
Platão e sua filosofia

em 08 de Janeiro de 2024
Liderança e seu conhecimento sobre os 4 tipos de temperamentos
Dr. Diego Diniz
O Antropos e a interdependência dos temperamentos da personalidade e seu convívio social
Temperamento em psicologia designa o comportamento das pessoas e descreve sua personalidade conforme a sua classificação aos quatro temperamentos (ou humores).
A quem diga que o primeiro a citar estes tipos de temperamentos tenha cido o pai da medicina Hipócrates. Além desse citado vamos ver que várias outras áreas do saber se interessaram pela temática e escreveram sobre, a psicologia e a filosofia foram algumas.
Esses temperamentos estão ligados aos "três As da personalidade", afetividade, atividade (excitação) e atenção.
Conhecer os nossos temperamentos ou os temperamentos de outros para nós é muito importante para que possamos adquirir relacionamentos mais concretos nas nossas relações sociais.
O famoso aforismo da filosofia "conhece-te a ti mesmo" nos ensina muito quando nos voltamos a cogita-ló.
Ao ter um breve conhecimento e contato com essas informações o capacitara a entender as pessoa a seu redor e a si mesma.
Respeitar o espaço do outro, e não tentar muda-lo, mas sim usar de forma positiva suas qualidades dentro de seus temperamentos.
Por que mudar as pessoas introvertidas se elas são tão excelentes em suas realizações individuais?
Por que tentar calar alguém que se dá tão bem com o público?
Usar as qualidades das pessoas em seu "habitat natural" é uma das formas mais eficazes que existem e em muito das vezes não são usufruto bem aceito.
Um dos nossos maiores erros é querer mudar as pesoas ao invés de usar das benesses que elas possam nos proporcionar positivamente.
os 4 temperamentos são:
Colérico
Fleumático
Sanguíneo e
Melancólico
Coléricos
O colérico é: voluntário, decidido, ativo, líder, insensível, audacioso, otimista, músico, apressado, prepotente, falador, saturado em lascívia, é músico (sempre no último tom), dinâmico, etc.
Os coléricos são pessoas de caráter forte para liderar e bastante explosivos. Tem muita energia, desenvolve planajamentos com muita facilidade. São pessoas ambiciosas e dominadoras. Além desses pontos, os coléricos podem ser intolerantes e impacientes. Estes são alguns pontos que devem ser trabalhados.
Melancólico
Essas pessoa são: idealistas, talentosos, críticos, egocêntricos, melindrosos, organizados, tem ressentimentos, tem complexo de inferioridade, abnegados, intrometidos, são de amizade, perfeccionistas, pessimistas, vingativos, tem depressão com facilidade, caprichoso.
Melancólico é timido, vive em solidão e é pessimista. Estes tipos de pessoas escondem seus sentimentos, são introvertidas, são bem sensíveis. Pessoas melancólicas preferem atividades que podem serem feitas sozinhas. Um dos pontos positivos dos melancólicos é que são leais. O principal ponto a ser trabalhado com essas pessoas é seu pessimismo.
Sanguíneo
Pessoas sanguíneas são: barulhentos, chorão, explosivo, afetuoso, talentoso.
Sanguíneo são pessoas que não gostam de passar sem serem percebidas. São muito extrovertidas e falam bem, isso para grandes públicos principalmente.
Essas pessoas são bem otimistas e sensíveis, se gesticulam muito ao conversarem, se adaptam com facilidade a várias situações, são impulsivas e exageradas.
Seus principais traços a serem tratados são a impusividade e exagero.
Fleumático
Pessoas fleumáticas são: tímidas, cumpridoras, pretenciosos, acusadores, tranquilos, são de amizades, bondade, gostam de comandar, pacificadores, organizados, humorados, contemplativos, espectadores, não gostam de liderar, mas se lhes dado tal, vão exercer com excelência.
Fleumático é um tipo de pessoa doce e paciente. Essas são as duas principais características de pessoas fleumáticas. São pessoas que preferem a rotina e são muito observadoras. Ambientes silenciosos para pessoas com esse temperamento são verdadeiros paraísos. Pontos que precisam de atenção em pessoas com esse temperamento são as suas indecisões, falta de flexibilidade a críticas e resistência.