Filósofos e Psicólogos
Por: Diego N.
31 de Outubro de 2022

Filósofos e Psicólogos

Filosofia sem Fronteiras

Filosofia Ensino Médio Enem Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Vestibular Acompanhamento Escolar Cursinho Geral

Filosofia

Filósofos e Psicólogos

Dr. Diego do Nascimento Diniz
Graduado em dois Bacharelados em Teologia
Mestrado em Teologia
Doutorado em Teologia
Extensão Universitária em Psicologia Pastoral
Formado em duas Capelanias
Duas extensões em Apologética
Cursando segunda Licenciatura em Filosofia
Graduando Pós-graduação em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia
Professor de teologia e filosofia
Escritor

William James (1842-1910) foi o principal expoente do pragmatismo norte-americano. James acreditava que a mente tinha um destino e que a consciência, a qual denominou “fluxo de pensamento”, existe em um constante estado de fluxo.

James juntamente a Charles Sanders Peirce e John Dewey, foram os pioneiros do primeiro sistema filosófico norte-americano: o pragmatismo. James falou sobre vários temas, como religião, etc. Para James “todos nós” ajudamos a criar as verdades que registramos. James tem uma filosofia em grande parte interpretada por seu conhecimento em psicologia.

James em sua obra Princípios de psicologia, sua primeira obra, é uma análise profunda da mente e de sua relação com a consciência e o pensamento. Para James o pensamento faz parte do processo evolutivo, já a consciência é uma “corrente de pensamento”. Após 12 anos James lança o seu livro, porém com uma insatisfação gritante. Nunca mais voltou a escrever sobre psicologia e se dedicou o resto da vida a crescer filosoficamente. James passa o restante de seus anos aprimorando o conceito de pragmatismo que foi sistematizado por seu amigo Charles Sanders Peirce.

James e Peirce apesar de amigos e filósofos, tinham interpretações diferentes do pragmatismo. Enquanto James acreditava que o mesmo é uma teoria da verdade, Peirce acreditava que se tratava de uma teoria do significado.

“Por difinição, todo o conhecimento deve ser pragmático, portanto, pela aplicação dos princípios da racionalidade pragmática, é possível determinar quais parte deste são verdadeiras”.

Algumas perguntas que norteiam a filosofia e psicologia de James:

* Que diferença concreta o fato de serem verdadeiras acarreta para a vida real de alguém?

* Como a verdade é percebida? 

* Quais experiências são diferentes das obtidas se a crença for falsa?

* Qual, em suma, é o valor real da verdade em termos experienciais?

James acreditava que se uma afirmação não pode ser refutada, as pessoas tem motivos para acreditar nela se for em seu benefício. Esse pensamento de James, foi usado por ele para justificar a crença em Deus. Para se crer em Deus o mesmo exigi da pessoa uma posição. James via isso como uma questão de tomar uma decisão “forçada”, que também era importante.

James acreditava que ao ser cristão isso ajudava as pessoas segundo os princípios pragmáticos, essa crença melhorava a vida das pessoas. Apesar de James ter seus opositores e críticos sob a questão da religiosidade, seu pensamento de forma geral se mostrou muito influente.

James de fato foi um grande intelectual influenciando gênios como Bertrand Russell, LudwigWittegenstein, que aprenderam com ele. Seu pensamento influenciou Richard Rorty no neopragmatismo, mostrando assim sua grande influência.

Informações adicionais:

* James foi um dos fundadores da escola do pragmatismo;
* Um dos pioneiros da psicologia funcional;
* O pai de James era filósofo e teólogo;
* Apesar de médico, James se encontrou na psicologia e filosofia;
* Foi professor instrutor de anatomia em Havard College;
* Em 1876 foi professor assistente de psicologia;
* Em 1881 ocupou o cargo assistente de professor de filosofia, e de professor titular em 1885.

Psicologia Funcional - William James

Em 1889 James assume a cadeira de psicologia, mas não a tradicional, mais sim a de fisiologia. James tinha interesse no estudo da mente, seus valores morais e espirituais, em uma época em que a psicologia estava se tornando ciência.

James após 12 anos de experiência e escrita, lança o seu livro, a sua obra prima “Princípios da Psicologia”, uma obra com 1.200 páginas em dois volumes que foi a primeira obra mostrando a psicologia como uma ciência independente, e a sua relação com a fisiologia.

James compara a mente com fatores biológicos e considera a consciência como um estado de adaptação da espécie. Este foi o pioneiro na psicologia funcional. Em 1882 publicou “Psicologia”.

Para James “alguém está triste porque chora, e não chora porque está triste”. James acreditava na contra mão de sua época que os fatores que englobam a interpretação da ação humana.

“A ação ou o resultado é a demonstração do sentimento”. Diego Diniz 

* Alguém está triste porque chora...
* e não chora porque está triste.

O choro é a demonstração de seu sentimento, então o sentimento que era algo abstrato se torna tangível. O sentimento antecede o choro, o choro é a manifestação do intangível, do abstrato. O sentimento que antes não existia, passa a existir pela demonstração pragmática. Então o choro vem após a demonstração da existência daquilo que era abstrato (os sentimentos).

 

 

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil