Platão e sua filosofia
em 08 de Janeiro de 2024
Teologia e Filosofia são inimigas?
Qual é a importância de se estudar Teologia e outras áreas do saber?
"Filósofo é todo aquele que ama o conhecimento" Diego Diniz
Jesus nos ensinou em Jo 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Provérbios 1.7: “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”
Provérbios 1.22: “Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?”
A salvação vem por meio do conhecimento de que a mesma existe Lc 1.77.
Jesus é o nosso maior exemplo a ser seguido, e ele mesmo nos dá o exemplo em estudar Lc 2.40 e 52.
Paulo o maior teólogo do período do novo testamento é sem sombra de dúvidas um exemplo a ser seguido. O que diremos de Moisés?! Um grande intelectual e Legislador de Israel. E tantos outros servos de Deus com tanta sabedoria e conhecimento adquiridos por meio dos estudos.
Respondendo a pergunta do título Teologia e Filosofia são inimigas? Não! Ambas não são inimigas, mas veio para o senso comum de que elas são forças antagônicas (uma contrária a outra).
Filosofia e teologia passam a caminharem de mãos dadas logo no século II d.C, quando o cristianismo passa a receber ataques contínuos de grupos que não acreditavam no que era pregado por pessoas que confessavam uma crença em Jesus.
Os cristãos teólogos da época passaram a sofrer contínuos ataques e questionamentos sobre se Jesus tinha duas naturezas de fato, entre outros. Com isso o grupo dos teólogos passaram a usar das ferramentas que a filosofia dispunha para a unir com a teologia. Nasce então a Teologia Apologética.
Na verdade, a teologia começa a ser sistematizada no segundo século depois de Cristo. Por que isso? Grupos que atacavam o cristianismo já eram freguentes mesmo quando Jesus estava em vida antes de sua crucificação. Grupos como o dos fariseus e saduceus, questionavam as pregações ou ensinamentos de Jesus contínuamente.
Enfim, daremos continuidade aos artigos nas próximas edições, com isso tenho como foco e objetivo em tentar lançar luz ao conhecimento que muitos o tem, mas de forma limitada.
A palavra ensinar tem um sentido de “estender a mão,” já a palavra aprender seria “segurar com mãos firmes.” Como Teólogo, Filósofo, Professor e Escritor, quero ajudar estendendo a minha mão.
Diego Diniz (facebook)
Philosdiego (instagram)
Whatsapp (031 9 9365 1051)