Moisés um Legislador como um coadjuvante na Psicologia
Por: Diego N.
27 de Dezembro de 2021

Moisés um Legislador como um coadjuvante na Psicologia

Psicologia

Moisés um Legislador como um coadjuvante na Psicologia

Professor Diego Diniz


Moisés: do hebraico “tirado”. Esse foi o Libertador de Israel da escravidão, ele também, era poeta, historiador, estadista e legislador hebreu.

Deus usou Moisés para libertar e liderar uma nação que estava escrava e as tirou de uma posição decaída, para uma das maiores nações do mundo.

Esse povo mudou o curso da história mundial.

A história de Moisés ocupa 4 livros: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Moisés era da tribo de Levi, filho de Anrão e Joquebede Nm 26.59. Moisés foi salvo da perseguição do Faraó e seu livramento se deu pelas águas do Rio Nilo. Quem o encontrou foi a filha do Faraó, e a partir daí se tornou filho adotivo da Princesa.

Foi educado em todas as Ciências Egípcias.
Casou-se com Zípora filha de Jetro Êx 2.21, 18.12.
Peregrinou 40 anos em Midiã, teve dois filhos Êx 2.22, 18.3,4.
Deus lhe apareceu de uma sarça Êx 3.

Em três lugares o povo murmura contra Moisés:


Em Mara Êx 15.24,
em Sim Êx 16.2 e
em Refidim Êx 17.2.

Moisés era grande aos olhos dos que o viam Dt 34.10, ele morreu com 120 anos no monte Nebo Dt 34.7.

Em Êxodo capítulo 15 vemos o cântico de Moisés que era uma Poesia, um Hino de ação de graças a Deus. Ao dar suas últimas palavras ao povo antes de sua morte, Moisés compôs um cântico para o povo Dt 32, mas ainda existem mais 2 hinos Dt 33 e Sl 90.


Moisés e o Decálogo


Deus ao pronunciar os 10 Mandamentos, começa se apresentando “Eu Sou o Senhor, teu Deus...” No versículo 3 temos uma ética teísta, dentro dessa ética, Deus dá um aconselhamento pessoal, dizendo que cada um dos que ouviriam e viessem a ler os mandamentos, tivessem consciência de que Deus vem diretamente por intermédio de sua palavra nos aconselhar. Na sequência, temos dos versículo 4 até o 7, uma ética teísta e da mesma forma orientações e aconselhamentos, do respeito individual, do respeito ao mandamento, etc.

No versículo 8, vemos uma Psicologia Coletiva, uma responsabilidade de todo o povo, essa orientação vem de Deus.

Em seguida vemos a responsabilidade dos jovens em respeitar seus pais, q que isso vai trazer bons resultados e benefícios a longo prazo. Honrar pai e mãe é uma responsabilidade individual, é uma aceitação de um aconselhamento carregado de benefícios.

Não matar, não adulterar, não furtar e não dizer falso testemunho, é uma forma de Deus falar ao povo que eles tem uma boa saúde mental.

A culpabilidade que vem sobre o ser humano quando esse erra é muito grande. Quando Deus da orientações ao seu povo para que tais erros não sejam cometidos, ele esta sendo um Psicólogo direto, falando diretamente ao seu povo escolhido, porque aqui fala da proteção da vida do próximo.

No sexto dia Deus dá a vida, no sexto mandamento Deus proíbe de tirar a vida, o Senhor quer preservar a vida, dizendo que não pode matar o próximo (o contexto do capítulo 21 nos explica melhor). Não trair a confiança de seu semelhante adulterando contra ele, não o furtando e nem levantando falso testemunho contra ele.


Em Êxodo capítulo 20, vemos Deus como Psicólogo, em sua posição, orienta de forma coletiva e individual, Deus usa Moisés para transmitir a sua palavra, sua mensagem, os 10 Mandamentos. Esses mandamentos de Deus nos mostra o cuidado que ele tem conosco, em como se preocupa com a nossa saúde mental. A saúde mental esta relacionada a uma forma como nós agimos com as exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências existenciais, saber lidar com as boas emoções e com as desagradáveis também, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessária.


Deus como o nosso Psicólogo, um psicólogo de seu povo, os direciona a racionalização de uma ética teísta, social e individual. O cuidado de Deus é multiforme, envolve o cuidado moral de cada um, em como individualmente, teriam suas ações, seja para com Deus, com o próximo ou consigo mesmo.

Aqui estão algumas direções gratuitas de um Psicólogo Onisciente para aqueles que querem e desejam ouvir e obedecer.

 

Bibliografia

Foto de Suzy Hazelwood no Pexels
Bíblia de estudos plenitude

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil