Realismo e Idealismo
Por: Diego N.
17 de Julho de 2022

Realismo e Idealismo

Filosofia

Filosofia Ensino Médio Aulas De Reforço Aulas Particulares a Distância Acompanhamento Escolar Cursinho Geral

  DISCIPLINA: Filosofia    
  PROFESSOR(A): Diego Diniz  


Realismo e Idealismo

Realismo e idealismo são duas correntes filosóficas existentes e opostas que tentam lançar luz a mais uma forma de pensar, discutir, interpretar, conhecer, etc.

O realismo defende que existem coisas reais independentemente da nossa consciência ou existência, por exemplo: se eu não existir, a árvore continua existindo?

Nós como seres humanos percebemos as coisas diferente dos animais. Estes por sua vez conseguem perceber coisas que não percebemos. Hoje temos o conhecimento de muitas coisas que existem, mas, nem sempre foi assim. Existe um mundo sub-atômico que não vemos a olho nu, mas o mesmo existe. Por este ponto de vista por mais óbvio que seja, existem coisas para além de nós e essas tem existência independente de nós.

Idealismo é a corrente que defende a existência das coisas pra gente. Ou isso, ou aquilo existe por que eu penso na existência de tal. A nossa consciência é a prova da existência daquilo que acreditamos. O defensor idealista George Berkeley dizia “Ser, é ser percebido.” Nesse sentido é interpretado que a realidade só existe apartir do momento em que nós podemos pensar sobre ela.

Na corrente do idealismo é dito que seus sentidos e sua consciência são formas de percebermos a existência ao nosso redor. Se nós não existimos, as coisas ao nosso redor podem não existir também, ou não existir da forma que pensamos.

A importância dessas duas correntes é nos fazer pensar sobre qual é a nossa posição no mundo. No realismo tudo é matéria, no idealismo existi o ser pensante que consegue imaginar as coisas, dar forma ao pensamento. No idealismo nós temos a capacidade por meio do pensamento de criar um mundo somado a nossa experiência, com o pensamento posso criar um mundo.

No realismo as coisas existem independentes de nós, e nós não somos tão importantes assim. Só passamos a ter importância no momento que pensamos na existência além de nós, nesse sentido a realidade só é real por que eu posso pensar nela.

Já o idealismo vê a nossa existência apenas como mais uma.

Reflaxão:

Do seu ponto de vista, qual é o sentido da vida? Entre idealismo e realismo, qual corrente filosófica você acredita ou defenderia? Justifique.

“Uma vida não questionada não merece ser vivida.” Platão

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil