Fariseus Inimigos do Reino
Por: Diego N.
18 de Abril de 2022

Fariseus Inimigos do Reino

Teologia Ensino Religioso História da Igreja Religião Vida e espiritualidade Doutrinas da Igreja Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Novo Testamento Antigo Testamento Cultura Religiosa (Judaico-Cristã) Homilética Esclarecimento Bíblico Teologia sistemática

 

Fariseus Inimigos do Reino

Dr. Diego Do Nascimento Diniz



Mateus 11:12


E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.


Os fariseus era uma facção religiosa, uma seita nos tempos de Jesus, era um grupo que tentava criar barreiras em volta da TORAH. Se consideravam judeus zelosos e justos segundo o seu entendimento. Este grupo seguia estritamente suas convicções interpretativas da lei de Deus e seguia fielmente as suas tradições, não importando o fato delas irem contra a palavra de Deus. Eles eram inimigos declarados de Jesus Cristo.

Os saduceus também eram uma seita na época de Jesus, eram radicais e racionalistas, negavam o sobrenatural como anjos, demônios, ressurreição. Em algumas vezes eram controlados pelos fariseus.

Em...

Mc 2.16 = acusam Jesus de comer com pecadores;
Mc 2.18 = acusavam os discípulos de não jejuarem enquanto se auto justificavam por que jejuavam;
Mc 2.24 = se irritavam contra Jesus por que este não guardava o sábado;
Mc 3.6 = planejam matar Jesus;
Mc 8.11 = ficam provocando Jesus;
Mc 8.15 = seus ensinos são comparados a uma força maligna;
Mt 10.2, 12.13 = tramam contra Jesus;
Mt 9.34 = acusam Cristo de expulsar demônios com demônio;
Mt 22.34,35 = um Doutor da lei o questiona a cerca do maior mandamento;
Mt 27.54 = pedem Pilatos para colocar guardas no túmulo de Jesus para o guardar;
Mt 23 = o mais longo discurso de Jesus contra os fariseus.

O que podemos ver pelas atitudes hostis desses líderes religiosos da época de Jesus é que só eles poderiam ter a razão, só eles poderiam ser os “donos da verdade”.

Desde que João Batista inicia seu ministério, os fariseus e os saduceus se opõem a ele. João Batista primo de Jesus , mais velho que ele 6 meses, vem pregando arrependimento para o batismo. Desde que iniciou suas pregações as seitas dos fariseus e dos saduceus se posicionaram contra João Batista.

“O Reino é Tomado pela Força” nos traz o sentido de que: quando João Batista pregava, as pessoas deveriam largar tudo de errado e com um verdadeiro arrependimento, viver uma nova vida, isso incluía, largar os falsos ensinamentos que eram ensinados pelos fariseus e saduceus.

Esses dois grupos religiosos, foram até ao Jordão questionar a autoridade de João Batista, sua pregação e seu batismo. Aqui vemos a oposição desses grupos. Lutar contra as vontades da carne e aceitar a vontade de Deus e largar todo erro é uma luta difícil.

O Reino é Tomado pela Força nos traz o entendimento que com força, persistência e dedicação, conseguiremos. Essa referência de força, é o impacto da pregação do evangelho na mente dos ouvintes. O sentido de “pela força de apoderam dele” em grego é: HARPADZO = agarrar (com várias implicações), alcançar, puxar, tomar (a força), apanhar. HARPADZO é usado de forma metafórica em Mt 11.22.

O contexto do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo escreveu são Lucas no capítulo 16.14 ao 18, vemos a contínua relutância dos fariseus contra as boas novas do evangelho. Aqui esse grupo zombava de Jesus Cristo e de tudo que ele estava fazendo Lc 16.1 ao 13. Já em Mt 3, eles se colocaram contra João Batista, sua pregação, seu batismo, questionavam a forma que ele vivia, se vestia e comia. No evangelho segundo escreveu são João nos fala que judeus mandaram sacerdotes e levitas para questionar as ações de João Batista e sondar quem ele realmente era Jo 1.19.

Bibliografia:

Bíblia de estudos Plenitude
Pequena enciclopédia bíblica – Orlando Boyer

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Antigo Testamento História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil