
Platão e sua filosofia

em 08 de Janeiro de 2024
Humanidades e Ciências Sociai
Introdução a Política
Nas conversas diárias, a palavra política aparece com diferentes sentidos. Para alguém mais severo, o ideal seria “adotar a política” (postura, ação) mais tranquila para evitar ser rígido demais e aprender a arte da negociação para solucionar um problema, ser mais flexível.
A palavra política, vai aparecer em contextos diferentes como a política de empresa, da escola, da igreja como simbologia da forma como essas instituições procedem. Também vai aparecer de uma forma pejorativa, em que pessoas frustradas vão dizer que política e politicagem são as mesmas coisas, isto é, ao exercício equivocado do poder público, em que predominam interesses particulares sobre os coletivos.
Afinal, o que é política? A palavra política vem do grego pólis, “cidade”, significando a arte de governar, de administrar uma cidade. Ao analisar a história, poderemos ver que política muda conforme o tempo e lugar, país, pessoas e cultura. Da mesma forma com tantos pontos envolvidos, muda-se também a percepção do povo, da sociedade sobre a política e seus governantes.
De forma geral a política é envolta de muitos pontos, e por isso é mal entendida por muitos. Assuntos como político e poder, força, violência, autoridade, coerção e persuação, Estado e governo, etc. Para um entendimento melhor vamos separar cada um dos pontos para estuda-los.
A política está ligada diretamente tanto na sociologia quanto na filosofia. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau, entre outros, são alguns exemplos, assim como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, falam de política, entre estes, ativistas políticos. Os primeiros filósofos já se preocupavam com a política.