Consciente e Inconsciente
Por: Diego N.
19 de Junho de 2022

Consciente e Inconsciente

Sigmund Freud

Filosofia Ensino Médio Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Cursinho

 

  BIMESTRE: 2º   TURNO:    TURMA:     


  ALUNO (A):
    
  DISCIPLINA: Filosofia    


  PROFESSOR(A): Diego Diniz  

Sigmund Freud 


Consciente e Inconsciente


Sigmund Freud, mais conhecido como Freud é considerado o pai da psicanálise.


Freud nasceu em (1856-1939) na República Tcheca. Era filho de família judia e religiosa e acaba recebendo orientações judaicas não tradicionais e com leques para a filosofia iluminista.


Freud era médico e psicanalista Austríaco. Freud juntamente a Nietzsche são considerados os pais da suspeita. Enquanto Freud se torna "o médico das almas, Nietzsche se torna o pai da cultura."


Cada um em sua época não se conformavam com a forma de pensar de sua sociedade. Freud na psicanálise e Nietzsche na filosofia traziam uma nova interpretação sobre o homem.


Freud foi um grande e importante intelectual do século XIX para o século XX. Influenciado pelo psicólogo e psiquiatra Jean-Martin Charcot.


Nos primeiros passos de suas pesquisas, Freud usa da hipnose para acessar o inconsciente de seus pacientes.


Em Freud vamos descobrir que não somos apenas seres racionais como os filósofos racionalistas nos classificaram, aliás, desde Aristóteles já sabemos que somos seres dotados de racionalidades.


Com foco no inconsciente (na verdade, no que estava por trás de determinadas ações de seus pacientes, Freud acaba chegando na tese do inconsciente e lança luz a uma nova interpretação do ser humano, novas informações e conhecimentos sobre nós).


Com este foco, Freud está objetivando ir bem mais além da limitação da racionalidade, do Homo Sapiens Sapiens (o homem que sabe que sabe). Com a posição de Freud no inconsciente este não somente aprova a racionalidade do homem, como pretende ir mais além.


Em meio a isso temos os três pais da suspeita: Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche e Karl Marx. Estes não aceitavam as conclusões de suas épocas e interpretações fechadas do ser humano. Lembrando que enquanto Freud é considerado o médico das almas, Nietzsche é considerado o pai da cultura.


Por meio da hipnose, Freud conseguia acesso ao inconsciente, como resultado teve o reconhecimento das pulsões, os desejos que se instalavam em nosso inconsciente. Essas pulsões em certas vezes era ligado ao deus grego Eros, relacionado ao amor, desejo, etc.


Na ligação ao deus Eros, Freud podia identificar informações de acontecimentos na infância de seus pacientes como abuso por exemplo. Isso são resquícios de traumas do passado instalados no nosso inconsciente.


Algumas pulsões eram ligadas ao deus Thanos ou Tanatos, deus da morte na mitologia grega. Tanatos seria o deus Hades que reinava sobre os mortos no mundo inferior. Ele fica conhecido como Thanatos em latim.


Nas pulsões Thanatos se pratica a violência por meio da violência como jogos de tiros, programas com conteúdos mais violentos como lutas, etc. Essas pulsões são formas de canalizar a violência em nosso inconsciente de um jeito limitador, com regras. Alguns exemplos disso são esportes mais violentos, ou jogos de video games, etc.


Em nossas pulsões inconscientes vão ser identificados os complexos de Édipo e Electra. No complexo de Édipo é quando o menino se sente na necessidade de tomar o lugar do pai querendo a total atenção da mãe. E no caso do complexo de Electra é a menina que quer tomar o lugar da mãe querendo a total atenção do pai.


Nessas duas pulsões são identificadas fases na vida das crianças. Assim como em toda a nossa vida temos fases como crianças ou enquanto adultos, passamos por metamorfoses, transformações, adaptações, construção do nosso conhecimento, passamos por várias situações e experiências.


Em certas fases como em nossos primordios, passamos pela fase do sugar. Queremos levar tudo a boca para uma nova descoberta, um novo mundo e conhecimento.


Reflexão:


"deve renunciar á prática da psicanálise todo analista que não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época."
LACAN

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil