As Ferramentas da Igreja
Por: Diego N.
15 de Setembro de 2022

As Ferramentas da Igreja

Teologia

Teologia Ensino Religioso História da Igreja Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Novo Testamento Antigo Testamento

As Ferramentas da Igreja 

Dr. Diego do Nascimento Diniz
Graduado em dois Bacharelados em Teologia
Mestrado em Teologia
Doutorado em Teologia
Extensão Universitária em Psicologia Pastoral
Formado em duas Capelanias
Duas extensões em Apologética
Cursando segunda Licenciatura em Filosofia
Professor de teologia e filosofia
Escritor

Batalha Espiritual

Introdução

Isaías significa Salvação de Deus. Este personagem é um dos quatro profetas maiores, também conhecido como um profeta messiânico. Seu ministério durou cerca de 50 anos.

Mt 7.7 - a palavra oração em hebraico vai aparecer por 75 vezes no antigo testamento, 32 vezes aparecendo no livro de Salmos, livro este que são cânticos, nisso entendemos que um louvor é uma oração. Outras palavras em hebraico para oração também vão trazer o significado de: “petição a alguém superior em favor de alguém”.

As Ferramentas da Igreja

O Espírito Santo é uma arma - Is 61. 1 ao 7
As armaduras de Deus são armas - Ef 6.10 ao 18
O falar em línguas é uma arma - 1Co capítulo 14 todo
A adoração é uma arma - 1Sm 16.14 ao 23
A oração é uma arma - Tg 5.16
O nome de Jesus é uma arma - Mc 16.15 ao 20

O Espírito Santo é uma arma - Is 61. 1 ao 7

As armas que a igreja tem para a batalha espiritual são diversas, entre elas o próprio Espírito Santo é uma como podemos ver a baixo:

1 - No ano em que faleceu o rei Uziáhu, Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o templo.
2 - Em torno dele posicionavam-se serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
3 - E, ao mesmo tempo, clamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo, é Yahweh dos Exércitos, eis que toda a terra está plena da glória do SENHOR!”
4 - Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram e o templo ficou repleto de fumaça.
5 - Então bradei eu: “Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos contemplaram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”
6 - Imediatamente um dos serafins voou até onde eu estava trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.
7 - Com ela tocou a minha boca e declarou-me: “Vê, isto tocou os teus lábios, a tua culpa será removida e o teu pecado está perdoado.”

King James Atualizada

As armaduras de Deus são armas - Ef 6.10 ao 18

Na passagem bíblia abaixo podemos ver e entender que as armaduras sagradas também são armas, ferramentas para uso no campo e batalha espiritual:


10 - Concluindo, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder!
11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo;
12 - Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
13 - Por esse motivo, vesti toda a armadura de Deus, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhado até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder.
14 - Estai, portanto, firmes, trazendo em volta da cintura a verdade e vestindo a couraça da justiça,
15 - calçando os vossos pés com a proteção do Evangelho da paz;
16 - embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
17 - Usai igualmente o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.
18 - Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos.

King James Atualizada

 

Em Mateus capítulo 4 é uma Batalha Espiritual

No evangelho segundo escreveu São Mateus, podemos entender que a narrativa se trata de uma batalha espiritual:

1 - Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 - Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
3 - O tentador aproximou-se então dele e disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”.
4 - Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”.
5 - Então o Diabo o conduziu à Cidade Santa, e colocou-o sobre a parte mais alta do templo e desafiou-lhe:
6 - “Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra’”.
7 - Contestou-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o SENHOR teu Deus’”.
8 - Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor.
9 - E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
10 - Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”.
11 - Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram. Jesus inicia seu ministério

King James Atualizada

O falar em línguas é uma arma - 1Co capítulo 14 todo

1 - Segui o caminho do amor e exercei com zelo os dons espirituais; contudo, especialmente o dom de profecia.
2 - Porquanto quem se expressa em uma língua estranha, não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o compreende, pois em espírito fala mistérios.
3 - Entretanto, quem profetiza o faz claramente para edificação, encorajamento e consolação de todas as pessoas.
4 - Quem fala em uma determinada língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a Igreja.
5 - Gostaria que todos vós falásseis em línguas, todavia, muito mais que profetizásseis. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete para que toda a comunidade receba a palavra que edifica.
6 - Portanto, irmãos, se eu for até vós falando em línguas, que benefício vos trarei, se não vos falar por intermédio de revelação, ou de conhecimento, ou de profecia, ou, ainda, de ensino?
7 - Até mesmo considerando objetos sem vida, mas que produzem sons, tais como a flauta ou a harpa, como alguém poderá reconhecer a música que está sendo tocada, se os sons formados por elas não forem distintos?
8 - E mais, se a trombeta não emitir um som claro e correto, quem se preparará para a batalha?
9 - Da mesma maneira vós, se com a língua não pronunciardes sons que se podem entender, como se compreenderá o que dizeis? Pois estareis como que jogando palavras ao vento.
10 - Realmente, há diversos idiomas no mundo; contudo, nenhum deles é sem sentido.
11 - Portanto, se eu não compreender o significado do que alguém está comunicando, serei estrangeiro para quem fala e tal pessoa, estranha para mim.
12 - Assim igualmente vós. Visto que estais desejosos por exercer os dons espirituais, procurai amadurecer naqueles que produzem edificação para todo o Corpo de Cristo.
13 - Sendo assim, aquele que fala em uma língua, ore para que possa interpretá-la corretamente.
14 - Pois, se oro em uma língua meu espírito também ora, mas o meu intelecto fica improdutivo.
15 - Diante disso, o que fazer então? Orarei com o espírito, mas ao mesmo tempo com a mente; cantarei com o espírito, mas igualmente com a razão.
16 - De outra forma, se louvares a Deus apenas com teu espírito, como poderá alguém que está entre os não instruídos declarar o “Amém” à tua ação de graças, visto que não entende o que dizes?
17 - É possível que estejas dando graças muito bem, mas o teu semelhante não está sendo edificado.
18 - Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vós.
19- No entanto, na igreja, prefiro comunicar cinco palavras compreensíveis, a fim de orientar os meus semelhantes, do que falar dez mil palavras em uma língua estranha.
20 -Irmãos, não sejais infantis em vossa maneira de pensar. Porém, quanto ao mal, sede como as crianças, contudo, adultos quanto ao entendimento..
21 - Pois está escrito na Lei: “Por meio de homens de outras línguas, e por intermédio de lábios de estrangeiros, falarei a este povo, todavia, mesmo assim, eles não me ouvirão”, diz o Senhor.
22 - Desse modo, as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos. A profecia, entretanto, não é um sinal para os não crentes, mas para todos os cristãos.
23 - Se, portanto, toda a igreja se reunir num lugar e todos falarem em línguas, e entrarem pessoas não instruídas ou descrentes, por acaso não dirão que estais loucos?
24 - Mas, se todos profetizarem, e alguém incrédulo ou não instruído entrar, será por todos convencido de que é pecador e por todos será julgado.
25 - Os segredos do seu coração se tornarão manifestos. E assim, prostrando-se, rosto em terra, adorará a Deus, testemunhando que, em realidade, Deus está entre vós! Ordem nas reuniões da Igreja
26 - Portanto, qual a atitude correta, então? Ora, quando vos reunis, cada um de vós tem um salmo, ou uma mensagem de ensino, uma revelação, ou ainda uma palavra em determinada língua e outro tem a interpretação dessa língua. Tudo seja feito para a edificação da Igreja.
27 - Se alguém falar em uma língua estranha, que a falem somente dois, quando muito três, um de cada vez, e que haja quem possa interpretar.
28 - Contudo, se não houver intérprete, permaneça calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus
29 - Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem com zelo tudo o que foi dito.
30 - No caso de ser concedida uma revelação a alguém que está sentado, cale-se o primeiro.
31 - Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez, para que todos sejam orientados e encorajados.
32 - O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos próprios profetas.
33 - Porquanto Deus não é Deus de desordem, mas sim de paz. Como em todas as assembléias dos santos,
34 - as mulheres devem permanecer em silêncio nas igrejas, quando não lhes é permitido falar; mantendo-se em atitude de respeito, como também a Lei ordena.
35 - Se desejarem saber mais sobre algum ensino, questionem a seus maridos em casa; porque, para a mulher é vergonhoso conversar durante as reuniões da igreja.
36 - Porventura a Palavra de Deus teve origem entre vós? Sois vós o único povo para quem a Palavra foi entregue?
37 - Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que o que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
38 - No entanto, se alguém não reconhece essa verdade, deixe que tal pessoa siga em sua ignorância.
39 - Concluindo, caros irmãos, aperfeiçoai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em línguas.
40 - Porém, que tudo seja realizado com decência e ordem! A ressurreição de Cristo é real.

 King James Atualizada

 A adoração é uma arma - 1Sm 16.14 ao 23

14 - O Espírito de Yahweh tinha se retirado de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte de Yahweh, o SENHOR, o atormentava.
15 - Então os oficiais do exército de Saul lhe sugeriram: “Eis que um espírito arruinador vindo de Deus te aterroriza.
16 - Portanto, que o nosso soberano ordene que estes teus servos busquem um homem que saiba dedilhar a harpa e, quando o mau espírito, vindo da parte de Deus, se apoderar de ti, o homem tocará liricamente e tu te sentirás melhor.”
17 - Então Saul ordenou a seus servos: “Procurai, pois um homem que toque bem e trazei-mo!”
18 - Um dos seus servos pediu para falar e disse: “Tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é um valente guerreiro, fala bem, é de bela aparência e Yahweh está com ele!”
19 - Saul apressou-se em despachar seus mensageiros a Jessé com esta convocação: “Manda-me o teu filho Davi, que cuida das ovelhas!”
20 - Jesse apanhou um jumento e o carregou de pães, um odre de vinho e um cabrito e os enviou a Saul por meio de Davi, seu filho.
21 - Davi chegou à presença de Saul e se pôs ao seu serviço. Saul sentiu grande afeição por ele, e Davi se tornou seu escudeiro.
22 - Saul mandou informar a Jessé: “Davi ficará a meu serviço pessoal, porque conquistou a minha admiração.”
23 - Assim, todas as vezes que o espírito mandado por Deus tomava conta de Saul, imediatamente Davi apanhava sua harpa e a dedilhava; então Saul conseguia se acalmar, sentia grande alívio e bem-estar, porquanto aquele espírito maligno se afastava dele, deixando-o em paz.

 King James Atualizada

A oração é uma arma - Tg 5.16

16 - Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz.

King James Atualizada


O nome de Jesus é uma arma - Mc 16.15 ao 20 

15 - E lhes ordenou: “Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o Evangelho a toda criatura.
16 - Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!
17 - E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu Nome expulsarão demônios; em línguas novas falarão.
18 - Pegarão serpentes com as mãos; e, se algo mortífero beberem, de modo nenhum lhes fará mal, sobre os enfermos imporão as mãos e eles serão curados!” Jesus sobe à direita do Pai
19 - Concluindo, depois de lhes ter orientado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus.
20 - Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

 King James Atualizada

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Antigo Testamento História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil