
Platão e sua filosofia

em 08 de Janeiro de 2024
Paracletologia - A Doutrina sobre o Espírito Santo
Quando ou como recebemos o Espírito Santo?
O apóstolo Paulo nos ensina que assim que aceitamos ou confessamos verdadeiramente a Jesus Cristo como sendo o nosso único Senhor e salvador de nossas vidas, neste exato momento recebemos o Espírito Santo. Em 1Co 12.13, Rm 8.9, Ef 1.13,14, nos dão um excelente esclarecimento sobre isso.
Em 1Co 12.13 nos mostra que para fazermos parte do corpo místico, espiritual da igreja, só podemos ter tal oportunidade e experiência se tivermos o Espírito Santo.
Se as pessoas são classificadas que elas só tem o Espírito Santo se as mesmas conseguirem falarem em línguas, logicamente tais pessoas estão erradas em participarem da "Santa Ceia." Escrevo dessa forma pois, se é o Espírito Santo que coloca a pessoa em união espiritual no corpo de Cristo, sua igreja, e tais pessoas (algumas, não todas) só falam em línguas após algum tempo de sua decisão na aceitação de que somente Jesus Cristo salva, se ela não está ligada espiritualmente, também não pode estar ligada fisicamente.
Em Rm 8.9 diz que se alguém não tem o Espírito Santo não é de Deus.
Em Ef 1.13,14 é bem claro, recebemos o Espírito Santo logo no ato da confissão de fé na atitude da aceitação de Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador.
Vemos que o apóstolo Paulo fala de forma coletiva em 1Co 12.13, nesse versículo está registrado que todos bebemos de uma mesma fonte, o Espírito Santo, e não de um dogma (doutrina inflexível) a qual ficam afirmando que só se tem o Espírito Santo se elas (as pessoas) falam em línguas.
Outro ponto que vemos claro é, os que não tem o Espírito Santo não pertencem a Deus, partindo do anteposto, vemos que é bem legível o que lemos. Se a pessoa não tem o Espírito Santo, essa não pertence a Deus, se não é de Deus não pode tomar ou participar da "Santa Ceia," dado a premissa por essa cosmovisão, teremos vários problemas com muitas pessoas que não falam em línguas mas são obreiros, participam da ceia, estão em comunhão, etc.
Por todo o contexto até agora apresentado entendemos que não é certo dizer que a pessoa só tem o Espírito Santo se ela fala em línguas, tal posição vai entrar em choque com várias passagens bíblicas.
Resumindo: uma confusão que ocorre no meio "evangélico/cristão" é devido a interpretação de alguns em: Receber o Espírito Santo e Estar cheio do Espírito Santo.
Recebemos o Espírito Santo como Selo, Penhor, Marca e Garantia no momento de nossa conversão. Estar cheio do Espírito Santo é algo contínuo em nossas vidas, isso é por meio da oração, do jejum, leitura da bíblia sagrada, etc.
Essa é a nossa alimentação espiritual diária para uma vida contínua cheia do Espírito Santo.
Ensinar muito bem,conseguimos entender perfeitamente.