
Platão e sua filosofia

em 08 de Janeiro de 2024
O Positivismo
Fórum Teoria do Conhecimento - FAVENI
O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857) surge paralelamente ao romantismo e se opondo a ele a certa medida. O positivimo é uma corrente filosófica centrada no progresso científico. Essa ideologia de Comte penetrou em várias partes do ocidente.
Comte nasceu em 1798, em Montpellier, França, país que ainda estava vivendo o período revolucionário de 1789. Comte demonstrou notável intelectualismo e uma memória excepcional desde muito cedo. Aos 16 anos se ingressou na Escola Politécnica de Paris, onde estudou matemática e ciência.
O positivismo de Comte se baseava na extrema valorização das ciências positivas (baseadas nos fatos concretos e na experiência - ou seja, empíricas). Comte se ercusava entrar em discussões sobre metafísica. O conhecimento para este gênio só poderia se basear em fatos observáveis.
Crítico das filosofias de Rousseau, Voltaire e Kant, Comte as chamava de filosofias “negativas”. O foco de Comte como bem demonstrado em “Discurso sobre o espírito positivo” era mostrar uma realidade, a utilidade, a certeza, a precisão, a organização e a relatividade (do conhecimento científico, que deve seguir se aperfeiçoando).
O positivismo para Comte era “um culto a ciência”, uma sacralização do método científico.
Comte se preocupava com a investigação das leis gerais que regem os fenômenos naturais. Nisso o positivismo tem diferença do empirismo pois esse se limita apenas nos fatos observavéis. A humanidade prevendo acontecimentos pelas leis gerias, poderia controlar a natureza. Ver para prever era o lema da ciência positiva.
O conhecimento científico torna-se desse modo um instrumento de transformação da realidade, de domínio do ser humano sobre a natureza. Com o desenvolvimentocientífico, levaria ao progresso, mas esse deveria estar subordinado a ordem.