Orações não respondidas
Por: Diego N.
15 de Setembro de 2022

Orações não respondidas

Teologia

Teologia Ensino Religioso História da Igreja Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Novo Testamento Antigo Testamento

Orações não respondidas

Dr. Diego do Nascimento Diniz

Graduado em dois Bacharelados em Teologia
Mestrado em Teologia
Doutorado em Teologia
Extensão Universitária em Psicologia Pastoral
Formado em duas Capelanias
Duas extensões em Apologética
Cursando segunda Licenciatura em Filosofia
Professor de teologia e filosofia
Escritor

 

Texto chave: Tiago 4.1 ao 12

1 - De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós.
2 - Cobiçais e nada tendes. Matais e invejais, porém não conseguis obter o que desejais; viveis a brigar e a promover contendas. Todavia, nada conquistais, porque não pedis.
3 - E quando pedis não recebeis, porquanto pedis com a motivação errada, simplesmente para esbanjardes em vossos prazeres.
4 - Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.
5 - Ou imaginais que é sem razão que a Escritura afirma que o Espírito que Ele fez habitar em nós zela com ciúmes dos seus?
6 - Todavia, Ele nos outorga graça ainda maior. Por isso, declara a Escritura: “Deus se opõe aos arrogantes, mas concede graça aos humildes”.
7 - Portanto, sujeitai-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós!
8 - Achegai-vos a Deus, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões, purificai o coração,
9 - entristecei-vos, arrependei e chorai. Abandonai o riso fácil e pranteai, trocai a vossa euforia pelo pesar.
10 - Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará! Não julgar ou falar mal dos irmãos
11 - Caros irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem se põe a falar contra algum irmão ou passa a julgar o seu irmão, acaba protestando contra a Lei e a julga também. Ora, se passas a julgar a Lei, cessas de obedecê-la e assumis a posição de juiz.
12 - Um só é o Legislador e Juiz, Aquele que pode salvar e aniquilar. Tu, no entanto, quem és, para julgar o teu semelhante? Submeter nossos planos a Deus

Introdução

Versículo principal Tg 4.3 - “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.

Alguns personagens que oraram e Deus não os respondeu:

Ana - significa vingativa
Boanerges: filhos do trovão (Tiago e João) (vingativos)
Jonas - pede a morte
Elias - pede a morte
Jó - pede a morte

A palavra oração significa “palavra ou agrupamento de palavras que expressam pensamento ou sentimento, que tem sentido completo”. Dentro de uma liturgia: invocação dirigida a Deus. Na religião: ato de fazer, apresentar um pedido, um agradecimento.

Em 2Cr 6.20 vai aparecer a palavra Oração, que em hebraico é TEPHILAH, essa palavra aparece mais de 75 vezes no antigo testamento, sendo que 32 está no livro de psalmos (Salmos).

2Cr 6.20 - Que os teus olhos estejam voltados dia e noite para esta Casa, templo sobre o qual afirmaste que colocarias o teu Nome, a fim de que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar.

Mt 6.6 - Orares do grego PROSEUCHOMAI. Essa é uma palavra progressiva. Começa com o substantivo EUCHE, que é uma prece a Deus, inclui fazer um juramento, a palavra se expande para o verbo EUCHOMAI, esse termo é especial e descreve uma inovação, pedido ou súplica. Terminando a palavra, temos a adição PROS, “na diração” (Deus).

Mt 6.6 - Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente.

Alguns tipos de “orações”

Prece ou juramento
Invocação, pedido ou súplica
Na direção de... (Deus)

PROSEUCHOMÁ - prece ou juramento, invocando, pedindo ou suplicando na direção de Deus. Essa é a palavra mais usada para oração.

Jó 42.10 - Orava (verbo) do hebraico PALAL: orar, súplicar, interceder. Esse verbo ocorre mais de 80 vezes. Esse verbo indica uma oração, intercessão a alguém com mais poder e sabedoria para que intervenha em favor de quem ora.

Jó 42.10 - E depois que Jó intercedeu pelos seus amigos, o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe concedeu em dobro tudo o que possuía antes.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Vida e Espiritualidade Novo Testamento Religião
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil