Introdução a Filosofia 2 Complementação
Por: Diego N.
17 de Maio de 2022

Introdução a Filosofia 2 Complementação

Filosofia Ensino Médio Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância

  BIMESTRE:  TURNO:  TURMA:  

ALUNO (A):
    
  DISCIPLINA: Filosofia  

 
  PROFESSOR(A): Diego Diniz  

Introdução a Filosofia 2 Complementação


A filosofia entra em vigor no momento em que nos deparamos com os desafios da vida, um exemplo disso são os problemas.


O pensamento filosófico nos tira do lugar em que estamos. O senso comum em que estamos acostumados começam a se desfazer nas atividades de pensamentos envoltos de visões filosóficas.


Antes da atividade filosófica parece que vivemos no automático, até que algo estranho ou fora do comum nos chama a atenção.


No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

                                                          ANDRADE, Carlos Drummond, Poesia.

A atividade filosófica provoca em nós mudanças e transformações, quando pensamos, já não somos mais os mesmos. Isso nos produz uma evolução racional.


Se juntar a atividade da reflexão e análise de nosso dia-a-dia de uma forma a interpretar os acontecimentos, logo vamos nos deparar com essa frase de Alice no país das maravilhas:


"Eu sabia quem eu era quando acordei essa manhã, mas acho que mudei várias vezes desde então."


A filosofia nos ajuda a enfrentar os mais diversos problemas da vida de forma lógica e objetiva, nos trazendo bons resultados e benefícios.


A filosofia é uma arte e ferramenta que faz parte do ser humano, e por meio dela foi que o ser humano transformou-se a si mesmo e ao mundo.


As atividades filosóficas tiveram pontos de auge e evolução. No início o ensinamento era oral, evoluiu e casou-se com a escrita, com o tempo veio a imprensa, que contribuiu significativamente, e posterior a informática.


Todas as mudanças nos proporcionaram grandes benefícios, mas com isso também novos desafios. Interpretar algo que esta sendo dito, não sera da mesma forma quando se tem que interpretar um texto.


Experiências diferentes, desafios diferentes, aprendizados diferentes, e assim sucessivamente.


Por mais que a filosofia seja rejeitada ou desmerecida por muitos, ela foi uma arma, uma ferramenta que nos ajudou e ajuda a enfrentar nossos problemas.


A filosofia se faz necessária pois ela se disntingue dos demais saberes, pois ela produz conceitos. (Conceitos do latim "conceptu: ideia, noção geral, definição, sentido").


Segundo Aristóteles, é o uso da faculdade racional da alma que nos permite pensar.


Em Sócrates entendemos que a filosofia é um não saber em busca de um saber, é a vontade e o desafio de se auto conhecer. Sócrates acreditava que o conhecimento já estava presente em cada ser humano, e assim como sua mãe era uma parteira e auxiliava no nascimento de um ser humano que já existia, assim ele dizia fazer com sua filosofia, ele apenas auxiliava as pessoas a encontrarem o conhecimento que já está dentro de cada ser. O método que Sócrates usava ficou conhecido como Maiêutica, ou a arte de responder uma pergunta com outra pergunta.


Para Michel Foucault a filosofia é um conhecimento interno e externo. Nesse sentido ele diz que é uma construção de cada um com as informações que se adquire e tem se a forma individual de cada um por meio da prática. 


Para o filósofo italiano Antonio Gramsci, "todo ser humano é um filósofo." Gramsci pensa dessa forma pois em vários momentos da vida, de forma intensa ou não, passamos por problemas e acabamos pensando e refletindo sobre os mesmos.


André Comte- Sponville diz: "Filosofia é uma prática discursiva que tem a vida por objeto, a razão por meio e a felicidade por fim."


Já Gilles Deleuze descreve o seguinte: "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos."


Os conceitos, acentuamos de passagem, não estão prontos e nem acabados, mas estão sob a condição de interpretação e reinterpretação conforme o momento e o problema enfrentado. 


Biografia:


Gallo, Sílvio
Filosofia : experiência do pensamento : volume único / Sílvio Gallo. -- 2. ed. -- São Paulo : Scipione, 2016.
1. Filosofia (Ensino Médio) I. Título.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil