Os Pais Apologistas - Orígenes
Por: Diego N.
03 de Setembro de 2022

Os Pais Apologistas - Orígenes

Teologia e Filosofia

Teologia Ensino Religioso História da Igreja Religião Doutrinas da Igreja Vida e espiritualidade Aconselhamento Aconselhamento Bíblico Antigo Testamento Novo Testamento Ensino Médio

Os Pais Apologistas

 

Orígenes

 

Filho de pais cristãos nasceu por volta de 185-186 da nossa era, provavelmente em Alexandria. Era escritor, estudou letras, aprendeu textos bíblicos de cor com seu pai que morreu na época do Imperador Sétimo Severo. O bispo de Alexandria passa a escola catequética para Orígenes sucedendo Clemente.

 

Orígenes estudou na escola neoplatônica de Ammonios. Em 215 em Alexandria organizava uma escola enfática em Exegese bíblica, também viaja muito ministrando em várias igrejas. Por dedicação a obra acaba se destacando, tem alguns problemas com bispos que se opunham a tal ato. Em 232 viaja para Cesaréia e se dedica intensamente aos estudos.

 

Orígenes viveu em uma época de horrores quando o Imperador Décio (250-252) atormentava cristãos pois acreditava que o “luto” deveria ser dado apenas a Roma. Este era estudioso dos filósofos gregos e o membro mais influente da escola alexandrina. Orígenes acreditava na Metempsicose (reencarnação) uma influência pitagórica e platônica. A igreja depois rejeitou tal ensinamento, em nossos dias são os espíritas que creem nessa interpretação.

 

Sem dúvidas Orígenes foi um excelente teólogo, era trinitarianista, defensor da interpretação do Logos, e se preocupava com missões. Um contemporâneo de Orígenes foi Hipólito até por volta de 235, este foi aluno de Irineu. Hipólito era um profundo estudioso, filósofo e foi o primeiro a escrever comentários da bíblia e também crônicas e tabelas.

 

Orígenes foi o primeiro a escrever de forma mais clara que a igreja pudesse entender. Orígenes, além do pagão Plotino era a mente mais completa, o mais inteligente de sua época. Nesse momento a igreja estava saindo de seus esconderijos para fundamentar o cristiansimo, o propagar. Este homem foi tão importante para o cristianismo que Eusébio dedicou extensa mensão a este. Alguns acreditam que Orígenes foi o primeiro escritor cristão ter nascido em um lar cristão.

 

O pai de Orígenes, Leônidas, foi um mestre em Alexandria e ensinou seu filho matérias importantes na época como gramática, matemática e retórica, além do ensinamento cristão. Entre seus 17-18 anos, Orígenes escreveu uma carta para o pai o encorajando por amor a sua família. Esta época Orígenes só não foi martirizado por que sua mãe escondeu suas roupas. Clemente também estava passando por este período sombrio de perseguição. Com o passar do tempo, Orígenes se torna membro da igreja ortodoxa, e fica fiel a ela mesmo com tantas viagens para Roma, Grécia e Ásia menor como Justino e Clemente.

 

Orígenes se torna mestre como seu pai. Nessa época estavam faltando mestres, a perseguição afetou principalmente aos cristãos.

Orígenes tinha uma inteligência anormal, com o tempo decidiu voltar a estudar, mas para ir mais além isso só aconteceria se estudasse com pagãos, já que o seu principal objetivo era a filosofia. Orígenes conhece Heraclas, e logo se tornam amigos, depois Orígenes passa a responsabilidade do ensino básico da escola a Heraclas, e se dedica ao estudo avançado em teologia e filosofia. Depois de cortar laços com Demétrio, Heraclas sucede Orígenes como diretor da escola.

 

A atitude de Orígenes a estudar incansavelmente lhe dá tamanho destaque que até seus inimigos que não lhe davam atenção, passaram a olhar para ele.

Orígenes foi o primeiro a ingressar na elite intelectual de sua época. O objetivo era estudar as filosofias para as refutar e tirar qualquer resquício que ameaçasse a cristandade.

Orígenes foi o mais bem aventurado entre os pais apologistas da Grécia na sistematização teológica-filosófica.

Orígenes se preocupava com seus alunos, ele mesmo acreditava ser um bom mestre além de missionário. Ensina a seus alunos e os treina para se tornarem homens de oração, santos e mártires. Orígenes não se limitou aos estudos da exegese e foi além. As vezes tinha que se opor a algumas criticas textuais que surgiam, alguns pontos históricos, etc.

O principal objetivo de Orígenes era estudar a bíblia, se baseou em muitas interpretações alegóricas.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ensino Religioso Antigo Testamento História da Igreja
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil