Deus como o nosso Psicológo
Por: Diego N.
22 de Dezembro de 2021

Deus como o nosso Psicológo

Deus, o Psicólogo de Josué

Psicologia

Deus como o nosso Psicólogo

Deus, o psicólogo de Josué

Professor Diego Diniz

 

Para que Deus aja através de seus servos como um Psicólogo, devemos ter uma vida séria diante dele. Através do Espírito Santo é que teremos a capacidade de sermos um agente de Deus como orientadores de confiança para a igreja. A dependência dos apóstolos ao Espírito Santo trazia grandes e significativos resultados a igreja. Da mesma forma sejamos também dependentes dele para tão maravilhosa obra. Deus usou muitos para que a sua “Psicologia” fosse transmitida a nós, sejamos nós também um canal de bênção para nossos irmãos e irmãs e todos os que nos cercam. E isso será possível ao estudarmos incansavelmente a palavra de Deus.

Diego Diniz


Texto chave: Js 1


Josué 1:6-8


Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Introdução ao livro de Josué

Josué do hebraico significa: “Jeová Salva” ou “Jeová é a Salvação”. A transliteração grega de seu nome é Jesus (Hb 4.8).

Este livro é o 6º livro da bíblia sagrada, é uma continuação dos registros históricos dos 5 antecessores a ele. Este livro foi atacado incansavelmente pelo quadro que se apresenta na capítulo 10, aonde nos relata a história de Josué dando ordem para que o Sol parasse. Isso gerou muitas críticas em meio aqueles que são dessas áreas, falando que o livro é contraditório ao falar que o Sol tem movimento, e que este parou, dá-se há entender que a bíblia defende o ponto de vista de que o Sol não tem movimento, e isso gerou muitos questionamentos entre os Críticos.

Aqui vemos a consumação da redenção de Israel, não somente do livramento de serem escravos na terra do Egito, mas de também receberem uma Promessa que repousava sobre seu antecessor Abraão, e ser cumprida sobre eles centenas de anos depois, aqui nos lembra de uma promessa feita, e de uma promessa cumprida.

Deus falou, Deus cumpriu.

Estes escritos nos traz uma semelhança muito grande como se fosse um “diário de guerra”. Este livro nos mostra várias batalhas e conquistas do povo.

Josué é um dos 12 livros Históricos do Antigo Testamento (Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias e Ester).

Este livro tem 24 capítulos e 658 versículos. Josué é mencionado 171 vezes nesse livro que leva o seu nome, como sendo o segundo líder de Israel, seu nome é encontrado 216 vezes nas escrituras.

Segundo o Talmude, quem foi o autor dessa maravilhosa obra foi o próprio Josué, o primeiro livro que leva o nome de seu autor. Este livro nos traz um tema “reconfortante” –  “conquista e posse, vitórias por meio da fé (Js 1.6 ao 9)”. As narrativas descritas nesse livro vai da morte de Moisés até a morte de Josué. Inicia-se falando de Morte, tem em seu término o registro de morte.

Josué foi um servo e assistente completamente fiel ao seu Mestre Moisés, este “pupilo” acompanhou Moisés a todo o tempo durante 40 anos ininterruptos, nesse tempo ele foi sendo discipulado, este foi escolhido diretamente por Deus para ser o sucessor de seu Mestre o Grande Legislador de Israel, ele assumiu o comando definitivamente após o falecimento de Moisés. Era corajoso e guerreiro, lutou contra os Amalequitas logo após sair do Egito pois ele também foi escravo. Ele também foi um dos 12 espias enviados por Moisés até a terra de Canaã. Era filho de Num um descendente de Efraim (significa: fértil, - tudo o que Deus colocou sobre a responsabilidade de Josué teve bons resultados). Seu nome era Oséias (Nm 13.8) e foi mudado por Moisés para Josué.

É interessante que assim como José morreu com 110 (cento e dez) anos, assim também foi com Josué, morrendo com 110 (cento e dez) anos. Mas antes de falecer o servo de Deus faz exortações ao povo e os incentiva a serem fiéis a Deus. 


Moisés e Josué e suas Semelhanças


Assim como seu Professor fez várias atividades em prol do Reino de Deus, semelhantemente Josué também viria a fazer:


Como Moisés, Josué também enviou “espias na Terra Prometida” (Nm 13 e Js 2);


Moisés guiou seu povo ao atravessar o mar vermelho, Josué quando foi passar para Canaã (Êx 13.17 a 15, Nm 9.1 ao 4 e Js 5.10 ao 12);


Aconteceu com Moisés o fato dele estar apascentando as ovelhas de seu sogro Jetro, que ao se aproximar da sarça, uma figura misteriosa (Deus)  lhe ordenou que tirasse as sandálias dos pés, já com Josué foi  próximo a Jericó, e apareceu lhe um anjo enviado por Deus como Príncipe de seu Exército (Êx 3.1 ao 5, Nm 21.31 e 32, Dt 2.26 a 3.11, Js 6, 8, 10 e 12);


Moisés testemunhou a circuncisão (masculina) de todos os que estavam com ele, Josué fez o mesmo, pois dos que haviam nascido após o Êxodo, não haviam sido circuncidados ainda (Êx 4.24 ao 26, Js 5.2 ao 9);


Celebrou a Páscoa com o povo de Israel, Josué também a Celebrou assim que começou a liderar a nação escolhida (Êx 12, Nm 9.1 ao 4, Js 5.10 ao 12);


Seu Mestre liderou o povo em conquistas militares importantes, e Josué semelhantemente o fez também (Êx 14 e 15, Nm 21.31 e 32, Dt 2.26, 25, Js 7);


Tanto Moisés como Josué levantaram um Altar de Adoração ao Senhor e nele escreveu as Palavras do Senhor como um sinal de Aliança (Êx 24.3 ao 18, Js 8.30 ao 35);
Moisés em seu ministério identificou impurezas no meio do povo, Josué também (Êx 32, Nm 15.32 ao 36, 16, 25, Js 7);


Moisés permitiu que estrangeiros fizessem parte da comunidade da Aliança, seu sucessor apoiou e fez o mesmo (Êx  12.38 e Js 6.22 ao 25, 9);


Moisés iniciou a divisão da Herança entre as tribos de Israel, Josué concluiu (Nm 14.24, Dt 1.36, Js 14.6 ao 15);


Confirma a herança das filhas de Zelofeade (Nm 27.1 ao 11, 36.1 ao 12, Js 17.3 ao 6);


Estabelecer as cidades de Refúgio, e dar aos Levitas as suas Cidades (Nm 35. Js 20 e 21);


Confirmar a continuidade do relacionamento entre as tribos que ficaram antes do Jordão com as que passaram o Jordão (Nm 32. Js 22);


Tanto Moisés como Josué fizeram um discurso de despedida (Dt 1, Js 23);


Moisés renovou a aliança de Deus com o povo e Josué fez o mesmo (Dt 29, Js 24);


Mesmo que a morte de ambos (Moisés e Josué) tenham sido diferentes, elas vem em detalhes (Dt 32.48 ao 52, Js 24.20 ao 31).


A morte de uma lenda


O Legado continua em Josué


Josué 1.1 ao 9

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

Explicação: duas vezes servo, duas vezes Senhor, mostrando que pode ter mais de um servo, mas não mais de um Senhor, nos fazendo entender que a referência possa incluir Moisés ao dizer Senhor (neste caso, Senhor de Moisés). Assim foi no início do chamado de Moisés, quando Deus o chama para um ministério, ao se dirigir ao pastor, Deus fala para ele tirar as sandálias dos seus pés pois a terra em que ele estava era terra santa.

Muitos eruditos acreditam que as sandálias que Moisés estava tinha uma insígnia de um Sol, representando um deus egípcio. Outros dizem que no período do antigo testamento nenhum servo usava sandálias, somente seus senhores. Dado essas duas informações podemos entender que o Eterno e Soberano Senhor nosso Deus estava falando com Moisés que ele (Deus) tinha um ministério a ser executado por ele, e que Deus o estava chamando para uma grande responsabilidade. Mas para que ele viesse entender melhor, Deus fala para ele tirar as sandálias, indicando que Moisés não poderia servir mais aos deuses do Egito como estava em “suas sandálias” e que ele deveria ser humilde para entender o trabalhar daquele que o estava alistando para o centro de seu querer e vontade no significado dele tirar as sandálias, pois só usava calçados nesse período quem era senhor. Moisés havia sido senhor no Egito, mas diante de Deus ele deveria aceitar que só poderia ter um Senhor, e não seria Moisés.

Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Explicação: podemos ver claramente como é o cuidado de Deus ao se dirigir há uma pessoa, Josué estava completamente destruído por dentro, acabou de perder não somente um grande Mestre, como também um maravilhoso amigo, companheiro e instrutor sem igual. Deus ao falar com seu servo, sucessor do falecido, ele levanta a auto estima desse homem que levaria a responsabilidade da promessa feita a centenas de anos atrás aos Patriarcas.

Deus age como um excelente Psicólogo para seu servo que desempenharia um chamado totalmente particular e com grandes sucessos seguidos um após o outro.

Deus o anima, encoraja, faz uma abordagem de tratar o eu desgostoso do discípulo de Moisés.


Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

Explicação: a conquista seria total em todos os termos a qual a promessa esta repousada. Nada a mais, nada a menos.


Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

Explicação: Deus é categórico em enfatizar as circunferências de sua promessa, e que o povo caso caísse em ceticismo, poderia medir a terra de posse em referência a promessa descrita por Deus.


Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Deus sabe o que faz e fala. Josué era um conhecedor da terra de Canaã pois exatamente 40 anos atrás ele foi um dos 12 espias a trazer um relatório ao povo. Deus esta trazendo a lembrança do que Josué viveu - “a mesma convicção que teve a 40 anos, tenha agora, pois vocês conquistaram toda essa terra”.


Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

Explicação: Josué estaria liderança o exército de Israel uma vez mais, no entanto dessa vez, a conquistas maiores).


Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Explicação: ter ânimo é uma coisa, tem bom ânimo é outra coisa, mas ter muito bom ânimo é outra coisa. Vemos aqui nessas três colocações que o desânimo seria algo presente e constante sobre o servo de Deus e que ele não poderia deixar isso ganhar força nem em seus pensamentos, coração e nem no meio do povo. Deus sabia que as lutas não seriam fáceis, então enfatiza por três vezes a questão do servo ter ânimo.


Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Explicação: Deus em sua eterna Soberania e Onisciência, sabia que os seres humanos após a sua queda ficou muito inclinado ao mal, ele orienta Josué a ficar constantemente ligado nos escritos sagrados que ele mesmo presenciou pois estava com Moisés no Monte Sinai quando Deus entregava o Decálogo (Dez Mandamentos). Ali continha as orientações necessárias para ele e todo o povo seguir a risca fielmente.


Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Explicação: por mais que as coisas possam ser difíceis, Deus sempre estará conosco, desde que estejamos sendo fiéis para com ele e seus mandamentos.


Deus como o nosso psicólogo “gostaria” que fossemos crianças novamente, ele não nos trata como crianças, mas iria gostar de voltássemos a ser.

Aqui nessa frase pela visão da psicologia, vamos entender da seguinte maneira: “para as crianças abaixo de cinco anos, Deus para essas crianças são os pais”, as crianças olham para os pais e imagimam Deus.


Como seres humanos temos diversos problemas, o que não temos são soluções, focar no problema para achar uma solução é o principal objetivo do aconselhador.

Assim como Deus foca em nossos problemas para nos direcionar corretamente.

Muito das vezes em nossa vida “questionamos o silêncio de Deus”, mas como em Princípios Psicológicos no aconselhamento, o psicólogo fala pouco e ouve mais.

Deus se mantém em silêncio porque como um bom psicólogo, ele esta nos ouvindo e focando no problema. Em muito das vezes as soluções são bem simples. Assim devem ser os ministros de Deus, ter atenção, empatia e muito cuidado nas orientações psicológicas.

Somos um canal de bênção para o nosso próximo, e Deus se vale (usa) disso para abençoar o próximo e o direcionar nas decisões solucionáveis mais prováveis. 

Não deixe de compartilhar este ensinamento com alguém.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil