Deus como o nosso Psicólogo
Por: Diego N.
02 de Dezembro de 2021

Deus como o nosso Psicólogo

Psicologia no livro de Eclesiastes

Psicologia

Eclesiastes, o livro do Desabafo


Psicologia no livro de Eclesiastes


Dr. Diego Diniz


Interpretando o livro de Eclesiastes pela visão da Psicologia


A palavra Eclesiastes significa “pregador” Ec 1.1. 


É extraída da septuaginta na transliteração, onde significa “aquele que reúne ou se dirige a uma assembleia”. 


Eclesiastes é o 21º livro da bíblia tem 12 capítulos e 222 versículos, e 22 promessas. 


A palavra hebraica para Eclesiastes é QOHELET essa verbete significa: pregador. 


Por algum tempo na vida de Salomão, este se apostatou, se afastando de Deus começou a fazer uma análise da vida. Começou a fazer diversas observações de tudo aquilo que o homem estava inserido no trabalho, na família, nos prazeres da vida, nas filosofias humanas, etc. 


Salomão em toda a sua análise e percepção, chegou a conclusão de que tudo é vaidade, um vazio sem sentido que não pode ser preenchido por futilidades. 
De tudo o que Salomão experimentou, viveu, aprendeu tirou a conclusão de que são coisas vãs. 


A paz e a alegria só poderia ser preenchidos por Deus e não por bens materiais ou qualquer outra coisa, (buscas que estejam no mundo).


Quando Salomão escreveu o livro de Cânticos ele estava na sua juventude, na força da sua mocidade, quando veio a escrever o livro de Provérbios já estava mais maduro, mas quando escreveu a livro de Eclesiastes, já estava no período de sua velhice, demonstrando muito mais experiência e vivência em várias áreas da vida, o que traz o escritor a vir relatar experiências próprias, de como viveu longe da vontade de Deus, se entregou a muitas paixões, como se dedicou a estudar tantas áreas do saber humano. 


Já em sua velhice falou em assembléias sobre diversos assuntos como dominava cada um deles. 


Tinha dicção, oratória, retórica impressionante. Mas tudo isso foi classificado como um vazio que o ser humano tenta preencher porque lhe falta algo que nem mesmo aos mergulhos mais introspectivos conseguiria realmente defini-los. 


A visão de Salomão em seu fim, era de que a vida é injusta sem Deus.


Salomão teve pensamentos do tipo voltados a soluções tradicionais para as grandes questões da vida, particularmente para dentro da vida, perderam a sua relevância.


Conseguimos entender melhor essas conclusões de Salomão quando olhamos com mais atenção para a palavra “vaidade”, essa palavra chave no livro, traduzida do hebraico HEBEL: literalmente “fôlego”. Indicando assim aquilo que é mortal, transitório e efêmero.


Salomão antecipadamente começa a fazer discursos e colocar a sua vida como principal prova de uma vida regalada e desenfreada, fora de propósitos relevantes.


Em tudo e de tudo, o que Salomão viveu, nada pôde preencher o vazio penetrante e sufocante de sua vida.


Em seu último livro, Salomão esta cansado, velho e desgastado, sua mente evoluiu, cresceu, amadureceu.


Agora este se volta a dar aconselhamentos a todos e de todas as idades.


Podemos ver no livro de Eclesiastes Deus usando Salomão como um Psicólogo, e que seus conselhos atravessariam as barreias do tempo, seus conselhos voariam sobre as assas da história e chegaria a nações, povos e línguas diferentes.


Deus o usa para dar vários conselhos e em várias áreas diferentes este aconselhou a homens, mulheres, jovens, casais, etc. Seus ensinamentos estão inseridos nos corações e vidas de muitos casais e jovens e tantos outros.


Deus como o nosso Psicólogo, usa a vida de Salomão para nos transmitir suas mensagens, com isso vemos Psicologia Direcionada da parte de Deus para aqueles que desejam ou querem ouvir.


Nenhum Ser Humano é Pleno em Sua Vida


“Existe um vazio no homem do tamanho de Deus”
Fiódor Dostoievski


Asafe, do hebraico “cobrador”.


Este era um dos principais músicos de Davi, também era intercessor do povo, escritor, poeta, compositor.


Escreveu os Salmos de números 50, 73 a 83.


Seus filhos tomaram parte na purificação do templo.


Asafe era filho de Berequias que do hebraico significa “Javé abençoa”.


Os judeus tem por costume dar nome aos seus filhos com probabilidades do que eles poderiam ser no futuro, ou seja, os nomes tem significados que descreveriam o que eles viriam a ser.


Asafe em seus louvores era um “cobrador das benções de Deus”, por que sabia que o Senhor abençoaria.


Asafe foi um servo de Deus com tão grande influência, que o seu nome aparece em 12 Salmos.


Diariamente estava adorando a Deus diante da Arca da Aliança. Seu nome aparece de forma sútil nos cânticos judaicos devido a seu ministério que foi exercido com muita dedicação.


No Salmo de número 50, Asafe descreve a Deus como sendo Onipotente, o Deus todo poderoso, que pode todas as coisas.


Aqui Asafe como um canal de benção da parte de Deus para os seus ouvintes (pois ministrava estes cânticos) e para os seus leitores (para os que viessem a ter este conhecimento por leitura) mostrava que Deus era um Psicólogo presente sobre o seu povo, e mesmo que o seu povo não o visse fisicamente, ele estava usando seus servos como coadjuvantes na psicologia.


Deus usa o Levita Asafe como um psicólogo através dos louvores.


Deus em sua eterna sabedoria sabia dos benefícios da música.


A música é capaz de trabalhar em várias áreas do cérebro e ativar diversas conexões, aliviando o estres, aumentando a concentração, reduzindo dores, entre outros como: promover auto disciplina e paciência, fortalecer a memória, melhorar a concentração e a atenção, a orientação, coodernação motora, o autoconhecimento são mais alguns benefícios, além de ajudar a melhorar a comunicação e a sensibilidade, ajuda a criar vínculos.


A música alivia a ansiedade, promove o bom humor, nos ajuda enquanto fazemos exercícios, ajuda a curar dores emocionais.


Quando ouvimos alguma música que nos satisfaz, o nosso corpo libera um hormônio chamado de Endorfina, essa é uma substância química com função de analgésico, que nos traz sensação de prazer e bem estar, e ajuda na melhora da saúde dos vasos sanguíneos.


Asafe como um intercessor clama por Justiça, por uma intervenção Divina, pela manifestação de Deus em meio a seu povo como um Psicólogo.
Este servo clama a Deus que ele esteja presente em todas as esferas da vida de seu povo.


Nos Salmos Asafe tenta mostrar a total onipotência de Deus (Sl 75.1) falando de suas maravilhas e como podemos conhecer essas obras pelos nomes genéricos de Deus como: Jeová, Jeová Rapha, Jeová Nissi, Jeová Jireh, Jeová Adon, Jeová El-Shaday, Jeová Elohim, Jeová Shamah, Jeová Tsidekenu, Jeová Sabaoth, Jeová El-Olam, Jeová Jah, Jeová Palet, Jeová El-Raí, Jeová El-Cana, Jeová Shaphatar, Jeová Roi, Jeová Kadosh, Jeová Shalom, etc.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil