Os Pais Apologistas - Irineu
Por: Diego N.
03 de Setembro de 2022

Os Pais Apologistas - Irineu

Teologia e Filosofia

Teologia Ensino Religioso História da Igreja Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Antigo Testamento Novo Testamento Ensino Médio

Irineu

 Nasceu em Esmirna, Ásia menor (atual Turquia) em 130 A.D, ao contrário de Justino, Irineu nasceu na igreja, era grego e foi influenciado por Justino. Era um típico pastor local, se preocupava com a pregação e ensinamento dos apóstolos. Além de Justino, Irineu foi influenciado por Policarpo discípulo do apóstolo João.

 Anos depois Irineu viaja para Gália (atual sul da França), para a cidade de Lyon, onde foi levado ao presbitério devido o martírio do antigo presbítero em 177 A.D. Irineu foi um apologista defendendo os ensinos apostólicos de ataques além de combater o agnosticismo de sua época. Este homem era um mestre eclesiástico, não queria ser filósofo, as apologias não eram seu real interesse. Na época Irineu, o recente presbítero jovem se tornou responsável por várias igrejas. A língua grega era normal nas regiões da Gália além de ser a língua-mãe de Irineu. No segundo século o grego ainda era falado por parte considerável para os cristãos ocidentais. Contudo a igreja não estava ligada principalmente na língua ou cultura, ela se firmava nos ensinamentos dos apóstolos. A igreja tinha uma visão econômica, ela não fez acepção dos bárbaros como a sociedade grego-romana.

 Irineu apesar de não ser considerado um apologista por muitos, em sua época ele combatia a muitos ensinos que ele achava estranho, chegando a chamar frente a frente para uma conversa, algumas pessoas dentro da igreja eram repreendidas por tais ensinamentos. Um diácono que representava Irineu em Viena foi instruído em como orientar e lidar com hegeres, os instruir. Vários dos escritos de Irineu eram apologéticos, no fim entendemos que o coração dele estava nas almas.

 A obra de Irineu, sua apologia contra o agnosticismo do segundo século continua sendo a principal base de informação até hoje.

 Irineu não deve ser visto como um ignorante ou intolerante, devemos entender a preocupação dele em sua época. Devido o evangelho ter sido um grande avanço em várias áreas geográficas diferentes, com isso aumenta-se também a dificuldade de manter uma “teologia”, ensinamento bom e concreto, a obra em sua responsabilidade não era nada fácil. Irineu, Justino dentre outros se posicionavam contra as investidas heréticas em suas épocas, a crescente fértil herética era gigantesca, ensinos errados eram propagados em larga escala, além de escolas neste intuito estavam se espalhando consideravelmente. Os principais ensinos errôneos (contra a igreja) nesta época partia de Marcião e seus seguidores.

Com a apologia de Irineu totalmente baseada nos ensinos dos apóstolos, este também se torna o primeiro teólogo literário da igreja cristã. Este foi o primeiro a casar o A.T. com o N.T., ou seja; fazer as comparações um do outro os colocando em harmonia. A bíblia cristã estava nascendo. Irineu não era contra a filosofia, seu posicionamento estava em não fazer dos ensinamentos dos apóstolos somente uma filosofia. Irineu influenciou sua época e continua influenciando até aos dias de hoje.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Antigo Testamento História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil