Antropologia
Por: Diego N.
02 de Dezembro de 2021

Antropologia

Apogeu ao antropocentrismo

Antropologia

Antropologia 

A Doutrina sobre o Homem

Dr. Diego Diniz


Aqui neste ponto gostaria de abordar algumas interpretações existentes sobre este tema que tenta traçar a origem do homem.


Temos algumas visões como as de Lamarck, Charles Darwin, Oparin, Fixismo e Panspermia.


Lamack acreditava na Lei do Uso e Desuso, Lei da Herança dos caracteres Adquiridos.


Já Darwin acreditava na Seleção Natural e Ancestral em Comum. Diz-se que muitos organismos tem características em comum. Alguns acreditam que Darwin nunca tenha dito que o homem veio do macaco, mas que na verdade temos um ancestral em comum. 


A Seleção Natural de Darwin

O meio seleciona o mais apto, não é a lei do mais forte, tem que se avaliar a situação, menos ou mais melanina é um exemplo, se a pessoa tem mais ou menos ela pode ser mais afetada pelo sol ou não, um animal que pode se camuflar é outro exemplo, ele estará mais apto a sobrevivr por mais tempo pois a sua camuflagem vai o ajudar a sobreviver por mais tempo.

Temos também a Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo: vários contribuintes pegavam os dois pontos de Darwin e juntavam a genética criando essas “novas idéias”. Mutação, Recombinação Genética, Deriva Genética e Seleção Natural são alguns exemplos.


Fixismo

Cristãos Gn 1.1. literal, não mudam.


Geração Espontânea ou Abiogênese

Já na Grécia antiga, Aristóteles acreditava que a vida poderia surgir de matéria inanimada e de forma espontânea.

Segundo essa tese certos seres vivos já teriam uma força neles que os fariam “evoluir”.

Jan Baptista Van Helmont, um médico dizia que, se colocar uma camisa suada com grãos de farinha, com 21 dias teriam ratos, dando o sentido de que se transformariam em ratos.

Outro renomado cientista que defende a Abiogênese era John Needah. Somente nos meados do século XIX, um cientista francês por nome de Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese.


Panspermia

A hipótese extraterrestre

Um físico e químico sueco por nome Arrhenius foi o primeiro a dizer que a evolução no planeta terra veio de extraterrestres.

Isso é devido aos microorganismos que caíram na terra com meteoritos e poeiras cósmicas, e com o passar do tempo se adaptaram e evoluíram.


A Hipótese de Oparin ou Heterotrófica

Tanto Oparin como Sidney W. Fox e Stanley Miller, acreditavam que o primeiro ser vivo do planeta terra surgiu de matéria inorgânica para orgânica, de forma a irem evoluindo. Aqui acredita-se que este ser vivo era unicelular.


Uma visão geral

Babilônicos, Egípcios e Gregos, antes de Darwin já tinham uma idéia evolucionista. Empédocles 400 anos a.C já dizia que o mundo está em constante transformação afetando tanto o mundo quanto os animais e homens. Mundo aqui neste caso seria tanto a matéria inanimada quanto animada. Empédocles foi o filósofo a lançar os primeiros fundamentos do evolucionismo dizendo que: “sobrevivente é aquele que está mais capacitado”. Isso foi dito por Empédocles mais ou menos 2.640 anos antes de Darwin.

Essa tese só ganhou força e atenção no século XVIII.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil