Existe o ministério de Apóstolos hoje?
Por: Diego N.
23 de Novembro de 2021

Existe o ministério de Apóstolos hoje?

Teologia Vida e espiritualidade Aconselhamento Bíblico

Existe o ministério apostólico em nossos dias?


Doutorado Diego Do Nascimento Diniz


Este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão sobre alguns pontos deste tema apresentado, não se trata de verdade absoluta como alguns assim o dizem.


“Não existem fatos eternos e nem verdades absolutas”  
                                        Friedrich Nietzsche


Alguns textos bíblicos parecem nos dar um norte para entendermos muitas coisas descritas na bíblia sagrada. Vamos ver alguns relacionados ao apostolado.


Alguém que teve contato direto com Cristo At 1.22, 1Co 9.1, 15.7,8.
Alguém que ministra com sinais, prodígios e maravilhas At 5.12.
O ministério de Pedro e Paulo tinham essas características pois até a sombra de Pedro e o lenço de Paulo curavam At 19.11,12, 5.15.
Deveria ter acompanhado o ministério de Jesus desde o batismo de João Batista Mt 3.13 ao 17, Mc 1.9 ao 11, Lc 3.21,22, Jo 1.32 ao 34.
Alguém chamado diretamente por Cristo Mt 10. 
Aqui estão presentes os textos tanto de chamados diretamente por Cristo como também a questão deste ministério ser acompanhado por sinais e maravilhas. 
Em Mt 10.1 chamou 12, não mais que isso, lhes deu poder para curarem e expulsar demônios Mt 10.1;
Os nomes dos 12 Mt 10.2 ao 4.
Todo apóstolo tem o dever de ensinar Mt 28.16 ao 20;
O ministério apostólico envolve todos os outros 4 de Ef 4.11: profetas, evangelistas, pastores e mestres;
Ter recebido a imposição de mãos dos demais apóstolos At 1.12 ao 26;
Tiago morreu e não foi substituído;
O número representativo da aliança já estava completo;
Os apóstolos lançaram as bases da igreja.

Em At 6 vemos uma democracia, apóstolos e discípulos para se nomearem novos obreiros para ajudar na obra, daí surge o ministério de diáconos. No Concílio da igreja descrito em At 15 vemos uma reunião democrática e não um querendo ser mais que outro. No Concílio de Nicéia entre outros estavam presentes as maiores autoridades teológicas de suas épocas, no entanto não vemos apóstolos entre eles.


Este ofício foi mantido pelos 12 e após a morte de Judas Iscariotes, Matias toma o seu lugar.
O caso do apóstolo Paulo foi um algo a parte.


Observação: no I século havia o chamado específico para o apóstolo e o dom espiritual para apóstolos. O dom espiritual de apóstolos não deve ser confundido com o ofício original pois eles são distintos. Temos alguns personagens que tinham o dom espiritual de ser apóstolos: Tiago 1Co 15.7, Gl 1.19, Barnabé At 14.1 ao 4,14, Apolo 1Co 4.6,9. Estes tinham o dom, mas não o ofício de apóstolos. Estes estavam mais voltados a questão da autoridade da pregação como sendo aqueles que foram enviados sobre a autoridade de outro.


No segundo século, a seita por nome de Gnósticos (ela surge no I século, mas tem mais força no II século) também cobiçou o título de apóstolo, assim como no período de Paulo houve os que também assim desejavam ser chamados de apóstolos 2Co 11.13 Ap 2.2. Um que surge tem por nome Marcião. Muitos acreditam que este não era Gnóstico (do grego Gnose: conhecimento), mais que seus ensinamentos tinham pontos similares com o gnosticismo. Estes diziam possuir um conhecimento que Deus os revelou a tal ponto que nem os 12 apóstolos de Jesus tinham.


Marcião foi um dos que estavam deturpando a bíblia sagrada na mesma época de Irineu, este por sua vez defendeu a palavra de Deus de forma correta e responsável refutando os ensinos de Marcião e outros. Essas e outras referências podemos encontrar na coleção dos livros da Patrística.


Na Reforma Protestante foi levantado o ponto das Cinco Solas: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Entre essas vai ter grande força a Sola Scriptura – Somente as Escrituras. Nisso vemos que a Reforma Protestante não tinha em mente voltar o “chamado de apóstolos”, nesse sentido de ofício.


Os Bispos da Igreja Anglicana, a igreja da Inglaterra reivindicam para si o título de apóstolos e a continuação deste ministério por eles. E os Episcopais também seguem nessa linha.


O nome dos 12 apóstolos de Jesus aparecem no fundamento do muro da cidade celestial e nenhum mais Ap 21.14.
Um dos problemas que temos hoje em dia é o ensino sobre este tema, na verdade, o que se tem ensinado esta bem longe de ser de fato o que a bíblia diz.


Os mórmons é um grupo que defende tanto o ministério apostólico quanto o de profetas em nossos dias, o problema é a forma a qual resolveram defender esses pontos, mas, você(s) leitor(es),(as) podem pesquisar por conta própria. Não tenho a pretensão de manipular ninguém.


Os 12 conhecidos como apóstolos, na verdade foram escolhidos ao meio de 70 que já eram discípulos de Jesus Lc 10. Jesus passa a madrugada no monte em oração, e depois logo pela manhã chamou os seus discípulos e nomeou os 12. Muitos foram chamados, mas, poucos escolhidos.


Os apóstolos foram chamados por Cristo Mc 3.13 ao 19.


Paulo também foi chamado por Jesus Cristo 1Co 15.8,9, Gl 1.1, 2.6 ao 9.A palavra apóstolo significa: alguém comissionado por Cristo, um embaixador do evangelho referindo-se aos 12 apóstolos Mt 10.2, Lc 6.13, At 1.26, Jd 1.17, Ap 21.14 e Paulo o apóstolo dos gentios 1Tm 2.17, 2Tm 1.11.


Hoje não existe mais a inspiração a nível da bíblia sagrada (digo: de nível ao ponto de a bíblia como palavra de Deus não errar, inspiração divina canônica, em pé de igualdade).


Paulo nos diz que ele foi o último dos apóstolos 1Co 15. Um apóstolo do nível de Paulo é fundador de igrejas, faz a obra missionária.


Felipe e Estevão que foram duas grandes potências nas mãos de Deus não se alto intitularam apóstolos, mesmo que seus ministérios tivessem sinais e maravilhas, e tivessem sido recebidos pelos apóstolos, etc.


Partindo para um lado mais da história, não vemos os aclamados Pais da Igreja  que foram alguns discípulos diretos dos apóstolos chamados por Cristo se auto intitularem como tais.


Clemente de Roma 30- 100 d.C 
Inácio de Antioquia xxx-117 d.C
Policarpo 69-159 d.C
Justino Mártir 100-170 d.C
Irineu 130-200 d.C
Tertuliano 150-230 d.C
Origines 185-254 d.C
Cipriano 200-258 d.C
Eusébio de Cessareia 265-339 d.C
Jerônimo 325-378 d.C
Crisóstomo aprox: 344-407 d.C
Agostinho 354-430 d.C.


Os apóstolos tiveram o dever de lançar os fundamentos da igreja Ef 2.20, devemos agora seguir.


Bibliografia:


CHAMPENHAUSEN, Hans Von. Os Pais da Igreja: A vida e a doutrina dos primeiros teólogos cristãos: 10º impressão – 2006. 1º impressão do original em inglês: The Fathers of the Church/ 1998. Tradução: Degmar Ribas Júnior.
Bíblia de Estudos Plenitude.
LOPES, Augusto Nicodemos: Apóstolos: a verdade bíblica sobre os apostolado/ Augusto Nicodemos Lopes -  São José dos Campos, SP: Fiel, 2014.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Aconselhamento na Teologia Doutrinas da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil