O Positivismo
Por: Diego N.
11 de Outubro de 2022

O Positivismo

Filosofia Ensino Médio Enem Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Vestibular Acompanhamento Escolar Cursinho Geral 1º Ano

O Positivismo

 Fórum Teoria do Conhecimento - FAVENI

 O Positivismo de Auguste Comte (1798-1857) surge paralelamente ao romantismo e se opondo a ele a certa medida. O positivimo é uma corrente filosófica centrada no progresso científico. Essa ideologia de Comte penetrou em várias partes do ocidente.

 Comte nasceu em 1798, em Montpellier, França, país que ainda estava vivendo o período revolucionário de 1789. Comte demonstrou notável intelectualismo e uma memória excepcional desde muito cedo. Aos 16 anos se ingressou na Escola Politécnica de Paris, onde estudou matemática e ciência.

 O positivismo de Comte se baseava na extrema valorização das ciências positivas (baseadas nos fatos concretos e na experiência - ou seja, empíricas). Comte se ercusava entrar em discussões sobre metafísica. O conhecimento para este gênio só poderia se basear em fatos observáveis.

 Crítico das filosofias de Rousseau, Voltaire e Kant, Comte as chamava de filosofias “negativas”. O foco de Comte como bem demonstrado em “Discurso sobre o espírito positivo” era mostrar uma realidade, a utilidade, a certeza, a precisão, a organização e a relatividade (do conhecimento científico, que deve seguir se aperfeiçoando).

O positivismo para Comte era “um culto a ciência”, uma sacralização do método científico.

Comte se preocupava com a investigação das leis gerais que regem os fenômenos naturais. Nisso o positivismo tem diferença do empirismo pois esse se limita apenas nos fatos observavéis. A humanidade prevendo acontecimentos pelas leis gerias, poderia controlar a natureza. Ver para prever era o lema da ciência positiva.

O conhecimento científico torna-se desse modo um instrumento de transformação da realidade, de domínio do ser humano sobre a natureza. Com o desenvolvimentocientífico, levaria ao progresso, mas esse deveria estar subordinado a ordem.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil