Atividades Enem e Vestibular 2
Por: Diego N.
02 de Agosto de 2022

Atividades Enem e Vestibular 2

Filosofia Ensino Médio Enem Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Vestibular Acompanhamento Escolar Cursinho 1º Ano Geral

FILOSOFIA ANTIGA

Atividade Avaliativa 2

    Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.
  Platão

1. (Ufpa 2013) “Em Atenas [...] o povo exercia o poder,
diretamente, na praça pública [...]. Todos os homens
adultos podiam tomar parte nas decisões. Hoje
elegemos quem decidirá por nós. A democracia antiga
é vista, geralmente, como superior à moderna. Mas a
democracia moderna não é uma degradação da antiga:
ela traz uma novidade importante – os direitos
humanos. A questão crucial dos direitos humanos é
limitar o poder do governante. Eles protegem os
governados dos caprichos e desmandos de quem está
em cima, no poder.”

JANINE, Renato. A democracia, São Paulo, Publifolha,
2001, p. 8-10, texto adaptado.

A superioridade da democracia antiga com relação à
moderna pode ser atribuída ao (à)

a) poder dado aos homens mais velhos, dotados de
virtude e sabedoria, para decidirem sobre os
destinos da cidade.
b) condução, de forma justa, da vida em sociedade e
garantia do direito de todos os habitantes da cidade
de participarem das assembleias.
c) poder dado aos homens que se destacaram como os
mais corajosos nas guerras e aos mais capazes nas
ciências e nas artes, para estes tomarem as decisões
nas assembleias realizadas em praça pública.
d) fato de o povo eleger seus representantes políticos
para tomar decisões sobre os destinos da cidade e
definir os seus direitos, em praça pública, de modo a
evitar atitudes arbitrárias e injustas dos
governantes.
e) participação direta dos cidadãos nas decisões de
interesse do todo no âmbito do espaço público.

2. (Uel 2013) No livro Através do espelho e o que Alice
encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase
enigmática: “Pois aqui, como vê, você tem de correr o
mais que pode para continuar no mesmo lugar.”
(CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou
por lá. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186.)
Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese
também enigmática, segundo a qual o movimento é
ilusório, pois “numa corrida, o corredor mais rápido
jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o
perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde
partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve
manter sempre a dianteira.”

(ARISTÓTELES. Física. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.;
RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Pré-socráticos. 4.ed.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p.284.)

Com base no problema filosófico da ilusão do
movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que
seu argumento

a) baseia-se na observação da natureza e de suas
transformações, resultando, por essa razão, numa
explicação naturalista pautada pelos sentidos.
b) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a
ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por
condições que lhe são estranhas.
c) ilustra a problematização da crença numa verdadeira
existência do mundo sensível, à qual se chegaria
pelos sentidos.
d) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará
inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos
apontam as evidências dos sentidos.
e) pressupõe a noção de continuidade entre os
instantes, contida no pressuposto da aceleração do
movimento entre os corredores.

3. (Ufsj 2013) A construção de uma cosmologia que
desse uma explicação racional e sistemática das
características do universo, em substituição à
cosmogonia, que tentava explicar a origem do universo
baseada nos mitos, foi uma preocupação da Filosofia


a) medieval.
b) antiga.
c) iluminista.
d) contemporânea.

4. (Unicamp 2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo
ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu
ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”,
registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi
uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais
sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e
poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se
diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria
ignorância.


O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a
Filosofia, pois

a) aquele que se reconhece como ignorante torna-se
mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
b) é um exercício de humildade diante da cultura dos
sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia
era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
c) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a
Filosofia é o saber que estabelece verdades
dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
d) é uma forma de declarar ignorância e permanecer
distante dos problemas concretos, preocupando-se
apenas com causas abstratas.

5. (Ueg 2013) A expressão “Tudo o que é bom, belo e
justo anda junto” foi escrita por um dos grandes
filósofos da humanidade. Ela resume muito de sua
perspectiva filosófica, sendo uma das bases da escola
de pensamento conhecida como

a) cartesianismo, estabelecida por Descartes, no qual
se acredita que a essência precede a existência.
b) estoicismo, que tem no imperador romano Marco
Aurélio um de seus grandes nomes, que pregava a
serenidade diante das tragédias.
c) existencialismo, que tem em Sartre um de seus
grandes nomes, para o qual a existência precede a
essência.
d) platonismo, estabelecida por Platão, no qual se
entendia o mundo físico como uma imitação
imperfeita do mundo ideal.

6. (Ueg 2013) O ser humano, desde sua origem, em
sua existência cotidiana, faz afirmações, nega, deseja,
recusa e aprova coisas e pessoas, elaborando juízos de
fato e de valor por meio dos quais procura orientar seu
comportamento teórico e prático. Entretanto, houve
um momento em sua evolução histórico-social em que
o ser humano começa a conferir um caráter filosófico
às suas indagações e perplexidades, questionando
racionalmente suas crenças, valores e escolhas. Nesse
sentido, pode-se afirmar que a filosofia

a) é algo inerente ao ser humano desde sua origem e
que, por meio da elaboração dos sentimentos, das
percepções e dos anseios humanos, procura
consolidar nossas crenças e opiniões.
b) existe desde que existe o ser humano, não havendo
um local ou uma época específica para seu
nascimento, o que nos autoriza a afirmar que
mesmo a mentalidade mítica é também filosófica e
exige o trabalho da razão.
c) inicia sua investigação quando aceitamos os dogmas
e as certezas cotidianas que nos são impostos pela
tradição e pela sociedade, visando educar o ser
humano como cidadão.
d) surge quando o ser humano começa a exigir provas e
justificações racionais que validam ou invalidam suas
crenças, seus valores e suas práticas, em detrimento
da verdade revelada pela codificação mítica.


7. (Ueg 2013) O surgimento da filosofia entre os gregos
(Séc. VII a.C.) é marcado por um crescente processo de
racionalização da vida na cidade, em que o ser humano
abandona a verdade revelada pela codificação mítica e
passa a exigir uma explicação racional para a
compreensão do mundo humano e do mundo natural.
Dentre os legados da filosofia grega para o Ocidente,
destaca-se:


a) a concepção política expressa em A República, de
Platão, segundo a qual os mais fortes devem
governar sob um regime político oligárquico.
b) a criação de instituições universitárias como a
Academia, de Platão, e o Liceu, de Aristóteles.
c) a filosofia, tal como surgiu na Grécia, deixou-nos
como legado a recusa de uma fé inabalável na razão
humana e a crença de que sempre devemos
acreditar nos sentimentos.
d) a recusa em apresentar explicações preestabelecidas
mediante a exigência de que, para cada fato, ação
ou discurso, seja encontrado um fundamento
racional.

8. (Ufsj 2012) Sobre o princípio básico da filosofia pré-
socrática, é CORRETO afirmar que


a) Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de
todos os seres, concluiu que a água era a substância
primordial, a origem única de todas as coisas.
b) Anaximandro, após observar sistematicamente o
mundo natural, propôs que não apenas a água
poderia ser considerada arché desse mundo em si e,
por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.
c) Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o
antecederam e concluiu que o princípio de todas as
coisas não pode ser afirmado, já que tal princípio
não está ao alcance dos sentidos.
d) Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou
terminantemente a luta dos contrários como gênese
e unidade do mundo, como o quis Catão, o antigo.

9. (Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto
inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se
prendem a Cosmologia, sendo a determinação da
physis (princípio eterno e imutável que se encontra na
origem da natureza e de suas transformações) ponto
crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto,
Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida
pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos
apenas capturam uma realidade superficial, mutável e
transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que
os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no
fundo, os elementos primordiais que constituem essa
realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma
coisa e o real outra.

Para Leucipo e Demócrito a physis é composta

a) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o
frio.
b) pela água.
c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado.
e) pelos átomos.

10. (Uncisal 2012) No contexto da Filosofia Clássica,
Platão e Aristóteles possuem lugar de destaque. Suas
concepções, que se opõem, mas não se excluem, são
amplamente estudadas e debatidas devido à influência
que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento
ocidental. Todavia é necessário salientar que o produto
dos seus pensamentos se insere em uma longa tradição
filosófica que remonta a Parmênides e Heráclito e que
influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os
racionalistas, empiristas, Kant e Hegel.

Observando o cerne da filosofia de Platão, assinale nas
opções abaixo aquela que se identifica corretamente
com suas concepções.

a) A dicotomia aristotélica (mundo sensível X mundo
inteligível) se opõe radicalmente as concepções de
caráter empírico defendidas por Platão.
b) A filosofia platônica é marcada pelo materialismo e
pragmatismo, afastando-se do misticismo e de
conceitos transcendentais.
c) Segundo Platão a verdade é obtida a partir da
observação das coisas, por meio da valorização do
conhecimento sensível.
d) Para Platão, a realidade material e o conhecimento
sensível são ilusórios.
e) As concepções platônicas negam veementemente a
validade do Inatismo.

GABARITO


1) (A) (B) (C) (D) (E)          6) (A) (B) (C) (D) (E)                     
2) (A) (B) (C) (D) (E)          7) (A) (B) (C) (D) (E) 
3) (A) (B) (C) (D) (E)          8) (A) (B) (C) (D) (E) 
4) (A) (B) (C) (D) (E)          9) (A) (B) (C) (D) (E) 
5) (A) (B) (C) (D) (E)        10) (A) (B) (C) (D) (E) 

 

 

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil