Escatologia
Por: Diego N.
15 de Dezembro de 2021

Escatologia

As 70 Semanas de Daniel

Teologia

As 70 semanas de Daniel

Dr. Diego Diniz


Em Dn 9.24 ao 27 esta o texto chave para compreendermos estes acontecimentos. 


O primeiro ponto a ser entendido aqui é que, quando tratamos de falar de semanas proféticas, elas não são interpretadas de forma literal, mas sim de forma profética. Essas 70 semanas não são 70 semanas literais por serem passagens bíblicas proféticas.

Essas 70 semanas na verdade são 70 anos. 


Para se entender este período é necessário fazer as separações dos tempos. Estas 70 semanas que na verdade são 70 anos, entendemos assim: 70x7= que daria 490. Por se tratar de profecias escatológicas, essas 70 semanas são 70 anos. Por isso são 70 anos vezes 7 dias, a qual vai dar o resultado de 490 anos. Estes 490 anos são divididos em três períodos.


O primeiro ano das profecias destes 490 anos se inicia com a reedificação dos muros de Jerusalém por Neemias (Ne 2). A contagem destes 490 anos é contínua, não para. Essa seria a primeira semana que é representada por 7x7 que daria o resultado de 49, nesse sentido profético, a primeira semana teria uma duração de 49 anos dos 490. Quando Neemias começa a reedificação dos muros de Jerusalém, era o ano de 445 a.C. 


A segunda semana, que é o segundo período, divisão dos 490 anos se dá em continuidade dos primeiros 49 anos em 396 a.C, quando o povo agora vai tentar reedificar o templo que foi destruído por Nabucodonosor anos atrás.


Juntando a primeira semana com a segunda semana das 70 semanas, teremos o cumprimento de 62 semanas. Sabemos que a primeira semana durou 49 anos, já a segunda vai durar 434 anos.


Se pegarmos 49 das 7 primeiras semanas e somar mais 434 da segunda semana que são 62 semanas, teremos o resultado de 483 anos dos 490 que tem que se cumprir que são representadas por semanas nas profecias e não por anos, por isso vamos parte por parte para entendermos o que Deus mandou Daniel profetizar.


Temos agora o cumprimento de 63 semanas. A primeira semana dura 49 anos, a segunda dura 434 anos. Se são 70, falta a última semana. Ao somarmos tudo teremos 49+434+7=490 anos. Assim entendemos as 70 semanas de Daniel que na verdade são 490 anos de cumprimentos escatológicos.


Vamos tentar entender um pouco melhor: a primeira semana começa com a reedificação dos muros da cidade de Jerusalém com Neemias e seus ajudantes em 445 a.C. Essa semana vai ser emendada com a segunda (que em continuidade a primeira vai se dar no ano de 396 a.C), fazendo a contagem das duas primeiras semanas em acontecimentos históricos contínuos que vão até a morte de Jesus na cruz do calvário. 


Quando a morte de Jesus acontece se interrompe as 70 semanas de Daniel e entra o período da igreja. Antes Israel era o relógio de Deus, agora a igreja entra como o seu relógio (2Ts 2.3-9).


Nestes acontecimentos entendemos que: se são 3 períodos distintos para que os 490 anos aconteça, logo entendemos que 483 anos se passaram e foram se cumprindo as profecias de Daniel, mas, a última semana foi interrompida na morte de Jesus pois a igreja foi inserida na história.


Essa última semana na verdade são os 7 anos de tribulação e grande tribulação que será explico depois. Ao lermos os últimos parágrafos entendemos que de 490 anos se cumpriram 483 faltando apenas a última semana que na verdade são 7 anos, e estes é a tribulação e grande tribulação.


Segundo a escatologia judaica “Fim dos tempos” é o espaço de tempo, desde o início do cumprimento da profecia no império babilônico até o estabelecimento do reinado de Cristo na terra.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Aconselhamento na Teologia Doutrinas da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil