Namoro e Noivado
Por: Diego N.
26 de Novembro de 2021

Namoro e Noivado

Teologia

A importância do Namoro e Noivado Cristão


Dr. Diego Do Nascimento Diniz
(Esse artigo é parte de minha Tese de meu Mestrado em Teologia)


“Não credite em tudo que ouvir, não gaste tudo o que tem e não durma tanto quanto queira”.


“Nunca caçoe dos sonhos dos outros. As pessoas que não tem sonhos não tem muito”.


“Quando perder, não perca a lição”.


“E lembre-se dos três R’s: Respeito por você mesmo, Respeito pelos outros e Responsabilidade por todos os seus atos”.


Período pré-marital


Nessa parte estarei abordando esse tema de muita importância, veremos como Deus usa seus servos no aconselhamento por intermédio dele (Deus). O Senhor usa os Pastores, Obreiros, os conselheiros da juventude e os pais como Psicólogos em suas mãos. Deus vai usar cada um deles para instruir o jovem casal no caminho de um relacionamento sólido.


Todas as pessoas que realmente querem se casar, devem buscar pesquisar, estudar, se informar a respeito do assunto. Dependendo da criação familiar e da igreja que a pessoa congrega, ela até pode ter tido alguma instrução, no entanto isso acontece com a minoria.


Para um bom relacionamento, ambos devem ter um amadurecimento.


É importante o cuidado na escolha dos padrinhos, pois esses são os conselheiros, amigos, pessoas de confiança, etc.


Antes do casamento, sejam sinceros um com o outro. Fazer exames médicos para um diagnóstico geral. (ambos)


O namoro deve ser considerado como um período importante, é um momento muito especial  em nossa vida. Nele desfrutamos do convívio alegre e romântico.


É certo que a medida em que nosso compromisso aumenta, as responsabilidades, os privilégios e as benções aumentam também. Deus quer que a nossa experiência de namoro seja boa, forte, proveitosa, edificada e de amadurecimento para o futuro, que Ele nos tem preparado.


Para se iniciar um namoro o jovem tem que ter a auto consciência de ter a competência de assumir a responsabilidade do e no namoro e o desenvolvimento espiritual, emocional, familiar, social, financeiro, etc.


Tendo observado isso, logo será gerada uma família saudável, forte e fará da igreja uma igreja saudável e forte.


Da forma que o namoro acontece será um reflexo do futuro, um namoro bem desenvolvido será as bases para um noivado bem sucedido, e um casamento bem alicerçado.


O namoro é um período de semeadura para o futuro.


Um casamento mal sucedido teve o seu princípio no namoro, e com certeza sem a presença de Deus.


O casal de namorados tem que ter Deus entre eles, e nesse período tentar se conhecer da melhor forma possível, demonstrar o seu afeto e ternura.


No tempo do namoro ou noivado, o casal deve orar a Deus, adorá-lo, ter um relacionamento de oração um pelo outro.


Nesse momento da descoberta um do outro, tentar entender e saber qual é o chamado e o ministério, o dom que seu namorado(a) tem. Isso traz características de um casal que prioriza Deus no relacionamento, quem não prioriza Deus no namoro ou noivado, não o fará no casamento.


É importante a vigilância constante para não se envolverem sentimentalmente de forma superficial, isso atrapalha a avaliação um do outro de como a pessoa realmente é. O casal corre o risco de se casar com a imagem e não com a pessoa. Neste caso a possibilidade de frustração é maior.


A participação dos pais no período do namoro é de suma importância para uma avaliação e orientação.


O objetivo de se namorar deve alcançar o desejo de se casarem, namoro que se inicia e não querem se casar, desagrada a Deus. 


Nenhum namoro cristão tem por obrigatoriedade dar em casamento, mas se já se inicia fora dessa visão é “melhor nem começar”.


Os jovens tem que saber o que querem, tem que apresentar razões para a sua decisão de namoro. É necessário ter intenções e motivações corretas para namorar. Isto é santidade.


O casal não deve começar o namoro sem o consentimento dos pais e sua bênção.


O período do namoro e noivado pode ser de 2 a 3 anos para se conhecerem e planejarem o seu futuro, desde que não seja prematuro.


“Jovem, tenha isto bem claro em seu coração: no namoro uniremos nossos espíritos, razão, vontade e intelecto. No noivado uniremos nossas almas, emoções e mente. No casamento uniremos nossos corpos, será a conclusão da unidade iniciada no namoro” (leitor e seu companheiro (a).


Noivado


Nesse período as coisas já estão mais sérias, e as bases de um futuro lar serão lançadas, este é um tempo de edificação, de construção dos sonhos.


Esta decisão veio após uma auto avaliação de si mesmo e do outro, quando saíram, conversaram, avaliaram o presente, os objetivos do futuro de ambos, etc.


Neste período os sentimentos de amor, através da convivência, se aumentarão ou diminuirão. Não sejam precipitados ao se decidirem em se envolver romanticamente.


Homens são objetivos e perdem a paciência rápido. Mulheres sonham com frases iniciais “meu amor”. Já os homens querem mulheres objetivas. Os homens sendo grossos, são as testosteronas falando. Já nas mulheres são os estrogênios. Quando ele for grosso, seja amável e lhe de carinho que você vai desarmá-lo. Tente conversar com o marido (que seria o próximo passo), caso não resolva, faça uma terapia de casais.  

Bibliografias


Bíblia de estudos Palavras-Chaves
Quem é quem na Bíblia sagrada – Paul Gardner
Aconselhamento Psicológico – Centro Educacional Dabar (ASCED)
Diego Do Nascimento Diniz - Tese defendida no Mestrado em Teologia (partes)

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aconselhamento na Teologia Ensino Religioso História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos