Quem eram os espíritos em prisão que Jesus foi até eles
Por: Diego N.
13 de Abril de 2022

Quem eram os espíritos em prisão que Jesus foi até eles

Teologia Religião Vida e espiritualidade Doutrinas da Igreja Aconselhamento Bíblico Novo Testamento Antigo Testamento

 

Anjos e Demônios terceira parte

Demonologia ou Satanologia a Doutrina sobre os Demônios

Dr. Diego Do Nascimento Diniz

Quem eram os espíritos em prisão? (1Pe 3.18-20)

 

Em primeiro lugar de suma importância e de aspecto relevante é entendermos que estes espíritos não são de seres humanos.

Apesar da bíblia fazer uso desta palavra [espírito(s)] por várias vezes, devemos entender que ela se aplica de três formas: primeiro a anjos fiéis, segundo aos que se rebelaram (demônios), e em terceiro ao homem, aqui no sentido de humanidade, não sexo.

São espíritos e não tem corpos físicos, estão presos e a sua condenação já foi declarada.

Como a frase acima vai nos direcionar, podemos entender que estes espíritos não são de seres humanos e nem de anjos obedientes, mas sim de demônios, e devido a sua má conduta já foram sentenciados definitivamente e de forma irrevogável.

Este texto de 1Pe 3.18 ao 20 é usado para dizer que estes seres foram anjos que em Gn 6 tiveram relações sexuais com mulheres e por meio dessa relação começou a surgir gigantes na terra por isso a sua condenação já foi definitiva. Temos alguns textos que vão falar sobre esta temática como: (Jó 1.6, 2.1, 38.7, Gn 6.1-4, 2Pe 2.4, 1Pe 3.20). (Também temos uma série de Artigos falando sobre os temas de Demonologia ou Satanologia).

A interpretação gira em torno da tentativa de explicar a causa do dilúvio, o contexto de Gn 6 nos mostra que essa é uma das causas para esta catástrofe.

Em 1Pe 3.19 vamos entender o seguinte: a palavra PREGOU em grego é KERYSSO. Essa palavra significa: anunciar (no sentido de um anunciador público). De modo geral, proclamar, anunciar publicamente (Mt 10.27, Lc 12.3, 8.39, At 10.42, Mc 1.45, 5.20, 7.36). Kerysso é derivado de Kerigma que é a mensagem de um arauto, já KERYKS é o arauto, o pregador e PROKERYSSO é o que proclama a frente ou diante no sentido de dar uma mensagem pública. Aqui vemos e entendemos que se trata de uma mensagem particular, e não da pregação do evangelho. A aparição de Cristo diante destes espíritos estava no intuito de dar testemunho concreto de sua vitória.  

A atenção dobrada ao ler e tentar interpretar um texto bíblico é muito importante para os que assim desejam e almejam uma interpretação coerente. Como já posto nos supramencionados, espíritos vão se aplicar de Três formas: aos anjos obedientes, aos anjos desobedientes (conhecidos como demônios) e ao ser humano. Dado essas informações daí pra frente é só tomar cuidado, redobrar a atenção e fazer uma boa leitura interpretativa coerentemente.

A palavra espírito vem do grego PNEUMA ou do hebraico RUACH, ambas significam: vento ou fôlego, trazendo um sentido de vida (humanos > 1Ts 5.23, Hb 4.12, - demônios > Mt 8.16, Mc 9.20, Lc 9.39, 10.20, - anjos > Hb 1.14, Ap 1.4, 3.1, 4.5, 5.6).

Os mórmons ensinam que é possível ser salvo mesmo após a morte com base em 1Pe 3.19, mas, este texto entraria em contradição com Hb 9.27 que nos mostra que após a morte vem o juízo. Vamos ver isso mais claro em Lc 16.19 ao 31, o destino dos dois personagens da história, o rico e Lazaro, após a morte de ambos já estava decretada e seria irreversível, morreram e receberam o seu juízo, salvo ou não, e isso não poderia mudar.

Muitos acreditam que a referência de 1Pe 3.19 aponta para os possíveis anjos de Gn 6.1 ao 4, a qual alguns acreditam que  estes estavam tendo relações sexuais com as mulheres daquela época, e dessa relação surgiram os gigantes. Nesse episódio vemos um dos motivos para Deus ter destruído a terra com o dilúvio nos dias de Noé e também a atitude de Deus ter prendido estes anjos rebeldes de uma vez por todas e já ter decretado sua condenação.

Um ponto em destaque para uma atenção redobrada é que o texto faz referencia a espíritos e não almas. O nosso espírito que é o fôlego de vida pertence a Deus e vai voltar pra ele Gn 2.7, 6.3. O nosso espírito não esta na condição de ser salvo ou condenado, nosso espírito é neutro. É a alma que é condenada ou salva.

Os seres humanos quando são chamados de espíritos a referencia vem com algum complemento explicativo, o homem tem espírito, mas não é somente isso.

Esse cativeiro em que estes espíritos estão é um tipo de prisão especifica.

A palavra que alguns acreditam aparecer nas traduções em grego é KERYSSO, essa palavra significa proclamar, e não pregar, não foi o evangelho pregado a esses espíritos, mais sim uma proclamação pública de vitória, e essa foi a aparição de Jesus.

Em Hb 9.27 é enfática e categórica a afirmativa do juízo após a morte. Não vemos a luz da bíblia tal posição concretamente, e essa referencia especifica nos traria um quadro das pessoa dos dias de Noé, isso traria sérios problemas teológicos interpretativos, porque entraria em choque pois aqui Deus estaria fazendo acepção de pessoas, o que Deus não faz.

Caso este texto fosse interpretado como sendo almas especificas somente dos dias de Noé, entraríamos em choque com outras passagens bíblicas que fala que após a morte todos vão pro SHEOL ou HADES, que é o lugar dos mortos, o lugar intermediário, o lugar da espera.

Quando Jesus leva cativo o cativeiro, nessa passagem não vemos Jesus pregando o evangelho para as pessoas se arrependerem e serem salvas, não eram almas, eram espíritos.

Nenhum outro personagem bíblico teve a capacidade de dar esse mesmo testemunho que Jesus deu, mesmo Enoque ou Elias que foram levados por Deus ainda em vida.

Como podemos ver, todos os fatos apontam para espíritos desobedientes, nesse caso demônios e não humanos.

 Judas 1.6 E aos anjos que não guardaram o seu estado original, mas deixaram a sua própria habitação, ele reservou cadeias eternas sob trevas até ao julgamento do grande dia.

Hb 2.16 Porque, na verdade, ele não assumiu a natureza dos anjos, mas ele tomou a semente de Abraão.

Cl 2.15 E, despojando os principados e potestades, os expôs abertamente, triunfando sobre eles em si mesmo.

 

Hb 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o julgamento.

 

Hb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e poderosa, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.

 

Hb 1.14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir àqueles que serão herdeiros da salvação?

 

Ef 4.8 Pelo que ele diz: Quando subiu ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. 

 

Ef 4.9 (Agora que ele ascendeu, que é, senão o que também descendeu primeiro às partes inferiores da terra?

 

Ef 4.10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas).

 

Ap 20.11 ao 15 - E eu vi um grande trono branco, e aquele que estava assentado sobre ele, de cuja face a terra e o céu fugiram; e não se achou lugar para eles.

12 E eu vi os mortos, pequenos e grandes, em pé diante de Deus, e os livros foram abertos; e outro livro foi aberto, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, de acordo com as suas obras.

13 E o mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia; e eles foram julgados; cada homem de acordo com suas obras.

14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 E todo aquele que não foi encontrado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

 

Pe 3.18 ao 20 - Porque Cristo também uma vez padeceu pelos pecados, o justo pelos injustos, para que nos levasse a Deus; sendo colocado à morte na carne, mas vivificado pelo Espírito.

19 Pelo qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;

20 os quais em outro tempo foram desobedientes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas foram salvas pela água.

 

Ap 9.1 ao 12 - E o quinto anjo soou, e eu vi uma estrela cair do céu sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do abismo sem fundo.

2 E ele abriu o abismo sem fundo, e dele subiu uma fumaça, como a fumaça de uma grande fornalha; e o sol e o ar se escureceram por causa da fumaça do abismo.

3 E da fumaça saíram locustas sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder dos escorpiões da terra. 

4 E foi-lhes ordenado que não ferissem a grama da terra, nem nenhuma coisa verde, nem a nenhuma árvore, mas só aos homens que não têm o selo de Deus em suas testas.

5 E foi-lhes designado que não os matassem, mas que os atormentassem por cinco meses; e o seu tormento era como o tormento do escorpião, quando fere o homem.

6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a encontrarão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

7 E o aspecto das locustas era semelhante a de cavalos preparados para a batalha; e sobre suas cabeças havia como se fossem coroas semelhantes ao ouro, e as suas faces eram como a faces de homens.

8 E eles tinham cabelos como cabelos de mulheres, e seus dentes eram como os dentes dos leões.

9 E eles tinham couraças como se fossem couraças de ferro; e o som de suas asas era como o som de carruagens de muitos cavalos correndo para a batalha.

10 E eles tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e havia ferrões em suas caudas; e o seu poder era para ferir os homens por cinco meses.

11 E eles tinham um rei sobre eles, que é o anjo do abismo sem fundo, cujo nome na língua hebraica é Abadom, mas na língua grega seu nome é Apoliom.

12 Um ai já se passou; e eis que dois outros ais vêm a seguir.

 

2Pe 2.4 Porque, se Deus não poupou aos anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, e os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o julgamento;

 

At 2.31 ele prevendo isto, falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. 

 

At 10.42 E ele nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi ordenado para ser Juiz dos vivos e dos mortos. 

 

Jó 2.1 Novamente, houve um dia quando os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do SENHOR, Satanás veio também entre eles para apresentar-se diante do SENHOR.

 

Jó 38.7 quando as estrelas da manhã cantavam juntas, e todos os filhos de Deus gritavam de alegria?

 

Gn 6.1 ao 4 - E aconteceu que, quando os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra, e filhas lhes nasceram,

2 os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas; e tomaram para si esposas de todas que escolheram.

3 E o SENHOR disse: Meu Espírito não contenderá sempre com o homem, pois ele também é carne. Porém, seus dias serão cento e vinte anos.

4 Havia gigantes na terra naqueles dias, e também depois disso, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens, e elas lhes geraram filhos, estes se tornaram homens poderosos que eram na antiguidade, homens de renome.

 

Mt 10.27 O que eu vos digo às escuras, falai-o à plena luz; e o que ouvirdes no ouvido pregai-o sobre os telhados.

 

Mt 8.16 Chegando a tarde, trouxeram-lhe muitos que estavam possuídos por demônios, e ele expulsou os espíritos com a sua palavra, e curou todos os que estavam enfermos.

 

Gn 2.7 E o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra, e soprou nas suas narinas o sopro da vida; e o homem se tornou uma alma vivente.

 

Lc 12.3 Porquanto tudo o que em trevas falastes, será ouvido na luz, e o que nos quartos tiverdes falado nos ouvidos, será proclamado dos telhados.

 

Lc 8.39 Eis que um espírito o toma, e ele de repente grita; e ele toma-o até ele espumar novamente, e com dificuldade o abandona, ferindo-o.

 

1Ts 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique completamente; e oro a Deus que todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam preservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Lc 9.39 Eis que um espírito o toma, e ele de repente grita; e ele toma-o até ele espumar novamente, e com dificuldade o abandona, ferindo-o.

 

Lc 10.20 Mas não vos alegreis por isto, de que os espíritos se sujeitam a vós, mas alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão escritos no céu.

 

Mc 9.20 E eles o trouxeram até ele; e vendo-o, o espírito imediatamente o convulsionou; e ele caiu no chão, e revolvia-se, espumando.

 

Mc 1.45 Mas ele, saindo dali, começou a proclamar muitas coisas, e divulgar o assunto, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas permanecia fora, em lugares desertos; e vinham até ele de todas as partes. 

 

Mc 5.20 E ele partiu, e começou a divulgar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos os homens se maravilharam.

 

Mc 7.36 E ele ordenou-lhes que não contassem a nenhum homem, mas quanto mais lhes ordenava, mais eles o divulgavam.

 

Ap 1.4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça esteja convosco, e a paz, daquele que é, que era e que há de vir; e dos sete Espíritos que estão diante de seu trono;

 

Ap 3.1 E ao anjo da igreja de Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu conheço as tuas obras, que tens um nome, de que vives, e estás morto.

 

Ap 4.5 E do trono saíam relâmpagos e trovões e vozes; e havia sete lâmpadas de fogo queimando diante do trono, que são os sete Espíritos de Deus.

 

Ap 5.6 E eu olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais, e no meio dos anciãos um Cordeiro em pé, como se tivesse sido morto; tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.

 

Bibliografias:


Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer
Bíblia de Estudos Palavras Chave – Grego e Hebraico
Bíblia de Estudos Plenitude
Enciclopédia estudos de teologia – editora semeie
Norman Geisler, Thomas Howe – Manual de dificuldades bíblicas
Bíblia de estudos Dake
Bíblia de estudo Palavras Chave
Bíblia King James Revisada e Atualizada
Foto de Cameron Casey no Pexels

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Aconselhamento Bíblico na Teologia Doutrinas da Igreja Antigo Testamento
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil