O Poder Absoluto de Jesus Cristo
Por: Diego N.
17 de Julho de 2022

O Poder Absoluto de Jesus Cristo

Teologia da Cristologia

Teologia Novo Testamento Antigo Testamento Aconselhamento Bíblico Vida e espiritualidade Doutrinas da Igreja

 

O Poder Absoluto de Jesus Cristo

Dr. Diego Do Nascimento Diniz

Introdução

Devemos entender, que quando os evangelhos foram escritos, cada autor tinha o objetivo de escrever a um povo, uma nação que viesse a entender o que eles estavam tentando transmitir através de seus escritos.

Mateus por exemplo escreve aos judeus e descreve a Jesus como o Rei prometido por Deus e por suas mensagens através de seus profetas que as proclamou. E mostra o Cristo prometido em Gênesis 49.10, o Leão da tribo de Judá que reinaria sobre o seu povo.

O evangelista Marcos descreve a Jesus como o Boi, uma simbologia de um servo obediente em seus trabalhos, escreve aos romanos e os mostra que, mesmo sendo o império dominante, esse titulo também era um laço para caírem em arrogância a qual todo o ser humano esta inclinado, mas que a exemplo e modelo de Jesus devemos ser servos.

Lucas, o Médico amado, escreve aos gregos, povo intelectual, filósofos, que tinham a sua própria ideologia. Descreve a Jesus como o Homem Perfeito. Os gregos tinham uma ideia de corpo perfeito, uma imagem que deveria ser demonstrada, pois o corpo era em si uma obra de arte, e deveria ser mostrada e explorada pelos olhos alheios.

João o discípulo amado, quando escreve a sua cosmovisão da vida de Jesus, ele escreve a Igreja, mostrando Jesus como a águia, um ser vivo que vê limites ou dificuldades, esta nas alturas observando quase tudo. João em seus escritos apresenta a Jesus como o filho de Deus.

Mateus 8.23 ao 27

E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

É interessante que quando falamos do Senhor Jesus Cristo, ate mesmo nessas três palavras vemos um significado muito grande. Quando olhamos para a palavra SENHOR, entendemos que ela descreve A Divindade de Jesus, demonstrando que ele é um Deus Poderoso como o Pai é, pois vemos uma Unidade Composta no ser de Deus. Ao olharmos para o nome Jesus, aí compreendemos que se trata de sua humanidade, um Deus que se fez carne e viveu entre os homens com um corpo humano. Mas, quando olhamos para a palavra Cristo, mergulhamos no entendimento de aqui se trata de sua Missão.

Em todo o Capítulo 8 do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo escreveu o evangelista Mateus, vemos Jesus cumprindo o seu ministério fielmente curando vários tipos de enfermidades, expulsando demônios e pregando.

Mateus 8.1 ao 4

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Logo no primeiro versículo deste capítulo aprendemos com Jesus sobre uma busca constante dos servos de Deus que tem que ser ininterrupta. Esse versículo já mostra Jesus descendo do monte após passar a noite toda em busca da presença do Senhor. Logo ao descer vem um homem acometido de uma enfermidade, a qual pede ao Senhor Jesus para que o curasse daquele mal, o que o fez rapidamente pois tinha uma extrema empatia pelo próximo. O que havia pedido socorro, logo ficou são do mal que o acompanhava a muito tempo.

O que nos chama atenção na atitude deste homem, é que antes de pedir qualquer coisa, ele Adorou a Jesus, ele fez algo inédito naquele momento, o Mestre estava rodeado de pessoas a qual se formou uma grande multidão, mas ninguém fazia algo diferente, ate chegar um homem desacreditado por muitos, afinal pessoas com esses tipos de doenças eram mau vistas por muitos ao seu redor. Mas aquele homem chegou e adorou e recebeu o seu milagre. O principal objetivo quando Deus criou a humanidade foi de o Adorar, mas o ser humano tem dificuldade para entender isso, o egocentrismo tem crescido desenfreadamente e suas criaturas se afastado ainda mais de seu criador, mas este homem decidiu fazer aquilo a qual era o seu principal objetivo de vida, Adorar aquele que o criou para isso.

Mateus 8.5 ao 13

E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Jesus dando continuidade ao seu ministério evangelizando em vários lugares diferentes, chegou a Cafarnaum, em seguida se deparou com um pedido um pouco incomum, pois um Centurião, um chefe de 100 Soldados lhe pedi ajuda dizendo que tinha um servo em casa muito mau de saúde. Jesus logo se prontificou a ajudar o homem lhe falando que iria ate o enfermo, mas o Centurião fala de que ele não era digno de receber Jesus em sua casa, mas que se ele liberasse uma palavra o servo dele ficaria são e chega a explicar algo; também sou homem de autoridade, afinal sou um Centurião Roma é o poder Politico existente no momento lidero 100 homens para Roma em batalhas contra Opositores ou rebeldes posso e tenho poder o suficiente para mandar você (Jesus) me obedecer sem reclamar, mas prefiro fazer um pedido do que ter uma atitude de imponência por mais que eu a tenha.

E Jesus se surpreendeu com isso a ponto de declarar que nem mesmo em Israel ele havia encontrado tanta fé e acrescenta ao dizer que muitos viriam de muitas partes e se assentariam na mesa junto aos Patriarcas Abrãao, Isaque e Jacó. Mas, os filhos do reino que deveriam reconhecer a Jesus seriam lançados fora, pois todo momento se recusavam a aceitar que Jesus era o Messias que havia de vir para Salvar tanto a Israel como o Mundo. O Mestre liberou uma palavra sobre o Centurião que segundo a fé dele seu servo estaria são e curado de ambos os tormentos. Vemos uma atitude totalmente particular desse Centurião em fazer algo diferente assim como foi a abordagem do homem que estava leproso no inicio desses acontecimentos contínuos. Um resolveu adorar, outro fazer um pedido mesmo tendo poder para exigir.

Mateus 8.14 e 15

E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.
E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.

Em seguimento de seu ministério, Jesus chega ate a casa de Pedro, um dos seus discípulos, e ao chegar logo vê que a sogra de seu aprendiz esta acamada e enferma, o que sem ela ou ninguém pedir, Jesus a cura, o que ela faz também nos chama a atenção, pois ao ser curada, logo se coloca na disposição de servir a todos, mesmo que ninguém a tenha pedido, pessoas que se dispõe a fazer a diferença em meio a multidão. Pessoas que chamam a atenção do Mestre com atitudes e palavras sinceras, ações que surpreendem quando analisadas cuidadosamente.

Mateus 8:16,17

E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.

Aqui nesses versículos, o autor destaca que não somente Jesus tinha um  ministério ativo como também tinha uma enorme empatia para com o próximo, também vemos o cumprimento das profecias que foram pronunciadas a aproximadamente 700 anos antes de Jesus Cristo. Curou e libertou a muitos de varias enfermidades diferentes e expulsou demônios de muitas pessoas.

Mateus 8:18-27

E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado;
E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.
E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.
Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.
E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;
E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.
E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

O que talvez muitos não entende nessa passagem quando se fala que Jesus responde ao escriba que deixe os mortos sepultar os seus mortos é que na verdade todos nós seres humanos já nascemos com a nossa natureza espiritual morta e só temos vida nela em Cristo e se aqueles que ouviam das pregações e ensinamentos do Mestre não cressem isso não resolveria pois quando o homem tem a sua queda no jardim do Éden ele perde a natureza divina dele então essa parte tricotômica do homem (ambos os sexos) já nasce morta.

Ao seguir, ele pede para que os seus discípulos entrassem no barco pois eles estariam indo para outro lugar, que seria a cidade de Gadara. Mas, ao se dirigirem para lá, em determinada parte do caminho começou uma grande tempestade a ponto de assustar homens experientes que desesperadamente acordaram a Jesus que estava dormindo, afinal virou uma noite orando, passou o dia todo pregando e realizando milagres, curas e libertação. Estava exausto, mas a tempestade amedrontava cada vez mais os seus aprendizes que o acordaram assustados com a violência a qual eram acometidos. Jesus ao despertar pergunta aos seus alunos porque eles estavam temerosos com aquilo e diz que eles tinham uma fé pequena. Jesus se levanta e da ordem para que o mar e os ventos se aquietem, naquele momento ate mesmo a natureza teve que reconhecer a voz de seu criador e obedecer imediatamente.

Mateus 8:28-34

E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho.
E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos.
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas.
Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados.

E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.

Ao chegar na cidade dos gadarenos logo o grupo é surpreendido por dois homens endemoninhados que questionam a presença de Jesus naquele lugar dizendo se o Mestre chegou ali para os atormentar antes do tempo e sabendo que se tratava do Senhor Jesus Cristo pediram permissão para entrarem em uma manada de porcos que estavam ali próximos e Jesus deixou e os porcos se direcionaram há um precipício que estava ali matando todos porcos. Os criadores daqueles porcos correram assustados e foram a cidade anunciar tudo o que eles assistiram com os próprios olhos.

Quando a multidão chegou, pediram a Jesus para se retirar da cidade deles. Aqui vemos algo totalmente ao contrario de seu inicio, no primeiro versículo vemos uma multidão querendo Cristo por aquilo que ele poderia oferecer, dar de graça, mas no fim desse capitulo vemos uma multidão se recusando a aceitar que Jesus fique na cidade. Nesse quadro caótico da não aceitação da presença de Jesus naquele lugar por parte dos moradores nos mostra como há tempos aquele povo estava acostumado com o mau, com o que é ruim.

Algo inédito e extraordinário aconteceu ali e eles simplesmente não queriam, já estavam acostumados com o cenário de endemoninhados a solta por toda parte, e digo isso porque a cidade de Gadara estava localizada em DECAPOLIS que do Grego para o português significa: Dez Cidades, além de Gadara, haviam ainda mais nove cidades no mesmo local, e que os endemoninhados conseguiam aterrorizar todas as dez. Quando Jesus vem e muda o quadro o povo não aceita, muitas pessoas estão dessa forma acostumadas com o mau que isso já nem as surpreende mais, se tornou algo natural, quase parte da família. Em todo esse cenário, entendemos que o principal objetivo do inimigo, Satanás, era impedir que Jesus e seus discípulos chegassem ate Gadara, pois Dez Cidades seriam libertas dos seus atos através dos homens que estavam possessos. A natureza daquela tempestade não era simplesmente natural, mas também sobrenatural, pois Jesus estava na área de libertação e em viagem para libertar não somente dois homens mas dez cidades inteiras, durante o dia todo o inimigo perdeu pessoas que estavam sob o domínio d outros demônios mas Gadara seria uma perda inestimável demais então age sob a natureza para tentar matar tanto Jesus quanto seus discípulos.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Igreja Novo Testamento Ensino Religioso
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil