Mitologia
Por: Diego N.
09 de Outubro de 2022

Mitologia

Filosofia Ensino Médio Enem Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Vestibular Acompanhamento Escolar Geral 1º Ano Concurso Cursinho

Mitologia

Visões de mundo através da história

Algumas explicações de como o mundo surgiu foram sendo formuladas ao longo da história. Diversos grupos tentaram lançar luz sobre este assunto.

Na narrativa dos gregos, os deuses deram origem ao Cosmos (“universo organizado, ordenado”). Hesíodo escreve um poema com o nome de Teogonia (“origem dos deuses”), isso por volta do século VIII a.C. Segundo o poema o primeiro deus-entidade teria sido o CAOS (o abismo, vazio, o indeterminado e ilimitado), mas logo surge GAIA (a terra), e TÁRTARO (o mundo subterrâneo, de trevas profundas) e EROS (o amor). Por meio dessa gênese vieram os demais deuses e heróis mitológicos.

Desse modo, as forças e os fenômenos da natureza e dos seres naturais estavam simbolicamente representados em seres divinos ou sobrenaturais, geralmente concebidos segundo a imagem humana, antropomorfizados. A cosmologia contida nos mitos equivalia praticamente a genealogia de suas deidades.

O Mito

No seu primórdio originário, a definição de Mito referia-se as narrativas e ritos tradicionais vínculados a crença e cultura de determinados povos. Estes povos usavam de elementos simbólicos para lançar luz a uma tentativa de explicação sobre a realidade. Isso os ajudava a entender qual é o sentido da vida, ou até mesmo dar sentido a mesma.

De acordo com o especialista romeno em história das religiões Mircea Eliade (1907-1986) “o mito conta a história sagrada, ela relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial...” O mito narra como, graças as façanhas dos Entes Sobrenaturais, uma realidade passou a existir.

Apesar de toda a narrativa supramencionada, em muitas partes do mundo a mitologia continua a fazer parte da cultura e crença de muitos povos.

Os principais filósofos pré-socráticos

Tales de Mileto - a água
Anaximandro - áiperon
Anaxímenes - ar
Xenófanes - a terra
Heráclito - fogo
Pitágoras - números
Parmênides - o ser
Empédocles - os quatro elementos
Demócrito - átomos

Biografia:

Cotrim, Gilberto
Fundamentos de filosfia - Gilberto Cotrim, Mirna Fernades - 2 ed. - São Paulo : Saraiva, 2013.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil