Platão e sua filosofia
em 08 de Janeiro de 2024
DISCIPLINA: Filosofia
PROFESSOR(A): Diego Diniz
Realismo e Idealismo
Realismo e idealismo são duas correntes filosóficas existentes e opostas que tentam lançar luz a mais uma forma de pensar, discutir, interpretar, conhecer, etc.
O realismo defende que existem coisas reais independentemente da nossa consciência ou existência, por exemplo: se eu não existir, a árvore continua existindo?
Nós como seres humanos percebemos as coisas diferente dos animais. Estes por sua vez conseguem perceber coisas que não percebemos. Hoje temos o conhecimento de muitas coisas que existem, mas, nem sempre foi assim. Existe um mundo sub-atômico que não vemos a olho nu, mas o mesmo existe. Por este ponto de vista por mais óbvio que seja, existem coisas para além de nós e essas tem existência independente de nós.
Idealismo é a corrente que defende a existência das coisas pra gente. Ou isso, ou aquilo existe por que eu penso na existência de tal. A nossa consciência é a prova da existência daquilo que acreditamos. O defensor idealista George Berkeley dizia “Ser, é ser percebido.” Nesse sentido é interpretado que a realidade só existe apartir do momento em que nós podemos pensar sobre ela.
Na corrente do idealismo é dito que seus sentidos e sua consciência são formas de percebermos a existência ao nosso redor. Se nós não existimos, as coisas ao nosso redor podem não existir também, ou não existir da forma que pensamos.
A importância dessas duas correntes é nos fazer pensar sobre qual é a nossa posição no mundo. No realismo tudo é matéria, no idealismo existi o ser pensante que consegue imaginar as coisas, dar forma ao pensamento. No idealismo nós temos a capacidade por meio do pensamento de criar um mundo somado a nossa experiência, com o pensamento posso criar um mundo.
No realismo as coisas existem independentes de nós, e nós não somos tão importantes assim. Só passamos a ter importância no momento que pensamos na existência além de nós, nesse sentido a realidade só é real por que eu posso pensar nela.
Já o idealismo vê a nossa existência apenas como mais uma.
Reflaxão:
Do seu ponto de vista, qual é o sentido da vida? Entre idealismo e realismo, qual corrente filosófica você acredita ou defenderia? Justifique.
“Uma vida não questionada não merece ser vivida.” Platão