Psicologia
Por: Diego N.
21 de Dezembro de 2021

Psicologia

Aconselhamento Psicológico

Psicologia

Psicologia

Diego Do Nascimento Diniz

Aconselhamento Psicológico

Deus como o nosso Psicólogo


“Eu li Platão e Cícero, palavras que são muito sábias e muito belas; porém nunca li em nenhum deles: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei”.
          Agostinho


Inicio para se entender um pouco sobre Psicologia

- Quando falamos de “Conselho” automaticamente teremos que falar de Psicologia.


O Aconselhamento Psicológico tem como teoria de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e consequentemente capacidade de crescer e dar novos significados a vida.


Essa técnica esta relacionada a tomada de decisões e ao auto conhecimento. É mais direcionada a ação do que a reflexão com sentido preventivo. Esse atendimento se trata de um momento onde a pessoa pode se recuperar e encontrar abrigo durante a sua caminhada.


O Aconselhamento Psicológico não tem como função o de dar Conselhos mas o de orientar e facilitar  a pessoa a tomar as suas decisões, e essas englobam a família, profissão, relacionamento, etc. 


Originado nos Estados Unidos por volta de 1910, o aconselhamento foi fundado com o intuito de Orientação infantil e juvenil, porém a técnica que dominou entre as décadas de 20 e 60 foram as de psicodiagnósticos.


No Brasil, o campo do aconselhamento Psicológico começou a se desenvolver somente por volta da década de 70.


Para entendermos um pouco melhor esse campo da psique humana, as próximas palavras serão bem claras.


Para se ter um bom andamento nessa área o Profissional do campo da psicologia deve ter empatia por seus pacientes e se colocar no lugar do mesmo para se conseguir entender mais sobre o que ele esta passando. Dessa forma pode se criar certas normas a serem seguidas, e valores sociais e hábitos de cidadania saudáveis de forma ativa e direta, em outras palavras, o profissional vai ajudar a pessoa a se encontrar em meio a seus conflitos, limitações e se direcionar em meio a sociedade.


Para entendermos um pouco melhor, vou aqui abordar os quatro tipos de Temperamentos.


Temos o Sanguíneo, Colérico, Fleumático e Melancólico.


Os tipos sanguíneos também conhecidos como “temperamentos”, quando temos o conhecimento deles, eles nos auxiliam e direcionam a quem nos vamos aconselhar. 


Temos um quadro de quatro tipos sanguíneos que estão relacionados aos temperamentos das pessoas.

O Colérico é um tipo que se manifesta Impondo, o sanguíneo é dedicado, o melancólico segue o sanguíneo além de gostar de se dedicar, já o fleumático é apático.


A terminologia de temperamentos teve origem no médico Hipocrates (377 a.C). A classificação se deu com o médico Galeno (século dois d.C) são elas: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico.


Esses temperamentos tem haver com as reações internas do corpo, em linguagem coloquial seria: sangue quente ou sangue frio. Ter o conhecimento desses temperamentos ajuda muito no aconselhamento.


Ninguém apresenta um quadro de apenas um tipo sanguíneo, na verdade todo ser humano possui os quatro, mas na prática, as ações e reações das pessoas acaba se destacando em um em particular.


Conhecer os pontos negativos ou positivos dos tipos sanguíneos podem ajudar muito na abordagem do aconselhamento, principalmente em relação aos jovens que tem dificuldades de se abrirem seja com o pastor, um amigo ou um profissional.


Os jovens podem ter solidão espiritual, falta de ajuda, orgulho, não conseguir descrever o que esta acontecendo, esses são apenas alguns dos problemas encontrados e enfrentados pelos aconselhadores e pelos jovens.


Com o conhecimento dos tipos sanguíneos, o orientador vai conseguir se aprofundar e ganhar a confiança do jovem e de seus aconselhados.

(Temos um artigo próprio falando sobre os 4 tipos de temperamentos. Este será um estudo com vários artigos, não perca nenhum deles e fique de olho nas novas publicações pois serão em séries. Ao todo temos mais de 35 publicações, aprenda conosco lendo a cada uma delas e nos ajude a compartilhar).

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil