O Tribunal de Cristo
Por: Diego N.
17 de Dezembro de 2021

O Tribunal de Cristo

Teologia

 O Tribunal de Cristo

Professor Diego Diniz

Todos os cristãos vão comparecer diante do tribunal de Cristo. Aqui devemos nos lembrar que essa linha teológica que estamos estudando faz a separação do tribunal de Cristo da igreja que será o lugar de recebermos os galardões, e com o juízo final, são dois fatos diferentes e vou tentar explicar.

Textos como: 2Co 5.10, 1Co 1.8, 3.11-15, Jo 5.22, Ap 20.11-15, 22.12, Rm 8.1, etc. Estes textos nos falam sobre os dois tribunais de Cristo e dos galardões que alguns vão receber.   

Depois do arrebatamento da igreja, os salvos entraram no Tribunal de Cristo. Este local é lugar de entregar galardão e não de condenação. O julgamento para condenação será no final do milênio. Há duas palavras gregas que nos ajudam a entender melhor; que são BEMA e THRONOS.

BEMA significa lugar de galardão, nesse sentido de recompensa, entregar algo (no caso de coroas, uma pedra com um novo nome escrito como estão escritas essas promessas nas cartas para a Ásia menor).

Bema é o lugar que vamos receber por tudo aquilo que nos fizemos verdadeiramente para Deus. Paulo nos ensina isso em algumas passagens bíblicas, entre elas 1Co 15.39-42. Neste texto Paulo nos ensina que cada corpo pode ter sua própria glória, ou seja, recompensa, pagamento, retorno, é a Lei da Semeadura, colhemos o que plantamos. Não é Karma, não é a lei da atração, não é o purgatório que prega dar uma segunda oportunidade, não é lei da física, "toda ação gera um reação", é Lei da Semeadura, a Justiça de Deus para cada um que trabalha verdadeiramente em prol do Reino.

Não adianta querer fazer para aparecer pois nesse sentido as obras serão comparadas como palha, feno e madeira. Estes tipos de materiais são frágeis e fácil de destruir. Muitos fazem como os fariseus, fazem para aparecer e mostrar que estão fazendo.

Em 1Co 3.11 ao 15 nos mostra em que níveis as obras podem ser comparadas como: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha.

O ouro: Pedro nos fala na sua primeira carta em todos os capítulos que a nossa vida é como ouro, quanto mais fogo; melhor, pois o ouro é refinado cada vez mais. Na bíblia ouro também tem o significado de dons espirituais, e sabemos que estes são dados pelo Espírito Santo. 

É interessante que quando falamos de dons, vamos ver alguns exemplos na bíblia como: dons espirituais, estes são dados pelo Espírito Santo. Dons de serviço, estes são dados por Deus e dons ministeriais, e estes são dados por Jesus Cristo.

Os dons nos são dados para fazermos a obra de Deus e Deus em sua eterna justiça jamais fará trabalho escravo ou usar de mão de obra barata para que a sua vontade seja feita. Não! Deus não fará tal coisa. Deus é justo e reto e vai entregar o pagamento a cada um conforme sua obra, empenho e esforço.

Prata na bíblia sagrada tem alguns significados interessantes como: redenção, era a pedra sobre a coroa da princesa e o preço de um escravo. Jesus foi vendido como escravo por moedas de prata, o que nos leva ao entendimento da redenção que é a nossa salvação.

Pedras preciosas são mais um exemplo de várias recompensas que os salvos vão receber de Deus. Deus vai nos surpreender nos céus com suas recompensas, pagamentos por aquilo que fazemos hoje, logo, logo o receberemos de Deus nos céus.

Já os materiais frágeis como: palha, feno e madeira são exemplos de obras que muitos fazem não para a glória de Deus, mas para aparecer e mostrar que estão fazendo. Nesse sentido não perdem a salvação, mas na verdade nunca trabalharam realmente por aquilo que era importante. Trabalhar e se dedicar verdadeiramente com o coração e dedicação é muito importante para que não corramos o risco de achar que vamos ganhar algo de Deus e na verdade não vamos porque o nosso trabalho feito não foi para a glória de Deus, mas sim para aparecer e mostrar que eu estou fazendo.

A Coroa do gozo, alegria 1Ts 2.19

A Coroa da Justiça 2Tm 4.8

A Coroa da Vida Tg 1.12, Ap 2.10

A Coroa da Glória 1Pe 5.1-4

 
R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Vida e Espiritualidade Antigo Testamento Doutrinas da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil