Batismo(s)
Por: Diego N.
12 de Abril de 2022

Batismo(s)

Teologia Religião História da Igreja Ensino Religioso Vida e espiritualidade Doutrinas da Igreja Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Novo Testamento Antigo Testamento

 

Batismo(s)

Dr. Diego Do Nascimento Diniz

Batizar segundo Orlando Boyer é: administrar o batismo.

Batizar segundo a bíblia de estudos Almeida é: cerimônia em que se usa água e por meio da qual uma pessoa se torna membro de uma igreja cristã. O batismo é o sinal de arrependimento e perdão At 2.38 e união com Cristo Gl 3.26,27, tanto em sua morte como em sua ressurreição Rm 6.3-5.

Segundo o dicionário DICIO a etimologia da palavra batismo vem do latim Baptismos, e essa pelo grego Batptismos, vejamos abaixo com mais detalhes:

1º Batismo: sacramento que, segundo o cristianismo, retira o pecado original de quem o recebe, sendo a partir de então considerado cristão. (Grifo meu Diego Diniz: isso não é uma verdade absoluta, podem ter pessoas dentro do cristianismo que crêem dessa forma, mas não todas, batismo é confissão de fé pública e não retira pecado de ninguém).

2º Batismo: Religião, batizado, a cerimônia em que alguém recebe esse sacramento.

3º Batismo: Religião, ablução, ritual que consiste na lavagem dos pés para purificação ou iniciação.

4º Cerimônia: por meio dessa um objeto é benzido, atribuindo-lhe geralmente um nome.

5º Admissão: ação de ser admitido em qualquer religião, seita, organização ou partido.

6º Capoeira: cerimônia em que os alunos combatem publicamente com seus mestres ou colegas, passando a fazer parte daquela irmandade, confraria.

7º Por extensão: adulteração, ação de adulterar, modificando o conteúdo de algo, geralmente falsificando ou cometendo fraude exemplo: batismo de gasolina.

8º De batismo: indica geralmente, o nome que alguém recebeu ao nascer, nome de batismo.

Segundo o dicionário de estudos bíblicos batismo é uma palavra que veio transliterada do grego, mantendo a sonoridade. Tem o significado de “imersão”, “mergulhar” tornou-se símbolo da fé cristã.

Temos alguns tipos de exemplos de Batismos a luz da bíblia sagrada, vejamos alguns:

Não estão em Ordem Cronológica:

1º Batismo de João Batista
2º Batismo de Jesus Cristo
3º Batismo no Espírito Santo
4º Batismo com o Espírito Santo
5º Batismo unicista
6º Batismo trinitarianista
7º Batismo pelos mortos
8º Batismo de crianças (Pedobatismo)
9º Batismo no fogo
10º Batismo do sofrimento
11º Batismo dos fariseus

Batismos e algumas explicações simples, depois vamos aprofundar mais no tema:

Batismo do sofrimento esta narrado em: Mc 10.38,39 – é um tipo de batismo de muitas provações, ser mergulhado em provação.

O povo judeu realizava o batismo Jo 1.25.

Batismo de Israel 1Co 10.2, Êx 14.

Batismo de João Batista para arrependimento Mt 21.25, Lc 7.29, At 18.25, 19.3. Acontecia no Jordão Mt 3.5,6, em Enom Jo 3.23, e era para arrependimento Mc 1.4, Lc 3.3, At 13.24.

Batismo Cristão Mt 28.19,20, Mc 16.15,16, Jo 3.5,26, 4.1,2, At 2.38,41. Exemplos de batismos cristãos: Jesus Mt 3.13-17, os 3 mil At 2.41, Samaritanos At 8.12, eunuco At 8.38, Saulo At 9.17,18, 22.16, na casa de Cornélio At 10.47,  Lídia At 16.15, o carcereiro At 16.33, na cidade de Éfeso teve 12 homens batizados At 19.5.

Batismo pelos mortos 1Co 15.29.

Batismo no Espírito Santo: prometido: Jl 2.28-32, Mt 3.11, Jo 7.38,39, 14.15-17, 16.7, At 1.5,8, 2.38,39, 11.16. Ordenado: Lc 24.49, At 1.4. Recebendo o Espírito Santo no pentecostes At 2.4,16,17. Entre os samaritanos At 8.17, na casa de Cornélio At 10.44-48, em Éfeso At 19.6.

Observação: na passagem de At 10.44-48 na casa de Cornélio podemos ver que antes do batismo nas águas aconteceu o batismo com o Espírito Santo.

Batismo da trindade Mt 3.13-17, 28.19, Mc 1.9-11, Lc 3.21,22, Jo 1.32-34.

Observação: para se formular qualquer doutrina bíblica deve se ter pelo menos três autoridades (pessoas diferentes) falando sobre o mesmo assunto.

Alguns exemplos explicação:

João Batista: esse batizava sobre a ordem e mandado de Deus Ml 3.1, Mt 11.10, Jo 1.32-34, Mc 1.2, Lc 1.76. Em Mt 3.5,6 nos fala de multidões sendo batizadas por meio do arrependimento de pecados. Em Jo 3.23, João Batista realiza seu batismo em Enom por ali estar próximo a Salim e ter muitas águas. Marcos 1.4 e Lucas 3.3, At 13.24 (Lucas é o autor de Atos) declaram que o batismo de João Batista era para arrependimento, um dos requisitos bíblicos para o batismo é o arrependimento de pecados. Para que alguém venha a se batizar ela (a pessoa) deve demonstrar arrependimento (e não remorso), fé (uma fé verdadeira pois existem tipos de fé diferentes: fé morta, fingida, como um dom, natural e sobrenatural). Essa última é a fé que não vê limites e vai muito mais além. Todo aquele que vai ser batizado deve confessar que Jesus Cristo é o seu Salvador.

Batismo com e no Espírito Santo: esse tipo de batismo foi prometido e profetizado e teve seu cumprimento no novo testamento, vejamos alguns exemplos: Jl 2.28-32, Mt 3.11, Jo 7.38,39, 14.15-17, 16.7, At 1.5,8, 2.38,39, 11.16. O Espírito Santo veio sobre os discípulos como Jesus falou Lc 24.49, At 1.4. O derramamento do Espírito Santo no pentecostes At 2.4,16,17, entre os samaritanos At 8.17, na casa de Cornélio acontece o batismo no Espírito Santo antes do batismo nas águas, em Éfeso At 19.1-6.

Diferença entre ser batizado no Espírito Santo e com o Espírito Santo: o batismo com o Espírito Santo é quando alimentamos nosso espírito com jejuns, orações, louvores, leitura da bíblia sagrada, etc. Isso é se encher do Espírito Santo, este é o batismo com o Espírito Santo.

Já o batismo no Espírito Santo é ser imergido nele. Imagine você mergulhando em uma piscina, lago, mar, etc e ficar completamente imergido pelas águas, isso é o batismo no Espírito Santo.

Observação: o batismo no Espírito Santo só ocorre após se encher do Espírito Santo, pois se encher é ser batizado com o Espírito Santo, e em seguencia vem o batismo no Espírito Santo.

Batismo no fogo é um tipo de batismo de condenação eterna. Os que não aceitam a Jesus como seu salvador serão lançados nesse fogo, será o batismo de uma imersão no fogo eterno Mt 3.11,12, Lc 3.21,22, Jo 1.32,33, Mc 1.9-11.

O batismo de Jesus Cristo. Jesus foi até João Batista (este era primo de Jesus de sangue e 6 meses mais velho. Suas mães eram primas, isso torna João Batista e Jesus primos) para ser batizado por este e nos dar o exemplo (ainda que Jesus não precisasse pois não tinha pecado), e também o respeito de hierarquia.

João Batista veio primeiro que Jesus, a autoridade espiritual estava em João Batista; e por meio dele, Deus dá o chamado e ministério e usa o homem (algum obreiro) para reconhecer, dessa forma foi com Jesus, este só iniciou seu ministério após o reconhecimento de João Batista; e seu batismo.

Aqui já abro um leque para mostrar que antes de Jesus ensinar o batismo da trindade, em seu batismo estava presente a trindade Mt 3.13,17, Mc 1.9-11, Lc 3.21, Jo 1.32-34.

Vejamos:

Em Mt 3.16 o Espírito Santo desce sobre Jesus e no versículo 17 vem a voz de Deus. Ali presentes estavam a trindade.

Em Mc 1.10 o Espírito Santo desce sobre Jesus e no versículo 11 Deus fala, a trindade presente novamente narrada por um autor bíblico.

Em Jo 1.32-34 também vemos Jesus e o Espírito Santo no batismo. Posterior ao sair das águas João vê o Espírito Santo descer sobre Jesus, esse era o sinal que Deus havia prometido a João Batista.

O batismo da trindade esse era o batismo ensinado por Jesus aos seus discípulos e ficou conhecido como a grande comissão e as duas ordenanças da igreja, a ceia e o batismo. O batismo da trindade é baseada em Mt 3.13-17, Mc 1.9-11 e Lc 3.21,22.

Alguns não aceitam o batismo da trindade hoje, mas isso é mais antigo que pensamos ou imaginamos.

Seitas como a dos Ebionistas que era um grupo de judeus negavam a divindade de Jesus.


Márcion que viveu entre 95 à 165 d.C negava a divindade de Jesus.


Sabélio que viveu entre 180-250 d.C nega a trindade e afirma que Deus é uma manifestação temporária e sucessiva.


Ário que viveu entre os anos de 256-336 d.C diz que Jesus foi um ser criado e não havia nele nenhum atributo divino, negando assim que Jesus era Deus.

O batismo dos fariseus se baseava no lavar das mãos. Para quem era ou seguia os ritos farisaicos, comer sem lavar as mãos era algo errado. Para os fariseus o batismo era um rito de lavagem constante. Por isso mais a frente vamos ver Paulo defendendo a existência de apenas um batismo verdadeiro. Ao se lavarem os fariseus acreditavam que estavam passando pelo rito de batismo, esse por ter o significado de purificação, isso os fariseus faziam constantemente, repetidas vezes até no mesmo dia se “batizavam” se auto purificando.  

O batismo pelos mortos era uma prática que se acreditava que uma pessoa ao ser batizada se por acaso tivesse algum ente querido, familiar que morreu sem salvação, pelo batismo da pessoa em nome dos mortos (os falecidos) estes poderiam ser salvos 1Co 15.29.

Já o Pedobatismo ou Batismo de Crianças também é uma crença antiga, ao contrário do que muitos pensam, não foi a Igreja Católica que começou a batizar bebês, esse é um costume antigo também e foi adotado por algumas igrejas cristãs pelo mundo afora. Alguns até relatam e mostram documentos do primeiro século de registros de batismos de bebês.

Algumas informações sobre o batismo de crianças:

At 2.38 e Rm 6.3,4

O que podemos entender é que os que batizam crianças dizem ser o batismo a substituição da circuncisão do antigo testamento. Mas a bíblia não conecta a circuncisão com o batismo.

Batismo não é registrado no novo testamento como uma nova aliança, esta é feita pela fé em Jesus para usufruirmos dos benefícios da nova aliança 1Co 11.25, 2Co 3.6, Hb 9.15.

O batismo nas águas por imersão é um passo de obediência a ser feito após a salvação como pública profissão de fé em Cristo e identificação com ele.

O batismo é uma identificação com sua morte, sepultamento e ressurreição.

O batismo de bebês não é uma prática bíblica;
Um bebê não pode exercer fé;
Um bebê não pode tomar a decisão de aceitar a Jesus;
A bíblia não registra o batismo de bebês;
Um bebê não compreende o que um batismo significa.


A origem do batismo de bebês por aspersão (burrifar água) ou efusão (derramar água), veio do raciocínio de que não seria inteligente imergir um bebê em água. Seja aspersão ou efusão de água, esses dois não podem ilustrar: morte, sepultamento ou ressurreição.

Diego Diniz

Bibliografia:

Norman Geisler, Thomas Howe – Manual de dificuldades bíblicas
Bíblia de estudos Plenitude
Bíblia de estudos Dake
Bíblia de estudo Palavras Chave
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil