também eram uma seita na época de Jesus eram radicais e racionalistas, negavam o sobrenatural como anjos, demônios, ressurreição. Em algumas vezes eram controlados pelos fariseus.


Oposição dos fariseus


Mc 2.16 = acusam Jesus de comer com pecadores
Mc 2.18 = acusavam os discípulos de não jejuarem enquanto se auto justificavam por que jejuavam
Mc 2.24 = se irritavam contra Jesus por que este não guardava o sábado
Mc 3.6 = planejam matar Jesus
Mc 8.11 = ficam provocando Jesus
Mc 8.15 = seus ensinos são comparados a uma força maligna
Mt 10.2, 12.13 = tramam contra Jesus
Mt 9.34 = acusam Cristo de expulsar demônios com demônio
Mt 22.34,35 = um Doutor da lei o questiona a cerca do maior mandamento
Mt 27.54 = pedem Pilatos para colocar guardas no tumulo de Jesus para o guardar
Mt 23 = o mais longo discurso de Jesus contra os fariseus.


O que podemos ver pelas atitudes hostis desses líderes religiosos da época de Jesus é que só eles poderiam e queriam ter a razão, só eles detém a verdade absoluta, são os “donos da verdade”. 


Desde que João Batista inicia seu ministério, os fariseus e os saduceus se opõem a ele.


João Batista primo de Jesus , mais velho que ele 6 meses, vem pregando arrependimento para o batismo. Desde que iniciou suas pregações as seitas dos fariseus e dos saduceus se posicionaram contra João Batista.


“O Reino é Tomado pela Força” nos traz o sentido de que: quando João Batista pregava, as pessoas deveriam largar tudo de errado e com um verdadeiro arrependimento, viver uma nova vida, isso incluía, largar os falsos ensinamentos que eram ensinados pelos fariseus e saduceus.


Esses dois grupos religiosos, foram ate ao Jordão questionar a autoridade de João Batista, sua pregação e seu batismo. Aqui vemos a oposição desses grupos. Lutar contra as vontades da carne e aceitar a vontade de Deus e largar todo erro é uma luta difícil.


O Reino é Tomado pela Força nos traz o entendimento que com força, persistência e dedicação, conseguiremos. Essa referencia de força, é o impacto da pregação do evangelho na mente dos ouvintes. O sentido de “pela força se apoderam dele” em grego é: HARPADZO = agarrar (com varias implicações), alcançar, puxar, tomar (a força), apanhar. HARPADZO é usado de forma metafórica em Mt 11.22.


O contexto do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo escreveu são Lucas no capítulo 16.14 ao 18, vemos a contínua relutância dos fariseus contra as boas novas do evangelho. Aqui esse grupo zombava de Jesus Cristo e de tudo que ele estava fazendo Lc 16.1 ao 13.


Já em Mt 3, eles se colocaram contra João Batista, sua pregação, seu batismo, questionavam a forma que ele vivia, se vestia e comia.


No evangelho segundo escreveu são João nos fala que judeus mandaram sacerdotes e levitas para questionar as ações de João Batista e sondar quem ele realmente era Jo 1.19. 


Entendendo as passagens dos endemoniados de Gadara


Mateus 8:28-34


E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.
Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.
E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.

Marcos 5:1-20


E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.
E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, (um homem) com espírito imundo;
O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
E todos aqueles demônios lhe rogaram,dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
E Jesus logo lhe permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.
E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram.
E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos.
E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.
E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.
E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.
Explicação: o que me chama a atenção aqui nesse texto, é que existem marcas tão profundas deixadas em algumas pessoas que mesmo depois de uma transformação, as pessoas ainda o veem como antigamente.
Esse homem era preso com grilhões e cadeias como se fosse um animal, era atormentado por espíritos imundos dia e noite, os demônios faziam com que se ferisse com pedras. Era algo horrível de se ver. Mas aqui Jesus lhe chama de homem, enquanto que as pessoas lhe cognominam de endemoninhado, o próprio evangelista que deveria ser mais amoroso, ter pesquisado o nome desse homem, não fez assim, mas Jesus não lhe atribuiu segundas palavras, mas se dirigiu a ele como homem.
Mesmo depois de sua libertação, as pessoas lhe chamavam de endemoninhado, existem pessoas que não acreditam na libertação ou transformação de outras pessoas, aos olhos delas é um possuído de espíritos imundos e sempre será assim.


Lucas 8:26-39


E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.
E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios,e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.
E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.
E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lhe.
E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.
E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.
E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.
E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.
E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.
E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:
Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.


Explicação:

“e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.” - “Pois já havia muito tempo que o arrebatava.” - “Preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.”

Aqui nesses versículos abreviados, vemos como era a vida desse homem que era atormentado pelos espíritos malignos, tinha casa e família, mas não conseguia morar com eles, a palavra “arrebatado” aqui nesse texto traz o sentido de “sequestrado, arrancado a força, tomado”, nisso entendemos que o que acontecia na vida desse homem era contra a vontade dele.


Aqui o evangelista Lucas foi mais humano que Marcos. Lucas ao se referir ao homem, repetiu as mesmas palavras de Jesus “homem (o que estava possesso)”. Mas Marcos continua descrevendo-o como endemoninhado. Mateus por sua vez, ao tomar nota dos acontecidos, lhe descreveu como endemoninhados por duas vezes.


Explicação Panorâmica


Ao lermos os textos dos evangelhos sinópticos, podemos observar que em suas narrativas, temos e vemos algumas semelhanças.


Mateus era um discípulo e testemunha ocular dos fatos ocorridos e descritos. Marcos e Lucas foram discípulos que se converteram ao cristianismo posteriormente.
As informações descritas por eles foram as seguintes: Marcos ao se referir ao homem que estava possesso de demônios, ele falou que o homem vinha dos sepulcros porque os demônios o faziam morar lá, ou seja: ele era obrigado a morar nos sepulcros.


Era atormentado de tal forma que era um andarilho constante, variando entre os montes e os sepulcros.


Ao ver Jesus ao longe este estava nos sepulcros e veio ao encontro de Jesus.


O evangelista Lucas ao tomar suas anotações, descreveu o homem endemoninhado vindo da cidade, não andava vestido e também morava nos sepulcros.
Mateus descreve dois endemoninhados que vinham dos sepulcros ao encontro de Jesus, os outros dois evangelistas relataram que ambos endemoninhados descritos tinham suas moradas nos sepulcros. O que vemos aqui, é que cada evangelista descreveu alguns relatos e como cada um deles eram atormentados pelos demônios.
Mateus que realmente esteve com Jesus falou: ambos vieram ao encontro de Jesus quando ele chegou na região de Gadara. 


Outra coisa que me chama atenção aqui, é que o povo preferiu expulsar Jesus do que ter ele na cidade.


O povo de Gadara estava em uma região chamada de Decapolis, essa palavra é a junção de duas palavras gregas DECA que significa dez e POLIS que significa cidades.


Decapolis era uma região de dez cidades. Os demônios estavam ali há muito tempo, o povo das dez cidades já estavam acostumados com tudo o que acontecia. Mas quando Jesus veio e o libertou a multidão ficou assustada, ficaram surpresos e não aceitaram Jesus ali com eles, antes o expulsaram dali, é inacreditável como as pessoas podem ser cegas e não verem a salvação diante de seus olhos, uma grande transformação não veio somente para aquele homem, mas para toda a cidade, paz, tranquilidade e sossego para todos em todas as cidades. Mas o povo não quis, já estavam acostumados com a presença de demônios, a situação já era natural para eles, os demônios tinham o controle sobre as dez cidades, Jesus as libertou de igual modo, mas mesmo assim a monotomia era mais viavél que aceitar as palavras de Jesus. 


Mais um ponto que me chama atenção aqui, é que o homem, agora liberto, deseja ir com Jesus, mas o Mestre lhe aconselha a ficar naquela cidade e lhes apregoar as boas novas de sua libertação. Como Jesus nos surpreende, que nível de inteligência, o povo não aceitou Jesus, mas ele deixou um discípulo lá para pregar as boas novas e fazer a obra de Deus.


Um homem sem nenhuma expectativa de vida, sem um futuro certo, agora é um pregador, um liberto e transformado, um missionário do reino de Deus. Jesus tem o total poder para mudar situações e vidas quando ele quer e do jeito que ele deseja fazer.
Um espírito maligno da parte de Deus atormentava Saul?

1 Samuel 16:14,15


E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;

Vemos em toda a extensão da bíblia sagrada vários casos de pessoas estando ou possuídas por espíritos malignos ou sendo importunadas por eles.
Vemos os endemoniados de Gadara por exemplo, aqueles demônios que se auto intitularam como legião, atormentavam a pessoa possuída e o usava para tirar a paz da cidade.


O Apóstolo Paulo foi espancado várias vezes por uma pessoa possuída por um demônio. Além de ter em suas viagens missionárias casos de pessoas que estavam tentando atrapalhar a pregação do evangelho como vemos em At 13.4 ao 12, com Elimas o mágico, também em At 16.16 ao 18 com uma jovem pinotisa, entre outros acontecimentos que mostram a ação de Satanás e seus demônios.


Quando olhamos o ocorrido com Adão e Eva no jardim do Éden, vemos que Satanás estava ali proferindo palavras distorcidas para enganar Eva.


Na historia de Jó, servo temente a Deus íntegro e que se desviava o mal, também foi uma vítima dos ardis do inimigo de Deus e de seu povo.
O demônio é tão ardiloso que conseguiu enganar Saul o iludindo o fazendo acreditar que o espírito que veio falar com ele, era de fato Samuel.


Temos um quadro descrito em 1Rs 22.6 ao 28, que espíritos enganadores estavam falando pela boca dos profetas de Acabe, mas que estes eram enviados da parte de Deus.


1 Samuel 18:10


E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.

1 Samuel 19:9


Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa.
1 Samuel 16:14,15


E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;


Estes textos que acabamos de ler, neles podemos entender que aqui se manifesta uma vez mais a Soberania de Deus. Satanás não pode fazer nada se Deus não permitir.


O inimigo conseguiu atormentar Jó por que Deus permitiu, não era o seu querer, mas foi sua permissão.


O Apóstolo Paulo sendo espancado por algumas vezes, não era o querer de Deus, mas foi sob sua permissão.


Da mesma forma não era o querer de Deus que Saul fosse atormentado, mas foi a sua permissão.


Nem Satanás ou seus demônios podem fazer alguma coisa se o nosso Deus não o permitir. 


Saul tinha as qualificações físicas e externas para ser Rei sobre Israel, mas não as espirituais que são necessárias para entender a vontade de Deus, ser obediente e temente a ele continuamente.


A falta de submissão Teocrática por parte de Saul na pessoa de Samuel, que era o porta voz de Deus para o Rei naqueles dias, o fez decair de sua posição como Rei de Israel. A sua desobediência causou a sua queda e rejeição ao trono sob as 12 tribos do povo de Deus.


Vemos Saul desobedecendo por duas vezes antes que o espírito viesse o atormentar. A primeira vez se deu quando o Rei se precipitou e ofereceu sacrifícios a Deus mesmo não tendo autorização nem mesmo sendo um Sacerdote de Deus, essa atitude demonstra medo e impaciência, por parte de Saul.


Seu reino seria confirmado para sempre se ele tivesse obedecido a Deus, mas não o fez, aqui vemos a desobediência teocrática de Saul, no momento em que ele desobedece ao profeta Samuel, esta desrespeitando a Deus, pois as palavras de Samuel eram as palavras do próprio Deus.


A segunda vez que vemos a desobediência do Rei Saul, é quando Deus por intermédio de Samuel, dá ordens a Saul para ele e seu exército matar todos os amalequitas, pois esse povo não ajudou os israelitas quando saíram do Egito.


Quando Saul invadiu as terras dos amalequitas, deu ele ouvidos ao povo e não matou a rei dos amalequitas, e nem destruiu por completo o que eles possuíam, antes deixou alguns despojos da guerra, com o intuito de oferecer a Deus alguns dos melhores animais que haviam visto. Também Saul juntamente com o povo que estava com ele, perdoou ao Rei e não o matou como havia ordenado o Senhor. 


Depois desses fatos Deus o rejeitou como Rei sobre Israel, na verdade, desde o seu primeiro ato de desobediência, Deus já havia rejeitado Saul, o seu exterior estava pronto para a posição de Rei, mas seu interior não estava pronto. Tinha a qualificação humana, mas não a preparação espiritual da obediência incondicional.
Para entendermos melhor esse acontecimento, devemos entender a diferença entre a vontade de Deus e a sua permissão.


Não era da vontade de Deus que Saul ficasse possuído por um demônio, mas foi a sua permissão.


Então aqui podemos entender que, é a Soberania de Deus atuando em toda a extensão bíblica.


Satanás e seus demônios não podem fazer absolutamente nada sem que Deus permita.


(textos completos: 1Sm 13.1 ao 14 e 15.1 ao 35).

 Quem eram os espíritos em prisão? (1Pe 3.18-20)


Em primeiro lugar de suma importância e de aspecto relevante é entendermos que estes espíritos não são de seres humanos.


Apesar da bíblia fazer uso desta palavra (espírito(s) por várias vezes, devemos entender que ela se aplica de três formas, primeiro a anjos fiéis, aos que se rebelaram, e ao homem, aqui no sentido de humanidade, não sexo.


São espíritos não tem corpo físico, estão presos e a sua condenação já foi declarada.


Como a frase acima vai nos direcionar, podemos entender que estes espíritos não são de seres humanos e nem de anjos obedientes, mas sim de demônios, e devido a sua má conduta já foram sentenciados definitivamente.


Este texto de 1Pe 3.18 ao 20 é usado para dizer que estes seres foram anjos que em Gn 6 tiveram relações sexuais com mulheres e por meio dessa relação começou a surgir gigantes na terra, por isso a sua condenação já foi definitiva. Temos alguns textos que vão falar sobre esta temática como: (Jó 1.6, 2.1, 38.7, Gn 6.1-4, 2Pe 2.4, 1Pe 3.20).


A interpretação gira em torno da tentativa de explicar a causa do dilúvio, o contexto de Gn 6 nos mostra que essa é uma das causas para esta catástrofe.


Em 1Pe 3.19 vamos entender o seguinte: a palavra PREGOU em grego é KERYSSO. Essa palavra significa: anunciar (no sentido de um anunciador público). De modo geral, proclamar, anunciar publicamente (Mt 10.27, Lc 12.3, 8.39, At 10.42, Mc 1.45, 5.20, 7.36). Kerysso é derivado de Kerigma que é a mensagem de um arauto, já KERYKS é o arauto, o pregador e PROKERYSSO é o que proclama a frente ou diante no sentido de dar uma mensagem pública.


Aqui vemos e entendemos que se trata de uma mensagem particular, e não da pregação do evangelho.


A aparição de Cristo diante destes espíritos estava no intuito de dar testemunho concreto de sua vitória.  


A atenção dobrada ao ler e tentar interpretar um texto bíblico é muito importante para os que assim desejam e almejam uma interpretação coerente.


Como já posto nos supramencionados, espíritos vão se aplicar de Três formas: aos anjos obedientes, aos anjos desobedientes (conhecidos como demônios) e ao ser humano. Dado essas informações daí pra frente é só tomar cuidado, redobrar a atenção e fazer uma boa leitura interpretativa coerentemente.


A palavra espírito vem do grego PNEUMA ou do hebraico RUACH, ambas significam: vento ou fôlego, trazendo um sentido de vida (humanos > 1Ts 5.23, Hb 4.12, - demônios > Mt 8.16, Mc 9.20, Lc 9.39, 10.20, - anjos > Hb 1.14, Ap 1.4, 3.1, 4.5, 5.6).


Os mórmons ensinam que é possível ser salvo mesmo após a morte com base em 1Pe 3.19, mas, este texto entraria em contradição com Hb 9.27 que nos mostra que após a morte vem o juízo.


Vamos ver isso mais claro em Lc 16.19 ao 31, o destino dos dois personagens da história, o rico e Lazaro, após a morte de ambos já estava decretada e seria irreversível, morreram e receberam o seu juízo, salvo ou não.


Muitos acreditam que a referência de 1Pe 3.19 aponta para os possíveis anjos de Gn 6.1 ao 4, a qual alguns acreditam que  estes estavam tendo relações sexuais com as mulheres daquela época, e dessa relação surgiram os gigantes.


Nesse episódio vemos um dos motivos para Deus ter destruído a terra com o dilúvio nos dias de Noé e também a atitude de Deus ter prendido estes anjos rebeldes de uma vez por todas e já ter decretado sua condenação.


Um ponto em destaque para uma atenção redobrada é que o texto faz referencia a espíritos e não almas. O nosso espírito que é o fôlego de vida pertence a Deus e vai voltar pra ele Gn 2.7, 6.3.


O nosso espírito não esta na condição de ser salvo ou condenado, nosso espírito é neutro. É a alma que é condenada ou salva.
Os seres humanos quando são chamados de espíritos a referencia vem com algum complemento explicativo, o homem tem espírito, mas não é somente isso.
Esse cativeiro em que estes espíritos estão é um tipo de prisão especifica.


A palavra que alguns acreditam aparecer nas traduções em grego é KERYSSO, essa palavra significa proclamar, e não pregar, não foi o evangelho pregado a esses espíritos, mais sim uma proclamação pública de vitoria.


Em Hb 9.27 é enfática e categórica a afirmativa do juízo após a morte.


Não vemos a luz da bíblia tal posição concretamente, e essa referencia especifica nos traria um quadro das pessoa dos dias de Noé, isso traria sérios problemas teológicos interpretativos, porque entraria em choque pois aqui Deus estaria fazendo acepção de pessoas, o que Deus não faz.


Caso este texto fosse interpretado como sendo almas especificas somente dos dias de Noé, entraríamos em choque com outras passagens bíblicas que fala que após a morte todos vão pro SHEOL ou HADES, que é o lugar dos mortos, o lugar intermediário, o lugar da espera.


Quando Jesus leva cativo o cativeiro, nessa passagem não vemos Jesus pregando o evangelho para as pessoas se arrependerem e serem salvas, não eram almas, eram espíritos.


Nenhum outro personagem bíblico teve a capacidade de dar esse mesmo testemunho que Jesus deu, mesmo Enoque ou Elias que foram levados por Deus ainda em vida.


Como podemos ver, todos os fatos apontam para espíritos desobedientes, nesse caso demônios e não humanos.

Abaixo estão várias referências bíblicas para serem lidas:


 Judas 1.6 E aos anjos que não guardaram o seu estado original, mas deixaram a sua própria habitação, ele reservou cadeias eternas sob trevas até ao julgamento do grande dia.


Hb 2.16 Porque, na verdade, ele não assumiu a natureza dos anjos, mas ele tomou a semente de Abraão.


Cl 2.15 E, despojando os principados e potestades, os expôs abertamente, triunfando sobre eles em si mesmo.

Hb 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o julgamento.

Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e poderosa, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.

Hb 1.14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir àqueles que serão herdeiros da salvação?

Ef 4.8 Pelo que ele diz: Quando subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. 
Ef 4.9 (Agora que ele ascendeu, que é, senão o que também descendeu primeiro às partes inferiores da terra?
Ef 4.10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas).

Ap 20.11 ao 15 - E eu vi um grande trono branco, e aquele que estava assentado sobre ele, de cuja face a terra e o céu fugiram; e não se achou lugar para eles.
12 E eu vi os mortos, pequenos e grandes, em pé diante de Deus, e os livros foram abertos; e outro livro foi aberto, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, de acordo com as suas obras.
13 E o mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia; e eles foram julgados; cada homem de acordo com suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E todo aquele que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Pe 3.18 ao 20 - Porque Cristo também uma vez padeceu pelos pecados, o justo pelos injustos, para que nos levasse a Deus; sendo colocado à morte na carne, mas vivificado pelo Espírito.
19 Pelo qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
20 os quais em outro tempo foram desobedientes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas foram salvas pela água.

Ap 9.1 ao 12 - E o quinto anjo soou, e eu vi uma estrela cair do céu sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do abismo sem fundo.
2 E ele abriu o abismo sem fundo, e dele subiu uma fumaça, como a fumaça de uma grande fornalha; e o sol e o ar se escureceram por causa da fumaça do abismo.
3 E da fumaça saíram locustas sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder dos escorpiões da terra. 
4 E foi-lhes ordenado que não ferissem a grama da terra, nem nenhuma coisa verde, nem a nenhuma árvore, mas só aos homens que não têm o selo de Deus em suas testas.
5 E foi-lhes designado que não os matassem, mas que os atormentassem por cinco meses; e o seu tormento era como o tormento do escorpião, quando fere o homem.
6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a encontrarão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
7 E o aspecto das locustas era semelhante a de cavalos preparados para a batalha; e sobre suas cabeças havia como se fossem coroas semelhantes ao ouro, e as suas faces eram como a faces de homens.
8 E eles tinham cabelos como cabelos de mulheres, e seus dentes eram como os dentes dos leões.
9 E eles tinham couraças como se fossem couraças de ferro; e o som de suas asas era como o som de carruagens de muitos cavalos correndo para a batalha.
10 E eles tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e havia ferrões em suas caudas; e o seu poder era para ferir os homens por cinco meses.
11 E eles tinham um rei sobre eles, que é o anjo do abismo sem fundo, cujo nome na língua hebraica é Abadom, mas na língua grega seu nome é Apoliom.
12 Um ai já se passou; e eis que dois outros ais vêm a seguir.

2Pe 2.4 Porque, se Deus não poupou aos anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, e os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o julgamento;

At 2.31 ele prevendo isto, falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. 

At 10.42 E ele nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi ordenado para ser Juiz dos vivos e dos mortos. 

Jó 2.1 Novamente, houve um dia quando os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do SENHOR, Satanás veio também entre eles para apresentar-se diante do SENHOR.

Jó 38.7 quando as estrelas da manhã cantavam juntas, e todos os filhos de Deus gritavam de alegria?

Gn 6.1 ao 4 - E aconteceu que, quando os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra, e filhas lhes nasceram,
2 os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas; e tomaram para si esposas de todas que escolheram.
3 E o SENHOR disse: Meu Espírito não contenderá sempre com o homem, pois ele também é carne. Porém, seus dias serão cento e vinte anos.
4 Havia gigantes na terra naqueles dias, e também depois disso, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens, e elas lhes geraram filhos, estes se tornaram homens poderosos que eram na antiguidade, homens de renome.

Mt 10.27 O que eu vos digo às escuras, falai-o à plena luz; e o que ouvirdes no ouvido pregai-o sobre os telhados.

Mt 8.16 Chegando a tarde, trouxeram-lhe muitos que estavam possuídos por demônios, e ele expulsou os espíritos com a sua palavra, e curou todos os que estavam enfermos.

Gn 2.7 E o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra, e soprou nas suas narinas o sopro da vida; e o homem se tornou uma alma vivente.

Lc 12.3 Porquanto tudo o que em trevas falastes, será ouvido na luz, e o que nos quartos tiverdes falado nos ouvidos, será proclamado dos telhados.

Lc 8.39 Eis que um espírito o toma, e ele de repente grita; e ele toma-o até ele espumar novamente, e com dificuldade o abandona, ferindo-o.

1Ts 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique completamente; e oro a Deus que todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam preservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Lc 9.39 Eis que um espírito o toma, e ele de repente grita; e ele toma-o até ele espumar novamente, e com dificuldade o abandona, ferindo-o.

Lc 10.20 Mas não vos alegreis por isto, de que os espíritos se sujeitam a vós, mas alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão escritos no céu.

Mc 9.20 E eles o trouxeram até ele; e vendo-o, o espírito imediatamente o convulsionou; e ele caiu no chão, e revolvia-se, espumando.

Mc 1.45 Mas ele, saindo dali, começou a proclamar muitas coisas, e divulgar o assunto, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas permanecia fora, em lugares desertos; e vinham até ele de todas as partes. 

Mc 5.20 E ele partiu, e começou a divulgar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos os homens se maravilharam.

Mc 7.36 E ele ordenou-lhes que não contassem a nenhum homem, mas quanto mais lhes ordenava, mais eles o divulgavam.

Ap 1.4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça esteja convosco, e a paz, daquele que é, que era e que há de vir; e dos sete Espíritos que estão diante de seu trono;

Ap 3.1 E ao anjo da igreja de Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu conheço as tuas obras, que tens um nome, de que vives, e estás morto.

Ap 4.5 E do trono saíam relâmpagos e trovões e vozes; e havia sete lâmpadas de fogo queimando diante do trono, que são os sete Espíritos de Deus.

Ap 5.6 E eu olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais, e no meio dos anciãos um Cordeiro em pé, como se tivesse sido morto; tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Doutrinas da Igreja Ensino Religioso Aconselhamento Bíblico na Teologia
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil