O que está por detrás do Salmos 127?
Por: Diego N.
23 de Novembro de 2021

O que está por detrás do Salmos 127?

Salomão-Davi

Teologia Antigo Testamento

A explicação de Salomão no Salmo 127 sobre a vida de seu pai Davi

Mestrado Diego Do Nascimento Diniz


Salmos 127.1 ao 5


Se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.


A palavra Salmos em grego é PSALMOS esta palavra significa “poemas adaptados a música”


73 são de autoria Davidica
12 são de Asafe
11 são dos filhos de Coré
2 são de Salomão
1 de Moisés
1 de Etã
50 são anônimos

Tanto no hebraico quanto no grego Psalmos tem 5 divisões;
 nestes cinco pontos vemos o pentateuco de Deus

1 ao 41 – Gênesis - que fala sobre o pecado;
42 ao 72 – Êxodo - que fala de Salvação;
73 ao 89  - Levítico - fala de adoração;     
90 ao 106 – Números - fala de peregrinação;
107 ao 150 – Deuteronômio - fala de obediência.
O Psalmos 127 esta na 5º divisão do Antigo Testamento;
Os Salmos de Salomão são os de número 72 e 127;
Salomão é o autor de 3 mil provérbios e 1.005 cânticos.


Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Aqui nesse verso vemos, que o escritor ainda usa de palavras para uma fácil compreensão na leitura.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.


No verso acima vemos que Salomão escolhe uma forma particular de escrita e comunicação com os seus leitores.
Na verdade, as flechas o homem poderoso e os filhos tem um significado particular a qual o autor escolhe para descrever acontecimentos descrevendo os seus familiares que são fatos que ocorreram anos antes com seu avô Jesse, seus 7 tios e seu pai.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Aqui novamente Salomão fala do homem valente descrevendo que este tem uma aljava que também tem um significado particular para Salomão. 


Uma coisa que devemos entender aqui é que muitos se enganam achando que o Salmo 72 é de autoria somente de Salomão, na verdade o que entendemos ao ler este é que Deus esta dando uma inspiração a Davi, mas quem escreveu foi Salomão, o receptor deste Salmo é Davi e ele ditou para seu filho que o escreveu, basta lermos com cuidado o texto que vamos ver claramente a revelação vindo a Davi que a transmitiu ao seu filho.


Para entendermos o Psalmo de 127, vamos olhar como o autor pois ele esta escrevendo a história de seus familiares em particular a de seu pai Davi. Salomão fala que havia um Valente, este valente na verdade era seu avô Jesse, os filhos eram seus tios e seu pai, a aljava era a casa de Jesse.


Jesse como um israelita fiel e temente a Deus sentia intrinsecamente em seu coração que viria acontecer algo grande em meio aos seus filhos, tinha grandes expectativas já que seus três filhos mais velhos eram do exército do rei de Israel, mas não imaginava ele o que estava por vir.

Jesse certamente era um valente com grandes responsabilidades pois lhe foi dado um arco e ele deveria usar corretamente as flechas que tinha.

Saul sendo o primeiro rei de Israel começou bem como muitos,mas como sempre o inevitável desvio do homem, logo se perdeu do caminho até que Deus e Samuel o rejeitaram como rei de Israel, então Deus levantaria outro rei,um rei segundo o seu coração. Deus da ordens a Samuel para ir até a cidade de Belém. Esta cidade era aonde Jesse e seus filhos moravam, Samuel como Juiz tinha a responsabilidade de ungir um novo rei sobre Israel, mas este temia morrer nas mãos do atual rei que ainda não falecera.
Então Deus fala para seu servo se preparar e ir até essa cidade e lá ele estaria apresentando um sacrifício a Deus. Quando Samuel chega as portas da cidade os responsáveis temendo ser algo ruim vieram ao encontro do Juiz e lhe pergunta se era de paz a sua vinda até aquela cidade e ele responde que sim, que estava procurando a casa de Jessé. E sendo Samuel orientado consegue chegar até a casa de Jesse e fala para ele e seus filhos se prepararem pois iam participar dos sacrifícios ao Senhor, e foram diante a presença de Deus e fizeram os sacrifícios, na volta até a casa de Jesse, havia um banquete para eles se alimentarem após o sacrifício.


Quando Samuel pede para que Jesse apresente os seus filhos logo vindo o primogênito, os olhos de Samuel se encheram de alegria, era um homem bonito,alto e forte, logo cogitou: eis que esta diante de Deus o seu ungido este será o próximo rei de Israel, mas ao acabar o seu pensamento veio a palavra de Deus ao seu servo dizendo que ele estava se enganando pois ele estava vendo o exterior mas não o interior e que aquele que por mais extrinsecamente apresentasse uma fisionomia inquestionável, interiormente estava longe de ser um rei segundo o coração de Deus.


Talvez Samuel não entendeu naquele momento o que Deus havia falado, no entanto vamos ver e compreender claramente no próximo capítulo. Quando Israel esta em batalha contra os filisteus e Eliabe justamente o que encheu os olhos de Samuel de expectativas e esperança não teve a coragem o suficiente para enfrentar o gigante Golias, exteriormente tinha a aparência, mas interiormente não tinha uma chama que ardia pelas vontades de Deus, por fora havia a aparência frágil e enganosa, mas por dentro não tinha a capacidade de ser um líder, alguém que inflamasse o coração de seus subordinados.

Logo ao passar o primogênito, vem o segundo, mas como o primeiro este também não era quem Deus estava escolhendo para ser o próximo rei de Israel e dessa forma foram com todos os sete filhos de Jesse, nenhum deles Deus havia escolhido como um servo para cuidar do seu povo escolhido.


Samuel começou a fazer um mergulho introspectivo e fazer indagações: desde a primeira vez que eu ouvi a voz do Senhor jamais me enganei com ela, eu a conheço e sei que foi o Senhor que me enviou aqui, no entanto passaram os 7 filhos deste homem mas a nenhum o Senhor escolheu, então Samuel faz uma pergunta a Jesse: o senhor ainda tem algum jovem que ainda não se apresentou?  Então Jesse responde que ainda havia um que era o caçula da casa que estava no campo cuidando das ovelhas, então Samuel mandou que chamassem ele pois sem a presença dele ninguém se sentaria a mesa para comer enquanto o filho mais novo não chegasse.

O que realmente estava acontecendo até aquele momento é que Samuel não sabia era que algum tempo antes o próprio Espírito Santo havia inspirado Davi a escrever o Salmo 23 o Espírito Santo estava usando Davi para profetizar para ele mesmo, vemos isso com mais clareza no verso 5 do Salmo 23 que explicarei a baixo.

Salmos23
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.


5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Aqui nós vemos que Davi pede uma mesa na presença dos seus inimigos, ele não pede a morte dos seus inimigos, ele pede honra em meio aqueles que não acreditavam na capacidade dele ou que um dia ele viria a ser alguém que traria orgulho para a sua família e seus amigos.


Ao contrário de muitos que desejam ou pedem o mau para os seus inimigos, Davi pedia uma mesa como lugar de honra e os que desacreditavam de Davi estariam lá na mesa para ver as suas conquistas.


Essa mesa era na verdade em meio a sua família seus irmãos que não davam crédito a Davi por ele ser o caçula de sua casa, o que é muito interessante em todos esses acontecimentos é que Davi é o oitavo filho, ou seja, antes dele já havia passado diante de Samuel os outros sete irmãos dele, Davi foi o último dos seus irmãos a se apresentar diante do homem de Deus o profeta que lhe consagraria como o segundo rei de Israel um governo recebido de Deus e sendo teocrático (Deus escolhendo) e teocêntrico (Deus no centro).


Dentro da crença entre os judeus e dos gregos as letras tinham valores numéricos, sendo assim cada nome hebraico ou grego tinham valores fazendo se a soma das letras.


Vemos na numerologia bíblica que o número sete é o número da santíssima trindade, este número representa a perfeição, o primeiro versículo da bíblia sagrada em hebraico vem escrito sete palavras mostrando que Deus iniciou a sua obra perfeita, quando vamos para o livro do apocalipse vemos que Deus acabou tudo perfeito.


Elohim é um nome genérico para pronúncia a uma deidade ou forma de tratamento, essa palavra significa: deuses pois é uma palavra genérica e portanto também usada por outros povos que eram politeístas (crer ou crença em vários deuses) para os cristãos (parte) Elohim descreve a tríade para Deus Pai, Deus Filho Jesus Cristo e Deus Espírito Santo.
Vemos no Gênesis capítulo 1 e versículo de número 1 que a santíssima trindade criou tudo perfeito. O número seis (6) é o numero do homem, significa que este sempre será incompleto, imperfeito, inconstante, mas o número oito (8) é o número do Senhor Jesus Cristo e significa mais que perfeito, mais que completo, mais que pleno.


Davi foi o oitavo filho de Jesse, o oitavo a se apresentar diante de Samuel, Deus tinha um ministério para Davi mais que perfeito, mais que completo, o que o Senhor tinha com Davi era algo extraordinário e grande.


Mas quando ele é solicitado para que estivesse presente para aquela reunião de última hora Samuel ao ver o jovem logo vem a palavra de Deus a seu servo falando que aquele que estava diante dos seus olhos, ele era o escolhido como o próximo sucessor ao trono de Israel e ele governaria corretamente.


Quando Davi recebe a inspiração pelo Espírito Santo para escrever o Salmo 23 ele pede para que o Senhor o ungisse com óleo, quando Samuel vai até Belém ele leva um chifre cheio de óleo para ungir o próximo rei de Israel, vemos que o salmo 23 foi de certa forma uma profecia que se cumpriu sobre o próprio Davi.


Uma mesa em meio aos seus inimigos. Dentro de sua casa havia uma mesa o esperando com honra pois sem ele ninguém comeria, pediu para Deus o ungir, Samuel ao ir até a cidade de Belém foi com um chifre cheio de azeite para ungir alguém a rei não sabendo Samuel quem seria, mas que isso iria acontecer, isso se cumpriu também pois Deus preparou a mesa e o óleo para ungir um rei segundo o seu coração e este foi Davi este que veio a ser o segundo rei de Israel. 

A aljava era a terra de Belém. Belém significa: casa do pão, casa do alimento, casa do sustento, casa que edifica, casa que transforma. Jesse de alguma forma sentia em seu coração que algo extraordinário iria acontecer em meio a sua família, não sabia ele que um de seus filhos, o mais novo especificamente seria o rei mais aclamado em meio a Israel.
Jesse tinha a aljava que era a casa dele, também tinha as flechas que eram os seus filhos, este de fato era um valente escolhido por Deus para uma grande história ele não era conhecido por ninguém além de alguns poucos amigos na cidade, estava fora da história, mas Deus tem o poder de trazer alguém ao centro de uma história, Jesse veio entrar na linhagem de Jesus.

Aplicação:
Aqui podemos aplicar da seguinte forma:
O Valente são os Pastores
As flechas são os obreiros
A aljava é a igreja

Nas mãos dos pastores foi colocado um Arco e com este eles devem lançar as flechas segundo a vontade de Deus. Os pastores devem acreditar na chamada e capacidade de seus obreiros para que estes possam ajudar na obra de Deus a aljava é a igreja e será dela que as flechas serão lançadas.

Bibliografia

www.bibliaonline.com.br – Almeida Corrigida Fiel
Bíblia de Estudos Plenitude
Pequena enciclopédia bíblica – Orlando Boyer
Sombras,Tipos e Mistérios da bíblia – Joel Leitão De Melo
Bíblia de estudos Apologética com Apócrifos – Edição Ampliada icp
Quem é quem na Bíblia sagrada – Paul Gardner
Bíblia de Estudos Palavras Chave – Grego e Hebraico


Mestrado Diego Do Nascimento Diniz

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Aconselhamento na Teologia Doutrinas da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil