Escatologia
Por: Diego N.
09 de Dezembro de 2021

Escatologia

Teologia

          Escatologia

A Doutrina das Últimas Coisas


Dr. Diego Do Nascimento Diniz


Neste estudo vou estar escrevendo sobre os seguintes pontos:

Não perca essa série de estudos.


Definição de Escatologia
Sinais que antecedem a volta de Jesus
Esperando a volta de Jesus
A volta de Jesus
O arrebatamento da Igreja
O Tribunal de Cristo e os Galardões
As Bodas do Cordeiro
A Grande Tribulação
A Vinda de Jesus em Glória
Milênio
O Juízo Final
Novos céus e nova terra
O Destino final dos ímpios


Introdução


Escato vem do grego ESCHATHOS e significa “último”, e Logos, essa palavra que também é grega, significa “estudo, doutrina,pesquisa”.


Escatologia é portando o estudo das últimas coisas, últimos acontecimentos.


Existem 5 linhas teológicas que tratam dos últimos acontecimentos e são elas:

pré-tribulacionistas
mid-tribulacionistas
pós-tribulacionistas
arrebatamento parcial e
arrebatamento pré-ira.   


As duas últimas linhas teológicas que tratam das últimas coisas são as que tem menos prestígio no meio teológico. Sendo o arrebatamento parcial e arrebatamento pré-ira.


Independente da linha teológica, uma coisa é certa, todos os que realmente crêem em Jesus Cristo estão aguardando a sua volta.


As parábolas como a dos dois servos Mt 24.45 ao 51, das dez virgens Mt 25.1 ao 13, e dos talentos Mt 25.14 ao 30, são algumas referências que mostram a volta de Jesus.


Jesus Cristo voltara -  sobre as nuvens Mt 26.64, Ap 1.7
Jesus Cristo voltara – a vista de todos Mt 24.30
Jesus Cristo voltara – vai chegar ao mesmo lugar de onde partiu Zc 14.4, At 1.11
Jesus Cristo voltara – em momento que só o pai conhece Mc 13.31.


Os discípulos se preocupavam com a volta de Jesus Cristo. Em Mt 24.1 ao 51, Mc 13.1 ao 13 e Lc 21.5 ao 36, vamos ver 4 discípulos o perguntando sobre o seu retorno a terra e o que aconteceria. Os discípulos que perguntam a Jesus foram: Pedro, Tiago,João e André Mc 13.1-3.

Interpretação pré tribulacionista futurista


Bem, vou tratar do ponto de vista interpretativo Pré-Tribulacionista Futurista. Essa linha acredita que muitas profecias se cumpriram, mas que ainda existem algumas para se cumprir. Vamos ver alguns pontos dentro dos Temas propostos.


Alguns pré-tribulacionistas futuristas também são Dispensacionalistas, ou seja, acreditam que Deus agiu e age dentro de certos tempos. Esses tempos são conhecidos como dispensações e são eles:


Inocência – Adão e Eva
Consciência – Período pré diluviano 
Governo Humano – Torre de Babel
Promessa – Período Patriarcal
Lei – Decálogo os 613 mandamentos
Graça – Espírito Santo
Reino Milenial – Período de Mil anos


É interessante mencionar as dispensações para entendermos a escatologia. Quando estudamos por partes fica mais fácil de aprender e conhecer a sistematização das doutrinas bíblicas.


A primeira profecia bíblica escatológica esta em Gn 3.15. A semente que nasceria da mulher é o próprio Jesus Cristo que esmagaria a cabeça da serpente.


A palavra cabeça que aparece no texto em hebraico é ROSH (Strong 07218) – cabeça, a cabeça do corpo humano, o primeiro de uma seguência, aquilo que é principal ou supremo, primeiro, topo, príncipe, a parte mais alta, cúpula, início, proeminente, líder e chefe. Dentro do contexto acima entendemos que este cabeça é como um chefe de uma empresa sendo ele o principal, o presidente. Em outras palavras, entendemos que Deus esta colocando uma responsabilidade sobre a mulher de dar a luz a um salvador que esmagaria a cabeça da serpente. Isso realmente aconteceu quando Jesus morreu na cruz do calvário. O Texto de Rm 16.20 é uma interpretação mais abrangente de Gn 3.15.


Sinais que Antecedem a vinda de Jesus


Falsos cristos, falsos profetas, falsos ensinamentos (de homens), apostasia, ensinamentos de demônios, terremotos, guerras, fomes, pestes, misticismos (atribuir poderes a objetos), sincretismo religioso (união de várias religiões em uma só), etc. Estes são alguns sinais que nos mostram que Jesus esta mais próximo que imaginamos. Paulo nos fala que devemos estar atentos pois a nossa salvação hoje esta mais perto de que quando aceitamos a Fé Rm 13.11.


O último sinal que deveria se cumprir antes da vinda de Jesus era a apostasia e essa se cumpriu logo no primeiro século da igreja primitiva, logo não tem mais nenhum sinal para se cumprir, aguardamos apenas a volta do Mestre salvador Jesus Cristo.


A palavra APOSTASIA vem do hebraico MESHUBAH e significa: voltar atrás, retornar, se arrepender, desertar, infidelidade, apostasia, deslealdade, voltar a uma posição antiga. A raiz de meshubah é SHUB, este verbo que significa: voltar, retornar ou arrepender-se. A apostasia aos olhos de Deus é algo que acontece na vida da pessoa a qual ela precisa de cura.


Guerras, fomes, pestes, rumores de guerras entre outros são os palcos que antecedem a volta de Jesus. Alguns dizem que não existe religião no mundo que tem mais pessoas mortas que o cristianismo. Nesse sentido, são mortes por perseguição.


Temos os terríveis palcos das duas grandes guerras mundiais. 


Estudos apontam que entre os anos de 2.000 e 2.010 aconteceram mais de 200.000 mil terremotos, sendo que apenas 100.000 mil são perceptíveis ao ser humano. 


Terremotos – No caso dos terremotos temos estes acontecimentos em várias partes do mundo. Algumas comparações foram feitas e chegaram a uma conclusão de que, do nascimento de Jesus até o ano de 1.900 aconteceram menos terremotos do que entre 1.901 e 1.908.


Fomes – secas e catástrofes tem sido causas de muitas mortes no mundo. Este é mais um dos muitos sinais que mostram que a volta de Jesus esta muito próxima.


Pestes – as pestes e doenças tem ceifado a vida de milhões de pessoas pelo mundo. O câncer esta sem cura até o momento, novas bactérias são descobertas e seu poder é letal, vírus, etc. Em Ap 6.8 fala das “feras da terra”. Traduzido do grego, que quer dizer “pequenas feras”. Assim podemos dizer que essas pequenas feras são diversificadas entre vírus, bactérias, pequenos animais, etc. 


Estas informações acima nos faz entender que estes são sinais que antecedem a volta de Jesus.


Para compreender melhor estes acontecimentos na linha pré tribulacionista, devemos fazer uma separação de fatos, assim poderemos compreender por partes.


A linha pré tribulação faz separação entre a volta de Jesus em duas etapas. A primeira foi chamada de arrebatamento e a segunda de revelação. Vamos ver suas divisões e entender o que acontece em cada uma delas.


Em sua volta para arrebatar a igreja Jesus ensinou os sinais que deveriam acontecer antes que voltasse. Entre seus ensinamentos e exemplos dados, Jesus comparou a sua volta com uma mulher prestes a dar a luz.


As dores de parto Mt 24.4 ao 8, 1Ts 5.3


O corpo da mulher na maioria das vezes da sinais de que o parto esta próximo (assim é a igreja, existem sinais de que a volta de Jesus esta cada vez mais próxima).


As primeiras contrações são mais distantes entre si e com menor intensidade podendo variar de 20 a 30 minutos no início. No decorrer as dores aumentam e são em intervalos menores. As contrações tem 3 progressões: a primeira mais próximas, a segunda mais longas e a terceira mais fortes. 


De mulher para mulher os sinais variam, mas o que Jesus está dizendo é que existem contrações que vão durar até 60 segundos. Por isso alguns estudiosos fazem a comparação de 60 segundos com 60 sinais da volta de Jesus.

Pegando essas informações com as supramencionadas, podemos entender que os sinais de pestes, guerras, mortes, etc, são as dores de parto que a mulher sente ao se aproximar a hora de dar a luz.

A cada acontecimento sendo o cumprimento de uma contração de uma grávida, dores mais fracas e com maior espaço de contração entre uma e outra, mas, quanto mais perto de dar a luz, mais próximas e intensas são as dores.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Igreja Ensino Religioso Aconselhamento na Teologia
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil