Apresentação de crianças
Por: Diego N.
15 de Fevereiro de 2023

Apresentação de crianças

1º tema do nivelamento de obreiros 2023

Teologia

Apresentação de crianças

1º tema do nivelamento de obreiros 2023

Apresentação ou dedicação de crianças é algo comum praticado em igrejas cristãs. Essa prática é uma afirmação pública dos pais que já servem ao Senhor. A atitude dos pais reflete uma compreensão do seu papel como pais (pai e mãe) ao ensinar, discipular, orientar seu/sua, filho(a), nos caminhos do Senhor.

Aqui vou destacar 2 pontos:

1º os pais são os responsavéis por criarem seus filhos na presença de Deus.

2º os padrinhos e as madrinhas devem acompanhar, aconselhar, auxiliar os pais, todo padrinho e madrinha devem ser casais presentes. Não adianta nomear por ser bonito ou legal. Tem que ser pessoas de responsabilidades e que realmente se importam com as crianças.

O dever dos pais e padrinhos é ser presente, orar, acompanhar, aconselhar, ser amigo(s) e amiga(s) da criança por toda sua vida. Ser padrinho ou madrinha não é algo de momento, mas contínuo.

Os pais sabem de sua responsabilidade de orar pelos seu filho. De pedir sabedoria e orientação do Espírito Santo. De pedir sabedoria e direção para que a criança venha a conhecer, amar, seguir e servir a Deus.

Essa apresentação não é obrigatória, ela é opcional.

Temos duas passagens bíblicas para essa dedicação, Ana quando dedica seu filho a Deus, e Jesus Cristo. Jesus foi levado ao templo por seus pais para ser apresentado. (1Sm 1.27 e 28, Lc 2.22 ao 24)

Apesar de não ser obrigatório, o salmista nos diz que as crianças, os filhos são como flechas nas mãos do valente. (Sl 127.3 e 4)

Os pais devem ser bênção para seus filhos para que estes sejam para as nações (Gn 12.3). Essa apresentação é um contrato de compromisso dos pais com Deus de que vão cuidar, orientar e direcionar seus filhos no caminho do Senhor. (Js 24.15, Gn 6.9)

Na apresentação da criança, duas alianças são feitas: a primeira dos pais diante de Deus, e a segunda dos pais diante da igreja.

O salmista, no salmo 78 nos mostra e ensina o dever parental.

A família é um ministério em tempo integral diante do Senhor.

Orientação:

Ao chamar os pais e a criança a ser apresentada, chamar pelo nome completo o pai e a mãe.

O primeiro nome a ser falado é o da criança, é ela que vai ser honrada na noite, depois chama-se os responsavéis, geralmente os pais.

Deve-se pegar o nome completo da criança e dos pais. Ao serem chamados, fala-se os nomes completos dos três, primeiro da criança, depois dos pais.

Depois disso, devem ser chamados os padrinhos e madrinhas, também pelo nome completo.

Ler o texto referência da apresentação da criança que Deus direcionou, colocou no coração de quem vai celebrar a apresentação.

Explicar a igreja e aos responsavéis (tanto os pais quanto os padrinhos e madrinhas) que se trata de uma apresentação, que a igreja local não batiza crianças, embora outras batizam (não é necessário entrar em polêmicas, palavras simples são o suficiente, lugar de argumentação ou justificação não é no altar. Se faz desnecessário a argumentação pois a criança já vai ser apresentada).

Orientar em palavras simples e diretas o dever dos pais em cuidar da criança nos caminhos do Senhor.

Orientar o dever dos padrinhos e madrinhas (que geralmente são dois casais de cada lado. O casal chamado pelo esposo ao lado direito do esposo, o casal chamado pela esposa ao lado direito da esposa).

Após toda a liturgia ter sido feita, entregar o certificado, pedir aos pais e aos padrinhos e madrinhas para assinarem seus nomes em Ata juntamente com o que está apresentando a criança (geralmente o pastor). Depois é só tirar as fotos para registrar a solenidade.

Referências adicionais para apresentação de crianças:

1Sm 1.27 e 28

27 Naquela ocasião eu suplicava a Deus por esta criança, e o SENHOR me concedeu o pedido que fiz.

28 Por esse motivo, agora, eu, de minha parte o entrego ao SENHOR. Por toda a sua vida será dedicado ao SENHOR!” E ali adoraram o SENHOR.

Lc 2.22 ao 24

22 Mas, ao sair, nenhuma palavra conseguia pronunciar; as pessoas perceberam que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias tentava comunicar-se através de sinais, permanecendo todavia mudo.

23 Ao completar seus dias dedicados ao serviço, ele regressou para casa.
24 E, passado esse tempo, Isabel, sua esposa, engravidou, mas durante cinco meses ocultou-se das pessoas não saindo de casa.

Salmos 127

3 Quanto a seus filhos, eles são herança do SENHOR: o fruto do ventre é um presente de Deus.
4 Como flechas na mão do guerreiro são os filhos nascidos na sua juventude.

Josué 24.15

15 Porém, se não vos parece bem servir a Yahweh, escolhei agora a quem quereis servir: se as divindades às quais serviram vossos antepassados além do rio Eufrates, na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus em cuja terra agora habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR!”

Gênesis 6.8 ao 12

8 Contudo, a Noé, o SENHOR demonstrou sua graça e misericórdia.
9 Eis a história de Noé:
10Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
11 A terra se perverteu diante de Deus e encheu-se de violência.
12 Deus observou a terra e viu a que ponto de perversão havia chegado toda a humanidade, com suas práticas malignas.

Salmo 78 todo

Referências completas com o contexto:

1Sm 1.20 ao 28 - Dt 6.4 ao 9 - Jz 13.8 - Sl 127 todo - Pv 22.6 - Mc 10. 13 ao 16 - Mt 19. 13 ao 15 - lc 2.21 ao 40 - Sl 78 todo -

A referência chave de Lc 2 para a apresentação é: lc 2.21 ao 24.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Antigo Testamento História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil