O Jesus Histórico
Por: Diego N.
11 de Setembro de 2022

O Jesus Histórico

Teologia e Filosofia

Teologia História da Igreja Ensino Religioso Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Novo Testamento Antigo Testamento

O Jesus Histórico

 

Evidências

 

Como manuscritos antigos, podemos dizer que é uma forte evidência, ou seria uma prova fortíssima da existência de um homem em Israel, por nome de Jesus de Nazaré, já no início do primeiro século A.D.

É bom nos atentarmos para a destruição de Israel, ocorrida em 70 d.C, quando os romanos invadiram Jerusalém, matou seus habitantes e destruiu a maior parte da cidade.

Jerusalém ficou em ruínas. Apesar de muitas evidências destruídas e testemunhas oculares mortas, é fato que isso tudo ocorreu e por causa da multiplicação de seguidores de Jesus.

Muitos são os relatos de um homem cognominado de Jesus, que fazia prodígios e sinais em Jerusalém e nas províncias romanas próximas, aja vista que o ministério de Jesus teve 400 km de circunferência.

Também podemos citar o fato de que a história nos mostra que as mulheres foram as primeiras a anunciar a ressurreição de Jesus, coisa que na época não era aceito, as mulheres não tinham voz ativa, mas a veracidade dessa verdade atesta a existência desse homem Jesus.

O homem Jesus

O homem Jesus foi provavelmente um camponês da Palestina, que empregava frequentemente em suas pregações, parábolas, ligadas a agricultura tipo: os lírios do campo e a separação do trigo e do joio.

Os evangelhos de Mateus e Lucas, afirmam que Jesus nasceu perto do fim do reinado de Herodes, governador da Palestina. Acontece que Herodes nasceu no ano 20 A.C, isto significa que Cristo, nasceu antes de Cristo. O monge grego Dionísio, que surgiu no século 6, considera o ano 1 como sendo o do nascimento de Cristo, mas, infelizmente errou nos cálculos quando quis determinar a data.

Evangelhos apócrifos

A teoria mais aceita hoje é que Cristo nasceu no ano 7 A.D na cidade de Nazaré.

Nos evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), não há quase nada sobre a infância de Jesus . Existiu apenas uma passagem bíblica que narra Jesus indo ao templo com seus pais aos 12 anos de idade, ele foi encontrado pelos seus pais discutindo a lei com os Sábios na escadaria do templo de Jerusalém.

 Nos evangelhos apócrifos, há algumas passagens curiosas. Segundo o evangelho apócrifo da infância de Tomé, o menino Jesus já fazia muitos prodígios, em uma ocasião aos cinco anos de idade, estava brincando de fazer pássaros de barro. Era um sábado dia de descanso e de orações dos judeus. Uma pessoa que por ali passava viu a cena e foi avisar José, o pai de Jesus. Quando José foi repreender o menino, ele bateu as mãos e exclamou: “ Vão embora ,voem, e lembrem-se que vocês estão vivos”! E os pássaros subiram voando.

Bem, é fato que existiu um homem cognominado Jesus.

Especialistas e Estudiosos

Os especialistas no assunto ( cristãos e não cristãos) acreditam que os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram evidentemente redigidos por discípulos do Nazaré décadas após a sua morte.

Por mais que se fale de um Jesus que existiu, até hoje especialistas cristãos e não cristãos, fiéis ou não, em busca de provas palpáveis, de que realmente existiu e caminhou entre nós esse Jesus, arqueólogos, historiadores e especialistas, buscam de forma incansável provas de sua existência. A fama de Jesus passou por gerações e desafia essas pessoas a trabalhar e pesquisar constantemente.

Na verdade apesar de existirem historiadores que acreditam que Cristo nunca existiu e não passa de uma “fabricação”, para a maioria dos estudiosos, as evidências de que ele foi uma pessoa real são mais contundentes. De momento, as provas sobre a sua existência – como ser humano, de carne e osso – são obtidas da própria bíblia sagrada.

Quando Jesus chegou a idade adulta os historiadores acreditam que Jesus pode ter tido algum tipo de experiência divina que o fez crer que o mundo poderia ser transformado no Reino de Deus, aí passou Jesus a pregar em público e com o tempo Jesus passou a ser visto como um professor.

Natalle Wolchover, do portal Live Science, diz que a maioria dos historiadores cristãos e não cristãos – parecem concordar que Jesus realmente existiu. Mas ao invés de se basearem em relíquias antigas os arqueólogos e historiadores se baseiam na bíblia sagrada e em outros registros antigo.

Citação de Marcus Borg

Evidências para a maioria dos estudiosos

“Sabemos algumas coisas sobre o Jesus histórico – menos do que alguns cristãos pensam, mas mais do que alguns céticos pensam”., conta Marcus Borg, um bíblico famoso, autor e professor aposentado de religião e cultura na Universidade do Estado de Oregan, (EUA). “Apesar de, alguns livros terem argumentado recentemente que Jesus nunca existiu, as evidências de que ele viveu são convincentes para a grande maioria dos estudiosos, sejam eles, cristãos ou não cristãos”.

Tácito, Romano do primeiro século, historiador respeitado no mundo antigo, mencionou “cristãos” supersticiosos (de Christus, que é Cristo em latim). Cristãos estes que sofreram nas mãos de Pôncio Pilatos durante o reinado de Tibério. Suetônio narra em – A Vida dos doze Cezar: “Claudio expulsou de Roma os judeus que queriam provocar tumultos”.

Mara-Bar Serapião confirma que Jesus era conhecido como um homem sábio e maravilhoso, considerado por muitos como rei de Israel e foi executado pelos judeus, mas continuou Vivo nos ensinamentos de seus seguidores.

Plinio, o jovem e a sua obra Cartas 10;96, verificou as primeiras práticas de adoração cristã, incluindo o fato de que os cristãos adoravam a Jesus como Deus e eram muito éticos. Ele também inclui a referência ao Banquete de amor e a ceia do Senhor.

Mariano de Samosata, escritor grego do segundo século, admite que Jesus foi adorado pelos cristãos, introduziu novos ensinamentos e foi crucificado pelos romanos. Mariano disse que os ensinamentos de Jesus incluíram a fraternidade. Os cristãos viviam de acordo com as leis de Jesus, criam que eram imortais, características por debochar da morte e por sua devoção voluntaria, além da renuncio ao deus material.

Flávio Josefo em suas Antiguidades (historiador judeu), refere- se a Tiago “irmão do Senhor, homem sábio e é ilícito chamar de homem. Pois foi ele quem operou maravilhas ... Ele era o Cristo... ele surgiu vivo ao terceiro dia como havia dito aos seus discípulos e como havia sido profetizado sobre ele e ainda se diz que dez mil outras maravilhas foram relatadas sobre Jesus.

 

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Antigo Testamento Ensino Religioso Aconselhamento na Teologia
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil