História da filosofia Moderna
Por: Diego N.
11 de Outubro de 2022

História da filosofia Moderna

Filosofia Ensino Médio Enem Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Acompanhamento Escolar 1º Ano Geral Cursinho

Fórum FAVENI

 

História da filosofia Moderna 

John Locke

John Locke (1632-1704) Filósofo inglês defensor da liberdade de expressão, é o que chamamos hoje de liberalismo. Considerado o “pai” desse termo, foi fundador do empirismo. Para Locke o homem era uma folha em branco que só poderia ser preenchida pela experiência.

Locke não acreditava que Deus tinha o poder sobre o destino dos homens, ele acreditava no direito a propriedade pertencer ao homem e isso incluía os escravos. Defendia o movimento de escravos negros, era defensor da liberdade e da tolerância, mas não acreditava que pessoas que não sabiam lidar com dinheiro tinham essa liberdade. A tolerância religiosa de Locke defendia as pessoas desde que essas fossem obedientes as leis, para Locke, igreja e Estado deveriam se separar.

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes (1588-1679) Hobbes era filósofo, matemático e político teórico. Era contemporâneo de Locke que defendia um ponto de vista diferente dele (Hobbes). Filho de um Clérico anglicano, vigário em Weltport. Em 1634 estando em viajem pela França entra em contato com Marin Mersenne, teólogo e matamático. Hobbes escreveu uma trilogia, entre elas “De Vice” (Do Cidadão) com o título “Elementos da Lei Natural e Política”, aqui trata sobre as relações da igreja e Estado.

Para Hobbes o Estado cristão e a igreja cristã faziam parte do mesmo corpo que era encabeçada pelo monarca, este tinha o poder de interpretar a bíblia, decidir questões religiosas e precidir o culto.

Hobbes é do período da renascença, este foi o início da ascensão do antropocentrismo. Representante e defensor do empirismo, Hobbes se preocupava mais com a continuidade do absolutismo monarquico que com a área religiosa. Os pontos que Hobbes defendia eram resumidamente: os homens (humanidade), são totalmente depravados e precisam serem freados e isso só é possível com o absolutismo.

Voltaire

Voltaire (1694-1778) Filósofo francês que teve grande influência no iluminismo, escreveu mais de 70 obras em várias áreas como em livros, teatros, romances, poemas, etc. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa, foi preso duas vezes por questionar a Igraja Católica pois ela interferia em assuntos políticos, era um liberalista e defendia os direitos civis. Voltaire juntamente a Montesquieu e Rousseau foram muito significativos no Iluminismo. Além de destaque para o liberalismo e racionalismo, outro grupo existente era o anticlericalismo - posição política contrária ao poder da igreja.

Voltaire batia de frente contra a igreja, o absolutismo e da nobreza. Na Inglaterra Voltaire teve contato com as ideias de Locke e passou a defender a tolerância religiosa e a monarquia constitucional deveria ser adotada por todas as nações da Europa. Apesar de Voltaire criticar a igreja, ele não era ateu, era deista, acreditava que Deus estava presente na natureza e no homem e este o poderia alcançar pela razão.

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) era escritor suíço e político teórico. Foi um grande influenciador do iluminismo dizendo que o poder vem do povo, também foi um precursor do Romantismo. Seu pai era um relojoeiro calvinista, mas ficou órfão logo ao crescer, sua mãe morre, seu pai não se preocupa com a educação de seu filho. Foi educado por um pastor protestante, foi relojoeiro, aprendiz de pastor e pregador.

Este se converte ao catolicismo por algum tempo pois na Savóia, Itália, não tinha como se manter, isso durou algum tempo. Diversos movimentos se manifestavam a procura de mudanças na sociedade, uma renovação sultural. O iluminismo teve início na Inglaterra, mas se espalhou rapidamente na França. Em 1745 de volta a Paris, tem contato com o iluminismo e passa a ser adepto dele.

Montesquieu

Montesquieu (1689-1755). Este foi um dos principais pensadores iluministas, teórico da separação do poder executivo, legislatico e judiciário, foi influenciado por Locke. Montesquieu era filósofo social e escritor, foi o primeiro a escrever sobre a sociologia francesa. Na obra “Cartas Persas”, Montesquieu satiriza sutilmenste a forma absolutista da monarquia e da igreja, além de fazer desdém da forma cartesiana francesa. Apesar disso compartilhava da tolerãncia religiosa.

Denis Diderot

Denis Diderot (1713-1784). Denis Diderot era filósofo, escritor e tradutor francês, foi um dos idealizadores da Revolução Francesa e o principal organizador da obra Enciclopédia, símbolo do iluminismo. Estudou com os jesuítas e deu início a carreira eclesiástica, escreveu sermões por encomenda, frequentava cafés e teve contato com pensdores iluministas como Étienne e Rousseau.

Os filósofos como Voltaire, Rousseau e Montesquieu se opunham constantemente a religiosidade da época (imposição da igreja, abuso de poder, etc). O principal meio de divulgação das ideias iluministas eram os livros, o que se espalhou rapidamente.

Em 1745 Diderot passou a trabalhar ao lado do matemático Jean Le Rond D’Alembert, por encomenda de André LeBreton, da tradução da Cyclopledia, do inglês Ephraim Chambers, Diderot teve uma “inspiração” de fazer e lançar a “enciclopédia” este seria um veículo de divulgação das novas ideias iluministas. Esta obra destacaria a ciência, contra o poder reacionário da igreja e do estado. Este trabalho duraria anos, com 130 colaboradores.

 Adam Smith

Adam Smith (1723-1790), Adam foi economista e filósofo francês, considerado o pai da economia moderna. Nasceu em Kirkcaldy, Escócia, no dia 25 de junho de 1723. Era filho do advogado Adem Smith e sua mãe era Margaret Douglas. Sua principal obra foi “A Riqueza das Nações”.

David Hume

David Hume (1711-1776), David era filósofo, historiador, diplomata escocês e um dos principais pensadores iluministas. Ficou conhecido pelo seu racionalismo filosófico que se baseavam no empirismo, ceticismo e naturalismo. Foi acusado pela igreja católica de heresia e seus escritos entraram para a lsita dos livros proibidos.

Com suas posições ideológicas, Hume foi altamente criticado e rejeitado, tanto pela igreja como pelo mundo acadêmico. Apesar disso influenciou outros filosófos como: Kant, John Mill e Auguste Comte.

Immanuel Kant

Immanuel Kant (1724-1804), Kant era um filósofo alemão e fundador da “filosofia crítica”. Esta é considerada pedra angular da filosofia moderna. Seus pais eram Luteranos e recebeu rigorosa educação religiosa. Em 1740 passou a estudar teologia na Universidade de Konigsberg, além de ter tido interesse por matemática e fpisica. Com o passar do tempo Kant foi fazendo lançamentos na área de Ciências Naturais e Fpisica.

A filosofia de Kant era um “meio termo” das filosofias empiristas e racionalistas, uma diz a experiência acima de tudo, a outra a razão. Kant cria o “Racionalismo Crítico” um “meio termo”.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil